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Você sabe ser Cliente?

Muitas vezes nós clientes provocamos os maus atendimentos que recebemos.

Por Claiton Pacheco Galdino 07/05/2019 - 09:00

Artigos sobre atendimento a clientes são geralmente sobre as pessoas que trabalham em empresas e que atendem clientes.

Mas que tal pensar sobre o comportamento dos clientes em relação aos atendentes e vendedores?

Empatia é uma das características pessoais mais desejáveis em todas as pessoas hoje e no futuro. Super importante para a nossa vida em sociedade.

Seja legal com quem te atende e certamente teremos um atendimento melhor.

Então, este artigo não é para atender a perspectiva do cliente e sim para melhorar a relação entre as partes.

Muitas pessoas acham que não estão recebendo o serviço que acham que merecem, mas será que estão tratando as pessoas que os atendem da forma como merecem?

Ser simpático com as pessoas que lhe atendem irá lhe gerar um bom atendimento em troca.

Se você não acredita em mim, tente. É a coisa certa a fazer de qualquer maneira.

Certa vez tive um grande problema com uma operadora de telefonia e liguei para a empresa p. da vida e descarreguei minha raiva na atendente.

Resultado, não resolvi meu problema.

Desliguei o telefone, respirei fundo, me acalmei e liguei novamente.

Com tato, simpatia e uma boa dose de respeito pedi a ajuda a atendente e consegui resolver meu problema.

O que mudou? Era a mesma empresa e as mesmas regras.

O que mudou foi minha atitude com relação a quem me atendeu e que sentiu uma vontade muito maior de me ajudar.

Por mais que existam situações que nos desestimulem, mas sempre existirão pessoas e empresas que irão recompensá-lo por ser gentil e educado.

Vi tempos atrás uma publicação  que estimulava justamente este comportamento dos clientes.

O La Petite Syrah, um café francês, tinha uma política de preços baseada na cortesia. Os clientes que fossem gentis com o barista e usassem as palavras "bom dia" e "por favor" pagariam menos do que aqueles que não eram tão educados.

Os preços foram publicados no quadro do menu. Uma xícara de café para o cliente educado custaria EUR 1,40 contra EUR 7,00. Um desconto de 80%, apenas por ser educado.

Qual o propósito da promoção?

Como pessoa, respeite as pessoas ao seu redor. Como cliente, respeite as pessoas que lhe atendem.

Eles certamente lhe devolverão mais.

Encontrou um atendente que parece estar tendo um dia ruim? Simples, lhe dê um sorriso. Seja educado.

Seja um bom cliente, mostre que é fácil deixar você feliz.

Ajude a tornar aquela relação melhor.

Nós queremos ser bem atendidos, mas as pessoas que estão ali para nos atender também merecem ser bem tratados.

Muitas vezes nós clientes provocamos os maus atendimentos que recebemos.

Sei que deve ser uma obrigação das empresa buscarem garantir um excelente atendimento, mas muitos de nós clientes também temos nos comportado mal.

Pense nisso e até a próxima semana.

 

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