Por Denis Luciano
25/05/2018 - 11:00 Atualizado em 25/05/2018 - 11:05
A CBF está de olho. Admitiu nesta quinta-feira que pode haver algum problema futuro para os jogos do Campeonato Brasileiro, mas as 62 partidas a serem realizadas entre hoje e segunda-feira pelas quatro divisões estão confirmadas. E depois? "Se a greve dos caminhoneiros continuar, é possível que tenhamos jogos cancelados sim", admitiu hoje, em bate papo conosco na Rádio Som Maior, o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti.
A Série B tem três partidas hoje, em Florianópolis, Goiânia e Curitiba. Amanhã, mais quatro jogos, em Sorocaba, Pelotas, Campinas e Goiânia. Na segunda-feira, um jogo em São Luís no Maranhão. Tudo confirmado. Mas se o movimento persistir, será complicado deslocar equipes depois. Afinal, faltam combustíveis para os ônibus nos deslocamentos terrestres, que o diga o jogo do Tigre na sexta que vem em Florianópolis diante do Avaí. E faltam aviões. Hoje já houve cancelamento de voos em Brasília.
Na Série A, são três jogos neste sábado, no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, e outros sete no domingo, em Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza.
A Série C tem seis confrontos neste sábado, em Rio Branco (Acre), Natal, Salgueiro (PE), Tombos (MG), Bragança Paulista (SP) e Cuiabá. No domingo, três: Recife, Ponta Grossa (PR) e Joinville. Na segunda-feira, fecha a rodada com uma partida em Aracaju.
A primeira fase da Série D termina domingo com todos os 34 jogos da rodada a partir das 18h. Sobre os catarineses, o Tubarão vai ao Paraná visitar o Cianorte, o Brusque recebe a visita do São José de Porto Alegre e o Inter de Lages viaja ao Rio Grande do Sul para encarar o Caxias.
Em Santa Catarina, a FCF anunciou a transferência de dois jogos que ocorreriam hoje pelo Estadual de Juniores. Tubarão x Avaí, em Treze de Maio, e Figueirense x Joinville, em Palhoça, passaram para terça-feira. O único mantido foi Criciúma x Chapecoense, que se enfrentam às 15h30min no CT Antenor Angeloni. "Isso porque a Chapecoense já havia viajando ontem para Criciúma", informou Angelotti. A rodada das categorias Infantil e Juvenil que seria no fim de semana passou para quarta, 30 de maio.
O início da Série B do Catarinense, marcado para o domingo da semana que vem, 3 de junho, está sob risco. São partidas em Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí e Itaiópolis.
Abaixo, o podcats da entrevista com o presidente Angelotti. Confira!
Mas ele já se vacinou naquela entrevista coletiva que apresentamos na Som Maior e aqui no blog. "Às vezes tem problema com documento que vai, com algum detalhe que falta". Talvez tenha sido o caso. Seja como for, a quinta foi embora sem reforço.
A novidade atendeu pelo nome de conversa. Sim, na reapresentação, Mazola Júnior usou bastante do verbo. Falou bastante, com certeza, mas também deu espaço para ouvir. A reunião de praticamente duas horas antecedeu um breve treino. Os titulares correram em torno do gramado, nada muito pesado, até porque a tarde caía, o frio chegava, o sol se escondia. E doze reservas fizeram um trabalho tático, com bola, em campo reduzido.
E houve vários desfalques no treino. É que o departamento médico está bastante frequentado. O zagueiro Sandro e o atacante Andrew estão de passagem, e logo deverão estar entregues a Mazola. É a expectativa. Sandro ainda precisará de transição, mas não deve ser problema para encarar o Avaí. Andrew sentiu algumas dores, nada grave por enquanto. O atacante Kalil e o terceiro goleiro, Ronaldo, seguem entregues ao DM, a exemplo do lateral Eltinho. O atacante Lucas Coelho faz a transição física.
O bate papo da tarde foi com Sueliton. O lateral direito retorna de suspensão na próxima rodada da Série B, a exemplo do lateral esquerdo Marlon e do volante Jean Mangabeira. Sueliton disse que o Tigre "está com saudades da torcida no estádio, e com saudades dos três pontos". É, quando entrar em campo diante do Avaí o Criciúma estará completando dois meses sem ganhar um jogo. Tratamos disso e de outras do Tigre no jornal A Tribuna nesta sexta. Abaixo, a conversa da reportagem com Sueliton. Confira!
Nesta sexta tem futebol no CT Antenor Angeloni. O Criciúma encara a Chapecoense às 15h30min pelo Estadual de Juniores. Será o único jogo da rodada, já que as partidas Tubarão x Avaí e Figueirense x Joinville, em Treze de Maio e Palhoça, respectivamente, foram transferidas para terça-feira por conta da consequência da greve dos caminhoneiros. Chance para Wilsão, o novo coordenador técnico da base, observar de perto a meninada do sub-20 no seu trabalho de transição da formação tricolor para a equipe de cima. Sorte a ele!
O Fortaleza teve uma "relação umbilical", como dizia a imprensa daqui, com a Série C. Teve uma queda da B em 1994 e ficou cinco anos na Terceirona. De 2010 em diante, jogou a C, com 15 participações na competição desde a criação dela. Nas últimas oito temporadas, teve ao menos quatro vezes em que morreu na praia, perdendo o acesso em jogos decisivos contra Oeste (2012), Macaé (2014), Brasil de Pelotas (2015) e Juventude (2016). A triste sina acabou ano passado, contra o Tupi de Juiz de Fora.
"A gente tem que pedir desculpas para o torcedor. É vergonhoso", define o meia Elvis, que conversou conosco na Som Maior após a partida. "A gente tem que assumir os erros, todo mundo, eu tenho erros, todo mundo tem". Elvis foi discreto contra o Fortaleza, mas agradou ao técnico Mazola Júnior. "Eu gostei", resumiu. "A gente sabe da tradição da camisa do Criciúma, esse momento é difícil pedir apoio do torcedor", apontou Elvis, comentando que "o torcedor tem razão em cobrar". "É pedir desculpas mesmo", emendou.
Elvis tomou um cartão vermelho em Campinas, contra o Guarani, por reclamar da arbitragem em um lance após o apito final. Agora, se policiou mais quando questionado sobre o instante do segundo gol do Fortaleza, quando Fábio Ferreira toca para trás e coloca Leonan em condições de anotar os 2 a 0. "Resvala, o juiz dá o gol, não adianta reclamar na fase em que a gente está".
O atacante Nicolas foi mais discreto na análise do jogo, e preferiu tomar o caminho do otimismo, embora a péssima campanha. "Acredito que o grupo tem força para reverter isso". Já Christian, que começou zagueiro e passou a lateral com a saída de Natan para a entrada de Zé Carlos, comentou sobre os erros do Tigre nos gols sofridos. "Dois erros, dois gols". E lamentou os lances desperdiçadaos. "Não podíamos falhar e acabamos falhando. Mas tivemos oportunidade e acabamos não matando".
Para Zé Carlos, que entrou no segundo tempo, o time jogou bem. "Jogamos bem. Tomamos dois gols em falhas nossas mais uma vez". É hora, segundo o camisa 9, da personalidade. "Só trabalhando que a gente vai poder reverter isso. Foi a gente que colocou, temos que sair o mais rápido possível". Ouça, no podcast abaixo, o bate papo com os jogadores do Criciúma após a partida.
