PaaS é uma plataforma como serviço.
No modelo de plataforma como serviço (PaaS), os desenvolvedores alugam basicamente tudo o que precisam para criar um aplicativo, contando com um provedor de nuvem para ferramentas de desenvolvimento, infraestrutura e sistemas operacionais. Este é um dos três modelos de serviço de computação em nuvem.
O PaaS simplifica bastante o desenvolvimento de aplicativos da web; da perspectiva do desenvolvedor, todo o gerenciamento de back-end ocorre nos bastidores. Embora o PaaS tenha algumas semelhanças com a computação sem servidor , há muitas diferenças críticas entre eles.
Existem três modelos de serviço de computação em nuvem:
PaaS - Plataforma como Serviço
SaaS - Software como Serviço
IaaS - Infraestrutura como Serviço
IaaS refere-se à infraestrutura de computação em nuvem - servidores, armazenamento etc. - gerenciada por um fornecedor de nuvem, enquanto SaaS refere-se a aplicativos completos hospedados na nuvem e mantidos pelo fornecedor de SaaS.
Se um cliente de SaaS é como alguém que aluga uma casa, então um cliente de PaaS é como alguém que aluga todo o equipamento pesado e ferramentas elétricas necessárias para construir rapidamente uma casa, se as ferramentas e equipamentos forem mantidos e reparados continuamente pelo proprietário.
Como o PaaS se compara aos ambientes de desenvolvimento hospedados internamente?
O PaaS pode ser acessado por qualquer conexão com a Internet, possibilitando a criação de um aplicativo inteiro em um navegador da Web. Como o ambiente de desenvolvimento não é hospedado localmente, os desenvolvedores podem trabalhar no aplicativo de qualquer lugar do mundo. Isso permite que equipes espalhadas por locais geográficos colaborem. Isso também significa que os desenvolvedores têm menos controle sobre o ambiente de desenvolvimento, embora isso ocorra com muito menos sobrecarga.
O que está incluído no PaaS?
As principais ofertas incluídas pelos fornecedores de PaaS são:
Ferramentas de desenvolvimento
Middleware
Sistemas operacionais
Gerenciamento de banco de dados
A infraestrutura
Diferentes fornecedores também podem incluir outros serviços, mas esses são os principais serviços de PaaS.
Ferramentas de desenvolvimento:
Os fornecedores de PaaS oferecem uma variedade de ferramentas necessárias para o desenvolvimento de software, incluindo um editor de código-fonte, um depurador, um compilador e outras ferramentas essenciais. Essas ferramentas podem ser oferecidas juntas como uma estrutura. As ferramentas específicas oferecidas dependerão do fornecedor, mas as ofertas de PaaS devem incluir tudo o que um desenvolvedor precisa para criar seu aplicativo.
Middleware:
As plataformas oferecidas como um serviço geralmente incluem middleware, para que os desenvolvedores não precisem construí-lo. Middleware é um software que fica entre aplicativos voltados para o usuário e o sistema operacional da máquina; por exemplo, o middleware é o que permite ao software acessar a entrada do teclado e do mouse. O middleware é necessário para a execução de um aplicativo, mas os usuários finais não interagem com ele.
Sistemas operacionais:
Um fornecedor de PaaS fornecerá e manterá o sistema operacional em que os desenvolvedores trabalham e o aplicativo é executado.
Bases de dados:
Os provedores de PaaS administram e mantêm bancos de dados. Eles geralmente também fornecem aos desenvolvedores um sistema de gerenciamento de banco de dados.
A infraestrutura:
O PaaS é a próxima camada do IaaS no modelo de serviço de computação em nuvem, e tudo incluído no IaaS também está incluído no PaaS. Um provedor de PaaS gerencia servidores, armazenamento e data centers físicos ou os compra de um provedor de IaaS.
Por que os desenvolvedores usam PaaS?
Menor tempo de colocação no mercado:
O PaaS é usado para criar aplicativos mais rapidamente do que seria possível se os desenvolvedores precisassem se preocupar em criar, configurar e provisionar suas próprias plataformas e infraestrutura de back-end. Com o PaaS, tudo o que eles precisam fazer é escrever o código e testar o aplicativo, e o fornecedor lida com o resto.
Um ambiente do início ao fim:
O PaaS permite aos desenvolvedores criar, testar, depurar, implantar, hospedar e atualizar seus aplicativos, tudo no mesmo ambiente. Isso permite que os desenvolvedores tenham certeza de que um aplicativo Web funcione corretamente como hospedado antes do lançamento e simplifica o ciclo de vida do desenvolvimento do aplicativo.
Preço:
O PaaS é mais econômico do que o aproveitamento do IaaS em muitos casos. A sobrecarga é reduzida porque os clientes de PaaS não precisam gerenciar e provisionar máquinas virtuais. Além disso, alguns provedores possuem uma estrutura de preços de acordo com o uso, na qual o fornecedor cobra apenas pelos recursos de computação usados pelo aplicativo, geralmente economizando dinheiro para os clientes. No entanto, cada fornecedor tem uma estrutura de preços ligeiramente diferente e alguns fornecedores de plataformas cobram uma taxa fixa por mês.
Facilidade de licenciamento:
Os provedores de PaaS lidam com todo o licenciamento de sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento e tudo mais incluído em sua plataforma.
Quais são as possíveis desvantagens do uso de PaaS?
Bloqueio do fornecedor:
Pode ser difícil mudar de provedor de PaaS, já que o aplicativo é criado usando as ferramentas do fornecedor e especificamente para sua plataforma. Cada fornecedor pode ter requisitos de arquitetura diferentes. Fornecedores diferentes podem não suportar os mesmos idiomas, bibliotecas, APIs, arquitetura ou sistema operacional usados para criar e executar o aplicativo. Para trocar de fornecedor, os desenvolvedores podem precisar reconstruir ou alterar fortemente seu aplicativo.
Dependência de fornecedor:
O esforço e os recursos envolvidos na mudança de fornecedores de PaaS podem tornar as empresas mais dependentes de seus fornecedores atuais. Uma pequena alteração nos processos internos ou na infraestrutura do fornecedor pode ter um enorme impacto no desempenho de um aplicativo projetado para executar com eficiência na configuração antiga. Além disso, se o fornecedor alterar seu modelo de preços, um aplicativo poderá se tornar repentinamente mais caro de operarn
Este é um modelo de negócios cada vez mais comum no mundo da Tecnologia, vale a pena conhecer mais.
Até a próxima.