Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Denis Luciano 27/04/2018 - 15:05 Atualizado em 27/04/2018 - 15:24

Venha de Criciúma de carro e em sete horas esteja tranquilamente em Curitiba. Com o Jotha Del Fabro e o Sarandi cumprimos o caminho na boa, com tempo ainda para uma esticada de pernas de dez minutos respirando a maresia de Itapema.

Aqui estamos. Na chegada, na longa avenida que liga a BR ao Centro, obras. Muitas, várias, frenéticas.

Eles escavam o canteiro. Remexem a terra. Vão e vem em caminhões e tratores e escavadeiras e certamente vão tornar mais largo o acesso de já bem congestionadas seis pistas.

O paranaense é o típico motorista brasileiro. Mão na buzina, esquecimento frequente do pisca pisca e, claro, celular na mão.

Bastou o sinal vermelho e pronto. Todos nós com o celular na mão. Motoristas e passageiros. A passagem pela sede da PRF fez lembrar que outra P, a PF, é ponto turístico pelo seu ilustre "morador" das últimas semanas e pelo togado que ali despacha.

O cenário urbano das casas de todos os padrões logo se descortina na horizonte e avisa que estamos em mais uma metrópole de seus dois milhões de habitantes.

Logo em seguida desse trânsito pesado, o estádio do Paraná e a placa avisando que, embora uma avenida, estamos numa área tranquila, na qual a velocidade máxima é de 40 km/h.

E a gasolina? R$ 3,69 a R$ 3,99, no nosso padrão. Fora que estamos cercados por bares, árvores, odor de pastel e de tudo quanto é lanche e ao lado do glorioso Teatro Guaíra, na quadra dessa placa aí.

Aqui, Curitiba. Segunda viagem do Futebol Som Maior com o Criciúma. A partir das 20h falamos do Couto Pereira para Coritiba x Tigre. Vem com a gente!

 

Por Denis Luciano 27/04/2018 - 07:30

O até então candidato a presidente pela oposição na eleição da próxima segunda-feira na Federação Catarinense de Futebol (FCF), Alexandre Monguilhott, já havia alertado no inicio da semana, em entrevista ao blog e ao jornal A Tribuna, que o regulamento do pleito era 'anti-democrático", pois a muito custo permitia a inscrição de duas chapas. Ocorre que é exigida a adesão, por assinatura, de 40% dos clubes e 40% das ligas inscritos na FCF para avalizar a chapa. Ou seja, somente duas poderão, matematicamente, conseguir.

A Chapa 2, denominada "Muda FCF", não conseguiu atender os requisitos. Conforme a ata ontem à noite expedida pela Comissão Eleitoral, os oposicionistas só tiveram assinatura de quatro clubes e nenhuma liga. Por isso, a inscrição foi rejeitada. Enquanto isso o presidente Rubens Angelotti conseguiu para a sua Chapa 1, "Renovação, Respeito e Transparência", a adesão de 21 dos 25 clubes e 11 ligas, ou seja, todas.

Somente quatro clubes assinaram com Monguilhott: Joinville, Concórdia, Juventus de Jaraguá do Sul e Caçador. Com Angelotti estão Chapecoense, Tubarão, Concórdia, Criciúma, Inter de Lages, Figueirense, Hercílio Luz, Joinville, Barra, Blumenau, Camboriú, Metropolitano, Marcílio Dias, Operário, Fluminense, Guarani, Juventus (assinou com as duas), Navegantes, Curitibanos, Porto e Imbituba, mais as ligas LARM, Verde Vale, LAVM (Vale do Mampituba, Passo de Torres), Tubaronense e as de Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville, São José e Vale Norte.

Serão 61 votos no colégio eleitoral na votação de segunda, 50 dos clubes (cada um tem peso 2) e 11 das ligas (cada uma tem peso 1). Na chapa que será eleita, já que concorre sozinha, além do presidente Angelotti - paranaense radicado em Criciúma há muitos anos - a região está representada pelo vice-presidente Emerson Lodetti, que licenciou-se da presidência da LARM para compor a chapa. Ele foi convidado há algumas semanas por Angelotti e teve a sua inscrição confirmada e homologada com os demais ontem, que foi o dia do seu aniversário de 45 anos. Emerson é filho de Waldir Lodetti, que por muitos anos presidiu a LARM e foi antes renomado árbitro da FCF nos anos 70 e 80.