O Tigre viaja de volta para o sul hoje. Lanterna com 1 ponto, só deixa o último lugar na rodada se o Boa Esporte perder para o Goiás em Goiânia no sábado. Mas se os goianos ganharem, eles, que são antepenúltimos, abrem neste caso quatro pontos em relação ao Criciúma. Hoje o tricolor está a cinco pontos do Juventude, o primeiro fora da zona de rebaixamento.
Não há nada nem ninguém abaixo do Criciúma na Série B do Brasileiro. A lanterna foi alcançada com os 2 a 0 sofridos ontem à noite, aqui em Fortaleza, contra o líder Fortaleza, agora dono de 19 pontos em 21 possíveis, enquanto o Tigre, com apenas 1, tem aproveitamento inferior a 5% e conseguiu cair uma posição na rodada perante ao Boa Esporte, por conta do saldo de gols.
A urgência de contratar só aumenta. Havia nos bastidores da noite passada na Arena Castelão a informação de que, após a partida, o Criciúma poderia anunciar algum reforço. Não aconteceu. O diretor executivo Nei Pandolfo conversou conosco e justificou as negociações, mas ainda sem retorno concreto. "Estamos com várias frentes abertas, em diferentes posições, esperamos até no máximo depois de amanhã concretizar".
Perguntamos se o problema maior para não fechar os reforços é a falta de dinheiro do Criciúma. Pandolfo despistou. "Não. O presidente e a diretoria estão se empenhando, não medindo esforços". Alguém pode estar de saída do Tigre. "Quando você tira passa a ser oneroso para o clube, temos que ter um cuidado", ponderou. "Mas há interesse de clubes nesses atletas, se não estiver no plano do clube vamos tentar negociar", completou.
Pandolfo confirmou a multa ao lateral esquerdo Marlon pelas duas expulsões em quatro jogos na Série B, culminando com a agressão contra um jogador do Juventude na semana passada. "Já conversamos, vai tomar uma multa que é normal, ele admitiu o erro, já o recuperamos no aspecto emocional, está um pouco mais equilibrado", afirmou. Mais do bate papo com Nei Pandolfo após a derrota de ontem você confere no podcast abaixo. Ouça!
Por Denis Luciano
23/05/2018 - 01:30 Atualizado em 23/05/2018 - 01:58
Em uma crise com ares de poço sem fundo, com uma campanha que só piora no mais fraco desempenho da história do Criciúma, uma fala do técnico adversário no início da madrugada, na Rádio Som Maior, pode servir de um quase solitário alento à terrível fase tricolor. "Achei o Criciúma bem armado. Já tinha achado contra o Juventude, poderia ter vencido", comentou Rogério Ceni, líder da Série B com o Fortaleza, no bate papo com a gente na Arena Castelão após os 2 a 0 da noite passada.
"Não condiz com a pontuação que tem", afirmou. Em sete jogos, o Criciúma perdeu seis e empatou um, tem um ponto. O Fortaleza fez o oposto. Ganhou seis e empatou um. Já somou 19 pontos. "Uma certeza eu tenho, que o Criciúma vai subir, é questão de tempo", disse. Claro que Ceni não se referia a acesso, mas sim subir na tabela, ao ponto de deixar o Z-4 para trás, o que se torna o grande sonho de consumo do Tigre na temporada.
"É um time competitivo e técnico", observou Ceni. "É uma questão de tempo mas vai sair dessa situação". Embora a visão otimista do técnico do Fortaleza, o buraco só vai ficando mais fundo. Depois do Avaí na Ressacada, o Criciúma terá jogos decisivos no Heriberto Hülse contra Paysandu e Boa Esporte. O Tigre deixa maio em branco, pois como só volta a campo em junho, passa a borracha, vira a folha do calendário de um "mês 5" para esquecer com a pífia e historicamente negativa campanha na arrancada da Série B.
Abaixo, o bate papo com Rogério Ceni, que começou comentando as razões de o Fortaleza, a certa altura, ter sido pressionado pelo Criciúma. Confira!
Tudo de Fortaleza 2x0 Criciúma a gente apresenta aqui direto da capital cearense na edição desta quarta-feira do jornal A Tribuna.
Por Denis Luciano
22/05/2018 - 19:10 Atualizado em 22/05/2018 - 19:12
Chegamos em Fortaleza perto das 15h30min. Tempo de saber que a gasolina custa mais de R$ 4,50 o litro, que o diesel estoura os R$ 4 e conferir uma tarde nublada depois da chuva de segunda-feira.
E vamos para o jogo. Já estamos na Arena Castelão para contar tudo de Fortaleza x Criciúma na Som Maior. E o lance no Tigre, além de somar pontos, é contratar. O trabalho está forte nos bastidores.
O volante Marlon Freitas é o número 1 da lista. Revelado no Fluminense, pelo qual jogou 27 partidas e marcou dois gols, deve se transferir para o Tigre com salários pagos pelo Flu até o fim da temporada como contrapartida pela ida de Douglas Moreira para o clube carioca.
O Criciúma quer ainda o atacante Luidy, 21 anos, emprestado pelo Corinthians ao Ceará. Aqui em Fortaleza os colegas comentam que ele não vem sendo aproveitado na Série A e que não seria difícil tirar ele do Vovô. Basta um acerto com o Corinthians.
Luidy cai nas graças de Mazola Junior. Foi ele quem o lançou no CRB em 2016. Ele fez gols no Criciúma tanto pelo CRB quanto pelo Figueirense no ano passado. Seria o atacante rápido que o Tigre quer.
Na lista tricolor ainda um lateral direito do Corinthians e um atacante com experiência no futebol da Coréia do Sul. Dos bastidores vem a convicção de que amanhã haverá alguma novidade.
Ah e o Marquinhos. O experiente zagueiro ex-Figueirense está indo para o Avaí. O Criciúma chegou a sondar mas a vinda dele foi vetada por Argel faz um tempo. Vai ser adversário na Série B.
Vamos para a bola rolando. Contamos isso tudo e mais no Futebol Som Maior a partir das 20h.
Por Denis Luciano
22/05/2018 - 07:20 Atualizado em 22/05/2018 - 07:24
A caminho de Fortaleza. É o sétimo compromisso do Criciúma na Série B, o quarto fora de casa, e lá vai a Som Maior pelos caminhos do Brasil com o Tigre.
E a partir de hoje tem novidade. Todo dia, bem cedinho, na arrancada do Programa Adelor Lessa, tem as últimas de bastidores do Criciúma. Um minuto de Tigre logo cedo, diariamente, para você começar o dia sintonizado no tricolor.
Para abrir a conversa, hoje falamos da necessidade de contratar, da pressão no diretor Nei Pandolfo e de uma possível renúncia do vice-presidente eleito há um mês. Tá no podcast abaixo:
O Criciúma está em Fortaleza desde domingo. No meio da tarde nos encontramos com o Tigre na capital cearense. O técnico Mazola Júnior levou dúvida. É 4-4-2, o mais provável, ou 3-5-2? Christian entra, mas como lateral direito ou um dos três zagueiros? E o Zé, vai para o banco? Alex Maranhão ou Natan?
O mais provável Tigre para encarar o líder Fortaleza tem Luiz, Christian, Nino, Fábio Ferreira e Enzo, Liel, Eduardo, Elvis e Alex Maranhão, João Paulo e Mailson. As opções são Vinicius, Natan, Jacy Maranhão, Leandro Melo, Luiz Fernando, Andrew, Zé Carlos e Nicolas.
E reforços? Nada ainda. O volante Marlon Freitas, 23 anos, do Fluminense, é o nome da hora. Hoje tem Futebol Som Maior a partir das 20h. Vem com a gente!
