Todos os dias surgem novidades, novos produtos, novas ferramentas, novos negócios, novas formas de fazer o mesmo.
Agora pergunto, você fica torcendo para que não funcionem?
Nos próximos anos, as mudanças de comportamento das pessoas somadas a novas tecnologias e redes sociais irão revolucionar a forma como fazemos negócios muito mais nos próximos anos do que nas últimas décadas.
A que velocidade exatamente? Não sei, você sabe? Quem sabe exatamente?
Quais tecnologias vão pegar? Quais serão modismos?
Há várias tendências, é certo que muitas tecnologias não irão emplacar, mas muitas delas irão.
Isto não está sob discussão. Podemos até não gostar, esbravejar, mas não iremos mudar isso.
Adaptar-se, é a única solução, ou melhor, é a salvação.
Darwinismo empresarial é consequência inevitável da evolução do comportamento do consumidor em uma sociedade
em que as pessoas e tecnologia estão evoluindo mais rápido do que nossa capacidade ou vontade de se adaptar.
As pessoas vão mudar e com ela o mundo vai mudar. É um caminho sem volta. Não ouvimos as
pessoas que estão por trás dos nossos clientes, então será que realmente os entendemos?
E você e sua empresa vão ficar esperando ou achando que não serão afetados. Não há negócio grande demais que não possa falir.
Só há uma saída, mudar também. E a mudança começa pelo gestor, principalmente.
Conheço muitos que lêem, não estudam, muitos sequer tem um perfil nas redes sociais. Alguns só sabem o que está acontecendo de ouvir falar ou por informação de suas equipes. Não vivenciam as mudanças.
Que gestor sua empresa terá, um que fará a frente ou um mero seguidor?
Muitas vezes nós paramos pra pensar, apenas vamos reagindo ao que o mundo vai nos apresentando. Parar para pensar é fundamental para desenhar estratégias, testar caminhos. Avaliar ações e reações às nossas ações,
As empresas têm que buscar serem relevantes para as pessoas e não somente lutar pela vitoria do curto prazo, do final do mês.
As experiências que entregamos as pessoas é que fará a diferença. Experiências novas melhores e diferentes. Sempre e cada vez mais. O futuro dos negócios se resume a uma palavra, mudança.
Update or Die!
Sua empresa desaparecerá por um processo de seleção natural, Darwiniana?
Esta é a hora de fazer o seu negócio relevante para as pessoas. Funcionários e Clientes.
Afinal, somos todos pessoas e pessoas são tudo.
Pense nisso!
E até o próximo post.