Por Denis Luciano
21/05/2018 - 18:10 Atualizado em 21/05/2018 - 18:13
Outro dia, o técnico Mazola Júnior lembrou, com propriedade, que o Criciúma não pode colocar nas costas de 15 jovens promovidos ao elenco principal a responsabilidade pela recuperação do time no Campeonato Brasileiro após a péssima arrancada. De fato. No time que ele projeta para encarar o líder da Série B nesta terça, às 21h30min, são quatro titulares e dois reservas entre os 19 relacionados para encarar o Fortaleza na Arena Castelão na abertura da sétima rodada.
Na conta dos jovens entre os 11 cotados para ir a campo, o zagueiro Nino está confiante, embora o momento tenso do vice lanterna. "Vai ser um grande jogo, muito difícil, contra o líder que não perdeu ainda", lembra o jogador, que formará dupla de zaga com Fábio Ferreira na ausência de Sandro, novamente fora por lesão. Nino fez o gol contra nos 3 a 1 do CSA, saiu diante do Guarani, quando a dupla foi Sandro e Fábio, retornou frente ao Juventude e segue no time agora. Ouça, abaixo, o que Nino disse hoje na concentração do Tigre.
O Criciúma está desde o fim da tarde de ontem na capital cearense. Hoje, no hotel onde está concentrado, o time fez um treino tático de posicionamento e cobranças de faltas e escanteios. Além de Sandro, o lateral Eltinho, os atacantes Lucas Coelho e Kalil e o goleiro Ronaldo também estão fora por lesão. Os laterais Marlon e Sueliton e o volante Jean Mangabeira cumprem suspensão.
O time não está confirmado. Dentro das alternativas testadas no sábado, ainda no CT, há o 4-4-2 com Luiz, Christian, Nino, Fábio Ferreira e Enzo, Liel, Eduardo, Alex Maranhão e Elvis, João Paulo e Mailson. No 3-5-2, Alex Maranhão saiu para a entrada de Natan como ala pela direita e Christian compôs o trio de zaga com Fábio e Nino. Neste esquema, Zé Carlos ganhou o lugar de João Paulo na frente. Saberemos o time uma hora antes de a bola rolar, ou seja, às 20h30min desta terça.
Nesta terça embarcamos às 8h50min em Florianópolis, fazemos escala em Brasília e, antes das 15h, nos encontramos com o Criciúma em Fortaleza. A partir das 20h estaremos falando com o microfone da Som Maior direto da Arena Castelão.
Por Denis Luciano
21/05/2018 - 11:35 Atualizado em 21/05/2018 - 11:44
O ex-zagueiro Wilson Vaterkemper volta a trabalhar no Criciúma. O clube anunciou hoje pela manhã a contratação de Wilsão para assumir a coordenação técnica das categorias de base. Ele será apresentado às 15h30min, na sala de imprensa Clésio Búrigo, pelo coordenador geral da base, Serginho Lopes.
Wilsão tem um histórico de longa data no Tigre. É o segundo jogador com mais partidas disputadas na história com a camisa do Criciúma. Foram 426 jogos, cinco a menos que o recordista Vanderlei. Marcou 28 gols pelo tricolor, no qual jogou nas temporadas de 1985, 87 e de 89 a 99.
Em 2010 ele voltou ao Criciúma como treinador. Comandou a equipe em 14 jogos no Campeonato Catarinense, durante os últimos meses da gestão do presidente Édson Cascão Búrigo. Em setembro de 2013 Wilsão era guindado do sub-20, do qual vinha sendo técnico, para o profissional, assumindo como auxiliar na vaga que era de Sílvio Criciúma, na ocasião efetivado como treinador. Em 2014 foi interino, fazendo um jogo na Série A e dois na Copa Sul Americana. Deixou o clube em abril de 2015, quando era auxiliar técnico e acabou demitido. Retornou em novembro do mesmo ano para assumir como treinador do time sub-20, na ocasião no lugar de Luiz Gonzaga Milioli e já na gestão de Jaime Dal Farra.
Por Denis Luciano
21/05/2018 - 11:10 Atualizado em 21/05/2018 - 11:13
Pode vir do Fluminense a próxima contratação do Criciúma. É a contrapartida do clube carioca para a transferência do volante Douglas Moreira no começo do mês. As tratativas estão avançadas para o Tigre receber um meiocampista de 23 anos, com salários pagos integralmente pelo Flu até o final da temporada.
Este é um dos vários negócios tratados pelo diretor executivo de futebol Nei Pandolfo. Claro que, fiel às suas características, ele mantem a transação guardada a sete chaves mas, na carência de recursos, é daí que deve vir a próxima novidade. Há, no clube, quem entenda que Pandolfo precisa render mais, mostrar resultados. Depois da vinda dele, o Criciúma fez sete contratações, seis indicadas pelo ex-técnico Argel Fucks e uma a "vinda política" do volante Leandro Melo.
A rigor, Pandolfo só contratou o técnico Mazola Júnior até agora. Circula nos bastidores do Tigre a impressão de que, "seja qual for o resultado em Fortaleza", algumas mudanças deverão ocorrer na quarta-feira. Não que o diretor executivo esteja a perigo, mas ele precisará mostrar algo mais concreto para ganhar fôlego interno.
Em paralelo, o Criciúma aposta no melhor aproveitamento de um jogador recentemente reintegrado: o lateral direito e volante Carlos Eduardo. Ele vem treinando bem nos últimos dias e não será surpresa se, em breve, seja mais aproveitado por Mazola Júnior.
Situação oposta vive o lateral esquerdo Eltinho. Velho conhecido do treinador, com quem já trabalhou, o jogador estava escalado para enfrentar o Fortaleza. Partiu para o apronto de sábado pela manhã e, no primeiro minuto, sentiu uma lesão. É de grau 2. Vai ficar mais uns 30 dias parado. Eltinho fez apenas sete jogos pelo Criciúma, o último em 11 de março no empate em 1 a 1 em casa com o Atlético Tubarão. Muito pouco.
E não é que o Jacy Maranhão finalmente está aparecendo? O jovem zagueiro que veio do Atlético Paranaense no começo do ano para ganhar experiência aqui e ainda não estreou - só treinando até agora -, pega banco de reservas pela segunda vez com Mazola, e pela primeira vez embarcou em um avião com o Tigre. Está em Fortaleza, é o único zagueiro no banco, é o reserva de Nino e Fábio Ferreira e, só por isso, já tem alguma chance de jogo, levando-se em conta a falta de um ritmo mais intenso do segundo. A conferir nesta terça.
Voltando aos reforços, além do jogador emprestado pelo Fluminense o Criciúma está no mercado buscando algo mais. Tem faltado jogadores no perfil desejado e que se enquadrem nas medidas financeiras do Tigre, mas o presidente Jaime Dal Farra, que está em Fortaleza, mantém a ordem de três a cinco contratações. Sobre Osman, o meia atacante que viria da Chapecoense, chegou a notícia de que ele está lesionado e levará mais algum tempo para recuperar. Ao menos uma razão, além da negativa da Chape, para a não vinda dele. Afinal, a máxima no tricolor é "chegar e jogar", até para preencher a "grade do Mazola", que diz precisar de 20 jogadores de linha aptos, e hoje não os tem, levando em conta que "15 jovens vindos da base não podem ter toda a responsabilidade nessa hora". Palavras do técnico.
Mazola não confirmou o Criciúma ainda. Tem um treino à tarde no campo do Porto d´Aldeia Eco Lodge, o hotel em que o Tigre está concentrado desde o final da tarde de ontem na capital cearense. Pelas impressões do apronto de sábado, o time mais provável para pegar o Fortaleza amanhã às 21h30min na Arena Castelão é Luiz, Christian, Nino, Fábio Ferreira e Enzo, Liel, Eduardo, Alex Maranhão e Elvis, João Paulo e Maílson. Viajaram ainda o goleiro Vinícius, o lateral Natan, o zagueiro Jacy Maranhão, o volante Leandro Melo, o meia Luiz Fernando e os atacantes Zé Carlos, Andrew e Nicolas.
E tem uma crise interna na direção, incêndio a ser apagado em breve. É cada vez mais evidente o distanciamento do vice-presidente Gilson Pinheiro em relação ao presidente Jaime Dal Farra. O Ney Lopes, sempre muito bem informado, noticiou hoje na página 27 de A Tribuna sobre uma possível renúncia de Pinheiro:
A crise interna no Criciúma está tão séria que o novo diretor administrativo, empresário Gilson Pinheiro, eleito a menos de um mês, já está praticamente fora do circuito e deve nas próximas horas pedir junto ao Conselho sua renúncia do cargo (...) por rota de colisão com o presidente Dal Farra.
Por Denis Luciano
21/05/2018 - 08:41 Atualizado em 21/05/2018 - 08:48
Certo, o negócio é não tomar gols. Mas é necessário fazê-los também. Afinal, as rodadas estão avançando e o Criciúma vai se distanciando do 16º lugar, que passou a ser o sonho de consumo tricolor na Série B. Hoje o invejado é o Juventude que, com 6 pontos, está 5 à frente do Tigre. “Queremos no final do turno estar na primeira metade da tabela”, afirmou o superintendente Róbson Izidro. Missão mais dura ainda. “O trabalho vai ser muito árduo”, confirmou o técnico Mazola Júnior.
Calculadora na mão, o Criciúma, para ser 16º ao final do turno, precisa em torno de 21 pontos nos 13 jogos que tem pela frente. São sete vitórias, e o Tigre terá seis partidas em casa: Paysandu, Boa Esporte, São Bento, Figueirense, Londrina e Vila Nova. “Mas eu tenho muita confiança”, diz o técnico. É necessário um desempenho de 54% a partir de agora até a partida diante do Sampaio Corrêa, que fecha o turno tricolor.
Na Série B do ano passado, o último fora do Z-4 na primeira metade foi o Santa Cruz com 23 pontos. O Figueirense, com 20, abria o grupo de descenso, que contava ainda com Luverdense, ABC e Náutico. Dos quatro, somente o Figueirense escapou mandando o Santa para a Terceira. “Com esse time, vamos brigar para não cair”, disse o atacante Zé Carlos na semana passada.
E se a meta for realmente o 10º lugar ao final do turno? Daí o Tigre precisa de uma grande arrancada de 66%, ganhando oito e empatando duas, podendo perder no máximo três vezes até a 19ª rodada. O décimo em 2017, na metade da competição, era o Londrina, com 27 pontos. Sem esquecer que todos os cálculos levam aos 45 como número mágico, a pontuação a ser alcançada para que o tricolor jogue a Série B em 2019.
A grade do Mazola
O Criciúma está em busca de cinco reforços. “Sim, vamos fazer de tudo para sair dessa situação”, adiantou o presidente Jaime Dal Farra. Mas o treinador contemporizou. “Não estamos em condições de fazer loucuras”. A intenção de contratar dois jogadores até sexta-feira não foi cumprida. “É lógico que o grupo precisa ser reforçado”, apontou Mazola.
A semana começa ainda sem contratações. “Tem lacunas na grade do plantel”, comentou o treinador. Ele projeta a necessidade de “vinte jogadores de linha, o Criciúma não os tem”.
Marcelo e Roni com Mazola
“O Mazola é um treinador muito exigente, o conheço há 20 anos, fui atleta dele”. São algumas das credenciais de Marcelo Dias, auxiliar técnico que trabalha há uma semana com Mazola Júnior no Criciúma. Ele reuniu as informações do Fortaleza, adversário de amanhã. “É o líder. Sabemos do grau de dificuldade. Temos que ser inteligentes para jogar lá”, afirmou. “Alcança quem não cansa de trabalhar, de insistir e de buscar”, resumiu o auxiliar.
“Encontramos um time bem preparado”, elogiou Roni Silva, preparador físico. “Essa composição de atletas jovens com mais experientes, se for bem aproveitada é interessante”, apontou, analisando o elenco do Criciúma. Roni assumiu na chegada de Mazola e com a saída do preparador Rogério Juidecce.
Leia mais do dia do Criciúma hoje nas páginas 24 e 25 do jornal A Tribuna.
Por Denis Luciano
20/05/2018 - 19:20 Atualizado em 20/05/2018 - 19:29
Conforme o prometido, o Fluminense promoveu neste domingo, no estádio Mário Balsini, avaliação de atletas nascidos entre 2001 e 2009. O professor Anderson Lima foi o responsável pela avaliação. Ele trabalha para o Flu e promoveu a oportunidade em parceria com o Próspera, que cedeu o espaço.
Bastante gente compareceu. Seja os candidatos, seja os pais e amigos que acompanharam. A imagem de bom público na arquibancada do Balsinão fez lembrar os tempos dos jogos do Time da Raça que, aliás, estão próximos de voltar.
Em breve a Federação Catarinense de Futebol divulga a tabela do Campeonato Catarinense. Primeiro, será a Série C Sub-20. Depois, o Catarinense da Série C profissional. Em ambos o Próspera terá pela frente os adversários do Grupo B: Itajaí, Curitibanos e Orleans.
Para reforçar o caixa, o Próspera lançou durante a semana a sua campanha de sócios. Pelo Plano Time da Raça é possível contribuir com o clube pagando R$ 15, R$ 30 e R$ 45 mensais. Os primeiros cem associados que pagarem as 12 mensalidades antecipadas estarão ganhando uma camisa retrô do Próspera.
Por Denis Luciano
20/05/2018 - 18:58 Atualizado em 20/05/2018 - 19:03
Somando todas as categorias, o Criciúma não ganhava um jogo oficial havia exatos 50 dias. Em 1º de abril, o Tigre batia o Hercílio Luz por 1 a 0 na última rodada do Campeonato Catarinense. Depois, foram seis partidas da equipe principal e, de quebra, sete partidas das equipes de base no Estadual sem ganhar. Eis que a recuperação veio na manhã de sábado em um clássico no CT Antenor Angeloni.
Os 3 a 0 do time sub-20 sobre o Figueirense significaram a quebra do constrangedor tabu. A equipe do técnico Lalo vinha de dois empates e três derrotas no Estadual de Juniores e, abrindo o returno, precisava urgentemente vencer. Terá, ainda, quatro rodadas pela frente para evitar o vexame da eliminação na primeira fase em um Catarinense que tem seis times e quatro avançam às semifinais. Hoje, Criciúma e Joinville estariam fora da briga.
O meia Lucas Bessa, uma das grandes promessas da base do Criciúma, fez a diferença na vitória de sábado. Abriu o placar batendo um pênalti aos 44 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, anotou o terceiro aos 46. Antes, o atacante Lucas havia anotado o segundo gol aos 33 minutos.
Antes de ganhar do Figueirense no sábado o Criciúma sub-20 vinha de três derrotas seguidas para Avaí, Joinville e Tubarão, após empates nas duas primeiras rodadas contra Figueirense e Chapecoense. O júnior tricolor volta a campo sexta-feira, novamente no CT, diante da Chape. Assista abaixo o terceiro gol do Tigre marcado por Lucas Bessa contra o Figueirense. As imagens são do próprio Criciúma Esporte Clube.
As outras equipes de base no Catarinense seguem sem ganhar. O sub-17, o juvenil, do técnico Amauri Barasuol, tomou 3 a 2 do Avaí no CT no sábado à tarde. Higor e Deividy anotaram os gols do Tigre que, com duas derrotas em dois jogos, é vice lanterna entre 11 equipes. No infantil, sub-15, a equipe do técnico Filipe Monteiro ao menos somou 1 ponto, no 1 a 1 com os avaianos também em Criciúma. Vitor fez o gol tricolor. Neste Estadual o Criciúma é oitavo entre 11 times com esse ponto, depois de uma derrota na estreia.
Logo, na soma das três categorias de base no Campeonato Catarinense, o Criciúma tem uma vitória, três empates e seis derrotas. Enquanto isso, voltando ao início da postagem, o time principal já está em Fortaleza e, depois de cinco derrotas e um empate, busca a primeira vitória na Série B neste jejum, hoje, de 51 dias sem ganhar. O detalhe é que o compromisso pela sétima rodada será contra, nada mais, nada menos, que o líder Fortaleza.
Os campeonatos
O Catarinense Sub-20 tem seis times que, em turno e returno, brigam por quatro vagas nas semifinais. A primeira rodada do returno teve, além de Criciúma 3x0 Figueirense, os jogos Joinville 1x5 Tubarão e Chapecoense 4x0 Avaí, disputados na sexta-feira. Na próxima sexta, além de Criciúma x Chapecoense, jogam Figueirense x Joinville e Tubarão x Avaí. A liderança é do Avaí com 13 pontos, seguido por Chapecoense e Tubarão com 10, o Figueirense soma 8, o Criciúma tem 5 e o Joinville, 4 pontos.
No Catarinense Sub-17 a terceira rodada do turno teve, ainda no sábado, os jogos Tubarão 6x2 Chapecoense, Brusque 2x1 Figueirense, Joinville 2x4 Guarani de Palhoça e Hercílio Luz 3x3 Concórdia, além de Criciúma 2x3 Avaí. Figueirense x Criciúma abrem a quarta rodada na quarta-feira, às 15h15min, em Palhoça. No sábado jogam Chapecoense x Inter de Lages, Avaí x Joinville e Guarani x Hercílio Luz. No domingo tem Concórdia x Brusque. Abaixo, a classificação.
No Catarinense Sub-15 o sábado apresentou, além de Criciúma 1x1 Avaí, os jogos Tubarão 1x2 Chapecoense, Brusque 1x2 Figueirense, Joinville 1x2 Guarani e Hercílio Luz 1x1 Concórdia. A mesma próxima rodada citada acima para o juvenil vale para o infantil, cuja classificação você confere abaixo.
O futebol feminino do Criciúma vem em fase melhor nas quadras, no futsal. Neste fim de semana, pelo Campeonato Catarinense Sub-20, venceu Blumenau por 2 a 1. No sub-15 a equipe tricolor garantiu duas vitórias, 7 a 0 em Braço do Norte e 3 a 0 sobre Brusque.
Por Denis Luciano
19/05/2018 - 11:59 Atualizado em 19/05/2018 - 12:00
O Criciúma embarca às 7h da manhã deste domingo para, certamente, seu mais duro desafio na Série B. Afinal, a sétima partida tricolor, depois de um empate e cinco derrotas, será contra o líder do Campeonato Brasileiro que tem campanha oposta: cinco vitórias e um empate. É diante do Fortaleza em grande fase que o técnico Mazola Júnior precisará, mais do que nunca, fazer valer a máxima que ele mesmo vem apregoando: "primeiro, é não tomar gol", repetiu várias vezes ao longo do treino da manhã deste sábado no CT Antenor Angeloni.
A atividade foi puxada. Começou em seguida das 9h sob frio. Depois do aquecimento, ele trabalhou taticamente a defesa. Estava evidente que o treinador buscou impôr no treino a exigência que espera na terça, com muita bola alçada na área e a jogada aérea em busca de Gustavo, o artilheiro do time cearense tão conhecido do Tigre, onde foi revelado. "Primeiro, é não tomar gol", repetiu inúmeras vezes enquanto orientava o posicionamento dos zagueiros.
Algumas pistas do que Mazola pode fazer a gente tentou colher antes do treino na entrevista coletiva com Marcelo Dias, o novo auxiliar técnico do Criciúma. Ele veio com Mazola e foi apresentado à imprensa na manhã deste sábado. Ele repetiu o discurso de "arrumar a casa pela base", ou seja, acertar a defesa primeiro. Ouça!
Depois, hora de montar o time. Daí, Mazola, completando uma semana e comandando o sétimo treino no Criciúma, tratou de fazer testes. Arrancou a atividade técnica e tática com Christian na lateral direita como principal novidade. O zagueiro já jogou na posição durante o Catarinense, e com desempenho elogiado. Sinal de que Mazola anda se informando a fundo sobre as características dos jogadores que tem. E Christian foi bem no treino, sinalizando que ele poderá jogar por ali justamente com a missão de recompor para cima de Gustavo.
Nino voltou à zaga. Ocorre que Sandro, que seria o titular com Fábio Ferreira, voltou a sentir dores musculares depois do treino desta sexta. Ele ficou no departamento médico, é dúvida e não será surpresa se nao viajar para Fortaleza. Será mais um desfalque, unindo-se aos suspensos Sueliton, Marlon e Jean Mangabeira e aos lesionados Lucas Coelho, Kalil e Ronaldo.
E parece que o DM terá de novo um velho conhecido: Eltinho. O lateral esquerdo voltou a sentir uma lesão, numa série de problemas físicos que o vem atormentando nessa temporada no Criciúma. Ele começou o treino como titular da lateral esquerda e, logo no primeiro minuto, ao arrancar para um domínio de bola, levou a mão ao posterior da coxa. Saiu de imediato. É desfalque, de novo. Enzo ganhou a lateral na infelicidade de Eltinho.
Mazola montou o meio com dois volantes, Liel e Eduardo, e dois meias, Elvis e Alex Maranhão, e começou o treino com João Paulo como a referência no ataque, colocando Zé Carlos no banco, e Mailson completando a linha ofensiva.
Assim, o time que inicou o treino - e cravo como o mais provável para terça na Arena Castelão - teve Luiz, Christian, Nino, Fábio Ferreira e Enzo, Liel, Eduardo, Elvis e Alex Maranhão, João Paulo e Mailson.
No segundo tempo do trabalho, Mazola mudou o esquema. Colocou Natan no lugar de Alex Maranhão e, pela primeira vez, montou o Criciúma no 3-5-2, com Christian, Nino e Fábio Ferreira na trinca de zaga, Natan e Enzo nas alas e, nesse sistema, Zé Carlos voltou mandando João Paulo para o banco. Mailson não foi sacado, sinal de que reconquistou a titularidade.
A equipe alternativa, então, contou com Luiz, Christian, Nino e Fábio Ferreira, Natan, Liel, Eduardo, Elvis e Enzo, Zé Carlos e Mailson. Ficou no ar a impressão de que Mazola testou os três zagueiros como opção para o decorrer da partida, mas é uma carta na manga. Poderá, conforme as análises que está fazendo de Figueirense 1x3 Fortaleza, o jogo da noite desta sexta, escolher o 3-5-2 para sair jogando.
E as contratações? Nada ainda. O diretor executivo de futebol Nei Pandolfo assistiu todo o treino da manhã deste sábado no CT. Teve uma longa conversa com o técnico Mazola Júnior. Depois das negativas com o meia Nadson e o meia atacante Osman, que viriam mas no fim das contas a Chapecoense não liberou, o Tigre ainda trabalha com o Corinthians para conseguir o atacante Luidy, 21 anos, que está no Ceará, por empréstimo com os salários pagos. Ele não vem sendo aproveitado no time cearense. E tem Ricardo Bueno, 30 anos, atacante do Red Bull, como outra opção. A qualquer momento algum reforço poderá ser anunciado, mas só para estrear diante do Avaí, na oitava rodada.
Além do auxiliar Marcelo Dias, o Criciúma apresentou hoje o preparador físico Roni Silva, que também veio com Mazola. Ele elogiou o trabalho herdado de Rogério Juidecce. Confira no bate papo abaixo:
A delegação viaja às 7h deste domingo, chegando no fim da tarde em Fortaleza. Mazola comandará um treino na segunda à tarde. O Criciúma vai a campo vice-lanterna com 1 ponto. O Fortaleza, líder, tem 16.
Por Denis Luciano
18/05/2018 - 21:00 Atualizado em 18/05/2018 - 21:05
O Criciúma tinha a clara intenção de anunciar reforços nesta sexta-feira. Chegou, até, a ousar na meta, colocando a possibilidade de levar alguma das novidades para o jogo da próxima terça-feira em Fortaleza. Não deu certo. Os negócios encaminhados ainda não foram fechados e se, chegar alguém em breve, será a partir do jogo com o Avaí no dia 1º, na Ressacada, pela oitava rodada da Série B.
O diretor executivo de futebol Nei Pandolfo passou o dia no telefone. De contato em contato, soube que a Chapecoense não liberou o meia Nadson e o meia atacante Osman. O Tigre chegou a encaminhar as contratações, mas tudo esbarrou na direção de futebol da Chape. O executivo Ruy Costa bateu o martelo e, com aval do técnico Gilson Kleina, manteve os dois no clube com o argumento de que ambos "são importantes no elenco".
Assim, o Tigre apela a outros planos. Entre os listados estão os atacantes Ricardo Bueno e Luidy. Ricardo tem 30 anos, está no Red Bull Brasil e se recupera de uma lesão. Isso complica um pouco a transação, já que ele não estaria naquela condição pretendida pelo Criciúma, de chegar e jogar. Luidy tem a seu favor a credencial de Mazola Júnior. É que o atual técnico do Criciúma foi quem o lançou com sucesso no CRB em 2016, tanto que em seguida o Corinthians o comprou. Ele acabou emprestado ao Figueirense na temporada passada e agora está no Ceará. Não vem sendo aproveitado, nem no banco de reservas. "Se o Criciúma chegar, leva", disse uma fonte ligada ao Ceará. Mas há detalhes a resolver com o Corinthians.
Além de meia e atacante, o Criciúma ainda procura um zagueiro e um segundo volante. Quanto a zagueiro, Sandro está recuperado de lesão, treinou normalmente nesta sexta e vai para a batalha da próxima terça na Arena Castelão.
Com Sueliton e Jean Mangabeira suspensos, Natan e Leandro Melo são candidatos a novidades. Natan é certo que jogue, é a opção que Mazola tem para a lateral direita. Já Melo, há que aposte que o treinador possa montar um meio com dois volantes, Liel e Eduardo, e dois meias, Elvis e mais um, como Alex Maranhão.
São variáveis que tentaremos descobrir no treino da manhã deste sábado. Às 9h, Mazola comanda o apronto no CT Antenor Angeloni. Além de Sueliton e Jean, ele não tem Marlon. O lateral esquerdo apenas correu em torno do gramado nesta sexta, orientado pelo preparador Ramon Fabris, enquanto os demais faziam um tático. Exceção feita aos atacantes Lucas Coelho e Kalil e o goleiro Ronaldo, que estão tratando lesões. Lucas está mais adiantado, na transição.
O goleiro Vinícius bateu um papo com a reportagem. Contou a sua experiência de uma semana treinando com a Seleção Brasileira Sub-20 em São Paulo. E voltou firme para continuar buscando espaço enquanto segue na reserva de Luiz. Confira!
Por Denis Luciano
18/05/2018 - 11:45 Atualizado em 18/05/2018 - 11:47
Depois de enfrentar o Fortaleza na próxima terça-feira, 22, o Criciúma jogaria no dia 28, segunda seguinte, diante do Avaí na Ressacada, mas ganhou um tempo. Porém, a data deste que será o oitavo compromisso do Tigre na Série B sofreu sua segunda mudança. Já havia passado de 28 para 2 de junho, sábado, às 19h. Agora, a CBF anuncia nova alteração. Vem para sexta-feira, 1º, às 21h30min, na Ressacada em Florianópolis.
Para nós da Som Maior, ótimo. Fugiu da concorrência direta com o show de Lulu Santos, evento com a nossa assinatura no dia 2 em Criciúma. Mais um baita show que a Som Maior oferece ao sul catarinense. Faltaríamos ao show por conta do jogo na Ressacada. Com essa segunda mudança, o Tigre joga na sexta e teremos o sábado para curtir Lulu. Ah, e vamos arejando a memória e lembrando que no Catarinense, em situação bem adversa, o Criciúma foi à Ressacada e ganhou do Avaí por 2 a 1, não faz muito tempo. Fábio Ferreira estreou e Andrew estraçalhou naquele jogo. Que se repita...
Para Mazola Júnior, tudo bem. Terá mais de uma semana a partir do jogo de Fortaleza, que promete ser a maior pedreira até aqui, para arrumar a casa. Difícil imaginar um resultado diferente de derrota na Arena Castelão, afinal o Fortaleza vem voando baixo na Série B, faz grande campanha, é o líder com 13 pontos em 15 disputados e faz o avesso da campanha do Tigre. Enquanto o Criciúma empatou uma e perdeu cinco, o Fortaleza ganhou quatro e empatou uma. Tem um jogo a menos, a partida de hoje, 21h30min, no Orlando Scarpelli, contra o Figueirense. Boa oportunidade para Mazola espiar o próximo adversário.
Sobre Mazola e o Tigre, o time treinou ontem pela manhã. Hoje também. Volta a trabalhar à tarde, estaremos conferindo o treino das 15h30min no CT, com a promessa da montagem de um time. E finaliza a preparação amanhã pela manhã. No domingo, 6h, a delegação parte rumo ao nordeste. Chega no fim da tarde em Fortaleza. Vai concentrar em um resort, dos luxuosos. Na segunda, treina por lá, e na terça vai para o jogo.
Esboçando um time, Mazola não contará com os laterais titulares, Sueliton e Marlon, suspensos. Não terá Jean Mangabeira, também fora por cartão, ele que foi um dos volantes no 0 a 0 com o Juventude. Mas voltam o meia Elvis, depois da suspensão, e o zagueiro Sandro, recuperado de lesão. Arriscamos um time com Luiz, Natan, Sandro, Fábio Ferreira e Enzo (Andrew), Liel, Leandro Melo, Eduardo e Elvis, Zé Carlos e João Paulo. Mas é um palpite por enquanto.
Por Denis Luciano
18/05/2018 - 10:45 Atualizado em 18/05/2018 - 10:47
Na sua reserva costumeira, Antenor Angeloni não pisava no Centro de Treinamentos do Criciúma desde 2015. E olha que, durante seu quarto e último mandato iniciado em 2010, o ex-presidente poucas vezes apareceu lá pelo bairro Cristo Redentor. Não por nada, mas é o estilo dele.
Inegável, porém, que o empenho dele e de seus pares foi decisivo para o terreno deixar de ser apenas um quarteirão com alguns gramados e passasse a CT Antenor Angeloni, com mais de 3 mil metros quadrados de área construída, seis gramados, um mini estádio e todo o serviço social e de formação esportiva ali instalados. Cabe lembrar que em 13 de abril, no dia da estreia do Criciúma na Série B, informamos em primeira mão lá de Goiânia que o clube inauguraria o CT e batizaria com um nome histórico, e desde então especulamos o nome do Angeloni. Que bom que deu certo!
Acertou em cheio a direção do Criciúma ao decidir pela homenagem. Estava eu no ar na Rádio Som Maior, por volta de 15h50min de ontem, batendo um papo com o presidente Jaime Dal Farra quando Angeloni chegou discretamente, vindo de um corredor em nossa direção, tendo ao lado o advogado Albert Zilli dos Santos, diretor jurídico do Criciúma. Aproveitamos a oportunidade. "Presidente, por acaso o homenageado aqui no CT hoje é aquele senhor que vem ali?". Dal Farra virou-se, olhou para Angeloni e de pronto lembrou do segredo que vinha guardando a sete chaves. "Daqui a pouco vocês vão saber".
A novidade nem tão nova veio ali pelas 16h50min, durante o discurso de Dal Farra. Foi o instante de uma interminável e justíssima salva de palmas. Era visível a emoção de Antenor, afinal ele recebia todo esse carinho exatos dois dias depois de ter completado 82 anos. Um baita presente de aniversário. E o melhor: ninguém é eterno, Antenor sabe disso, e ser eternizado naquilo que se fez dessa forma, é de fato algo muito digno.
Dal Farra lembrou, em seu discurso, que os mais de R$ 10 milhões captados durante a construção do CT, com os projetos federais a partir de 2012, tiveram na empresa de Antenor Angeloni a maior parceira, seja com recursos diretos, seja com contrapartidas buscadas junto aos fornecedores da Rede Angeloni. Sem contar todo o resto da colaboração.
Sempre que uma homenagem vem à tona, há quem lembre de outros nomes. É pertinente. Mas estava na hora de homenagear Antenor Angeloni. Como chegará o momento de outros históricos. E hoje já deixei minha humilde sugestão no Programa Adelor Lessa. O Criciúma vai construir um museu no Heriberto Hülse. E nesse museu haverá uma galeria de troféus. Que o museu se chame Jorge Zanatta, o mecenas de todas as horas em tempos idos, e que a sala de troféus tenha o nome do que mais taças levantou na história do Criciúma, Moacir Fernandes. Deixo as dicas: Museu Jorge Zanatta e Galeria de Troféus Moacir Fernandes. Tomara que daqui a alguns anos estejamos assinalando essas conquistas.
Antenor Angeloni bateu um papo conosco no CT. Antes de descerrar a placa, ele encarou com a humildade habitual a homenagem, dizendo que estava tudo bonito, tudo certo e que ele encarava naturalmente a ocasião. Garantiu que não volta para o Criciúma. "Não quero", e mencionou sua idade e o desgaste que a função exige. Associou-se às dificuldades vividas por Jaime Dal Farra, afinal "querem time de Série A e não ajudam". Tá no podcast abaixo a entrevista com o "Salvador", como diz o Ney Lopes:
Os políticos fizeram a sua parte na inauguração de ontem. A destacar a fala do governador Eduardo Moreira (MDB). Ele tem um vínculo com o Criciúma, é inegável. Nunca negou ser torcedor, embora o jogo de cintura natural de quem viva de disputar votos. Mas fez um afinado discurso, usando da sua memória para recordar que fechava o consultório nas quartas à tarde nos tempos das partidas do Comerciário sem iluminação no antigo Heriberto Hülse, e que era ele o cardiologista responsável pelos exames dos recém contratados. E que foi na gestão dele enquanto prefeito, em 1995, que a área para o CT agora inaugurado foi cedida. Vale conferir o que ele disse:
O ministro do Esporte encarou a dificuldade do alto rodízio da função. Ele é ministro a tão pouco tempo que a primeira agenda dele, no começo de abril, foi justamente com Dal Farra. Sim, a primeira audiência de Leandro Cruz ao assumir o Ministério do Esporte, no dia seguinte de ser empossado por Michel Temer, foi com o presidente do Criciúma. E na oportunidade ele se comprometeu a vir inaugurar o CT. E veio. Falou pouco, mas valorizou a função social de um investimento como esse que, querendo ou não, teve apoio da União. E recebeu mais pedidos do Criciúma para captações com seus projetos de formação tanto no futebol masculino quanto no feminino. Tá abaixo o discurso do ministro:
Também discursaram o deputado federal Ronaldo Benedet (MDB-SC) e o prefeito Clésio Salvaro (PSDB). "Isso aqui é padrão Fifa", disse Clésio, que certamente voltou a cobrar do governador Eduardo a verba para pavimentar as ruas do entorno do CT. Todas as autoridades sacudiram bastante em seus carros encarando os buracos e pedregulhos da região do Cristo Redentor. "Antenor, seu nome está no coração dos criciumenses", definiu o prefeito.
Homenagens feitas, agora é voltar à bola rolando. "E não podemos cair para a Série C. Se for para não cair até eu visto um calção e volto a jogar". A frase, que despertou muitos risos no ambiente, veio de Eduardo Moreira, e resume o temor que ronda o ambiente. Um CT de Série A para um time de Série C? É, a virada é pra ontem.
Por Denis Luciano
18/05/2018 - 09:35 Atualizado em 18/05/2018 - 09:38
Está vindo à tona o problema que vem abatendo o lateral esquerdo Marlon, do Criciúma. Ele anda abatido, repensando a vida e já cogitou encerrar a carreira. Manifestou aos dirigentes a intenção de pendurar as chuteiras. Marlon completa 33 anos em setembro. "Ele está com problemas particulares que só dizem respeito a ele", disse, na terça-feira, o técnico Mazola Júnior, na única manifestação pública sobre o que o camisa 6 vem enfrentando.
Mas, em uma análise detida do que depois falou o treinador após o 0 a 0 com o Juventude, é possível perceber uma flagrante tentativa de inflar o ânimo do atleta, algo esperado em uma situação em que Marlon pensa seriamente em encerrar seu ciclo no futebol. "Ele é um grande jogador, teve ótima passagem pelo Criciúma", lembrou Mazola.
Porém, as duas expulsões em quatro jogos na Série B, os cartões vermelhos tomados contra CSA e Juventude, ambos em situações absolutamente injustificadas, ilustram o difícil momento do jogador e colocam como imposição a tomada de providências. E elas foram tomadas. O Marlon está multado. Multa aplicada, ele voltou a pedir desculpas, e os dirigentes seguem trabalhando para ele continuar jogando futebol.
O Criciúma está empenhado em anunciar duas contratações hoje, conforme anunciou ontem o blog em primeira mão. Um dos nomes era o meia atacante Osman, da Chapecoense. O jogador, de 29 anos, estava disposto a vir. Seria o comandante que falta ao meio de campo tricolor. O presidente da Chapecoense liberou, pagaria parte dos salários inclusive. Mas esbarrou no técnico. Gilson Kleina não liberou, e diz que vai aproveitar o jogador na Série A. Não deu.
Vem se especulando o nome de Ricardo Bueno, atacante de 30 anos do Red Bull Brasil, de São Paulo. É o time do Reverson Pimentel, aquele preparador físico que já trabalhou no Tigre na outra passagem do técnico Argel e visitou o Tigre faz algumas semanas. Mas Bueno recupera-se de uma lesão e, por isso, não seria o cara para "chegar e jogar", como dito ontem pelos que articulam as contratações.
O presidente Jaime Dal Farra confirmou, no papo conosco antes da inauguração do CT Antenor Angeloni, a intenção de buscar até cinco contratações. É um dos assuntos que apresentamos no podcast abaixo. Ele começou a conversa falando sobre o CT.
Os treinos do Tigre são em dois turnos hoje, manhã e tarde. Amanhã tem o apronto no CT pela manhã e continuamos de olho.
Por Denis Luciano
17/05/2018 - 11:10 Atualizado em 17/05/2018 - 11:23
O Criciúma tratou de abafar, ao longo desta manhã, a especulação de que o ministro do Esporte, Leandro Cruz, não viria mais na inauguração do CT do bairro Cristo Redentor marcada para 16h. Cruz já estará a caminho, vem em aeronave da Força Aérea Brasileira até Florianópolis e da Capital toma outro voo para Criciúma. Às 15h, conhece o estádio Heriberto Hülse e logo após vai ao CT, para uma reunião fechada com o governador Eduardo Moreira e o presidente Jaime Dal Farra.
Nesse encontro, Dal Farra vai pedir ao ministro a liberação de linhas de crédito para viabilizar projetos de formação de jovens jogadores e também para o futebol feminino do Criciúma.
Ao descerrar a placa de inauguração, o ministro receberá uma camisa personalizada pelo Criciúma com o seu nome. O mesmo presente será entregue ao governador Eduardo Moreira (que cedeu a área para o CT em 1995, quando era prefeito), ao deputado Ronaldo Benedet (que intermediou a vinda do ministro e deu apoio ao clube em outro projetos em Brasília) e ao homenageado, cujo nome o Criciúma segue guardando a sete chaves.
Na semana passada, o homenageado com seu nome no CT foi avisado da distinção, e no começo desta semana recebeu visita de uma comitiva de dirigentes do Criciúma, na qual o convite foi reforçado. Isso faz aumentar a suspeita de que seja o ex-presidente Antenor Angeloni, já que ele aniversariou na terça-feira e não seria incomum que a visita tivesse servido para o abraço de 82 anos...
A placa, obviamente que coberta, já está afixada em uma parede na parte externa do hall do CT, mas ali ficará provisoriamente. Em breve, o clube, construirá um monumento perto dali e a placa então será posta nesse novo espaço.
Boas notícias fora de campo, boas notícias dentro de campo também. O Criciúma ultima detalhes para anunciar duas contratações amanhã. São jogadores que estão atuando no Campeonato Brasileiro (Série A ou B? não sabemos isso ainda), e que "chegam para vestir a camisa e jogar. Estão treinando e com ritmo de jogo", garantiu a fonte. Seriam um meia e um atacante.
O clube ainda não anuncia hoje pois faltam definir detalhes com os empresários de ambos. Até as posições ainda são mantidas em sigilo. É que o Criciúma está, hoje, tirando a dúvida se ambos já não jogaram o Brasileiro (daí fica a entender que podem ser da Série B) o que poderia inviabilizar a transferência de ambos para cá.
Se tudo der certo, o Criciúma os recebe e anuncia amanhã, os nomes já vão para o BID e eles viajam no domingo, às 6h, com a delegação rumo a Fortaleza. O Tigre vai treinar em um resort onde estará hospedado na segunda e terça, 21h30min, vai para o jogo que acompanharemos na Arena Castelão contra o Fortaleza.
Marlon está multado
O lateral esquerdo Marlon recebeu uma multa em seu salário, e foi multa salgada, pesada. A punição é por conta das duas expulsões em quatro jogos disputados na Série B. O jogador entendeu a pena e reiterou o pedido de desculpas ao clube, explicando que vive um momento difícil na vida pessoal.
Enquanto isso, o Criciúma vai colhendo, nos primeiros dias, a melhor das impressões sobre o técnico Mazola Júnior. Ele "não é dinheirista e está focado em crescer", dizem os envolvidos. E abriu mão de qualquer prêmio em caso de fuga do rebaixamento. "Se quiserem premiar, que dividam entre os jogadores", avisou ao presidente Jaime Dal Farra.
Esse perfil mais a pedida financeira dentro dos padrões do Criciúma pesaram na decisão, contra outros dois técnicos que foram sondados depois da saída de Argel e agiram diferente: um pediu prêmio de R$ 150 mil para não cair, além do salário um tanto elevado. Outro pediu R$ 5 mil por ponto que conquistasse no Criciúma, mais o salário que era bem razoável...
Ouça no podcast as informações da manhã no Criciúma. Conto mais às 12h no Debate Aberto da Som Maior e amanhã em A Tribuna. Ao longo da tarde, a Som Maior acompanha a inauguração do CT. Sintoniza aí o FM 100,7.
Em 1995 o presidente era Milton Carvalho e o prefeito, Eduardo Pinho Moreira. Milton tinha quatro metas: continuar na Série A, manter a hegemonia do Catarinense, progredir na base e incrementar a estrutura, com ônibus próprio e CT para o Criciúma. "Consegui todas", lembra, com orgulho.
E hoje é dia de recordar o nascimento do CT. "Procurei o Eduardo, ele prometeu solução em um mês. Achei que era promessa de político mas não, ele cumpriu". Hoje, Eduardo Moreira vem a Criciúma como governador do Estado para participar da inauguração do espaço, alvo de um investimento superior a R$ 10 milhões frutos de projetos e contrapartidas avalizadas pelo Governo Federal.
O ministro do Esporte, Leandro Cruz, é o convidado de honra do evento. O presidente Jaime Dal Farra já havia antecipado ao blog no dia da estreia do Criciúma na Série B, lá em Goiânia, que nesse ato de hoje o clube descerraria uma placa conferindo o nome de algum ilustre criciumense e tricolor ao Centro de Treinamentos. E assim vai ser. O nome não vazou, mas a placa está pronta e nossas apostas recaem sobre Antenor Angeloni.
Na página 36 de A Tribuna desta quinta-feira tem um histórico completo sobre o CT do Criciúma. Vale a leitura! E parabéns ao Tigre. É um dia histórico. Uma boa notícia é importante para arejar um pouco o ambiente nesse momento tão triste dentro de campo. Os tricolores merecem uma breve saída do sufoco.
Natural de Rio Grande (RS), onde começou no rádio esportivo em 1995 e trabalhou nas rádios Cultura Riograndina e Cassino. Em 2001 migrou para a Rádio ABC de Novo Hamburgo. De 2001 a 2006 atuou na Rádio Guaíba de Porto Alegre. Em 2006 transferiu-se para a Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre. Migrou para Criciúma em 2007, onde atuou na Rádio Eldorado e teve primeira passagem na Rádio Som Maior em 2013, para a qual retornou em 2018. Atuou nas TVs Guaíba (de Porto Alegre), Litoral Sul e RTV de Criciúma. Atualmente é comentarista da NSC TV Criciúma. Graduou-se em Jornalismo pela Faculdade Satc. Trabalha com jornalismo online desde 2001.Conheça outros Blogs