O candidato da oposição moveu, na quarta-feira, uma ação na Justiça Comum. Queria suspender a eleição do dia 30 alegando irregularidades no processo eleitoral. A juíza Dayse de Oliveira Marinho indeferiu o pedido no fim da tarde de ontem. Assim, a eleição está mantida e apenas a Chapa 1 registrada. Terá a Chapa 2 alguma nova cartada? "Precisamos analisar com calma a ata da comissão", disse Monguilhott, no último contato com o blog ontem à noite antes de desligar o celular e partir para mais uma reunião.

Seja como for, as adesões manifestadas em ata já confirmam que, mantidos os números Angelotti terá ao menos 53 dos 61 votos possíveis.

 

Por Denis Luciano 26/04/2018 - 18:35 Atualizado em 26/04/2018 - 20:11

Rubens Angelotti será reeleito presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF) na próxima segunda-feira. Foi o que encaminhou a Comissão Eleitoral da FCF em reunião com quatro horas de duração que terminou pouco depois das 18h em Balneário Camboriú. Os integrantes da comissão entenderam, na análise da documentação, que a chapa 1, de Angelotti, está regular, enquanto a chapa 2, liderada pelo advogado Alexandre Monguilhott, apresentava irregularidades.

"Eles não preencheram o exigido pelo Estatuto da FCF no número de clubes e ligas assinando. Faltou apoio para cumprir o determinado de 40% de aval com assinaturas", explicou ao blog por telefone, a pouco, o presidente da Comissão Eleitoral, Afonso Buerger Filho.

Monguilhott soube pelo blog que sua chapa estava rejeitada. "Vamos aguardar a ata da reunião para saber o que fazer, mas já temos desde ontem uma ação na Justiça Comum para suspender essa eleição por uma série de irregularidades na condução do processo", afirma. O candidato de oposição é presidente do Conselho Estadual do Esporte. A ata foi publicada a pouco pela FCF, clique aqui e confira.

Na ata é referido que a chapa 2 teve assinaturas de apenas quatro clubes: Joinville, Caçador, Concórdia e Juventus, e nenhuma liga. A pouco a juíza Dayse de Oliveira Marinho respondeu ao recurso impetrado pela oposição e decidiu pelo indeferimento da ação. Assim, a eleição está confirmada e com apenas uma chapa.

A eleição está marcada para segunda-feira. O vencedor, no caso tudo indica que será Angelotti, cumprirá mandato de abril de 2019 a abril de 2023. Mais detalhes nesta sexta-feira no jornal A Tribuna.

Por Denis Luciano 26/04/2018 - 16:45 Atualizado em 26/04/2018 - 16:56

Eles são o avesso. Se os outros dez usam os pés, ele trabalha com os braços. Se os outros dez dão a pancada, ele amacia com os dedos. Ele é o amor pela bola. Ele é o guerreiro isolado de um contra todos. Ele tem a perspectiva oposta. Ele tem um dia. Goleiros, ah os goleiros...

O primeiro goleiro que conheci na vida chamava-se Carlos. Era 1986. Fazia calor. A casa pequena lá na Cidade Nova em Rio Grande estava repleta de caixas empilhadas. A primeira das duas mudanças para Santa Catarina estava por vir. A pequena TV em preto e branco mostrava os lances da Copa do Mundo. Meus quatro olhos (sim, já repousavam óculos pesados sobre nariz e orelhas) procuravam ansiosos aqueles lances. Brasil x França.

Carlos foi um azarado. Poxa, a bola bateu nas costas dele e entrou. Pela primeira vez, menino de 6 anos, senti a dor de uma eliminação em Copa. Lá do México, o primeiro ensinamento de tantos que a vida haveria de continuar oferecendo.

Daí veio Taffarel. Aquele grandalhão de preto e vermelho que defendia o time do coração da minha mãe. Lembro dele pegando praticamente tudo no começo de 89, nas finais da Copa União. O Internacional perdia o Brasileiro para o Bahia e a Libertadores, na semifinal, para o Olímpia. Dois dramas em que goleiros foram protagonistas. Que vida dura desses caras, continuei pensando. Ainda tinha Carlos na memória.

O Taffarel naufragou em 90 com a Seleção na Itália, mas em 94 deu a volta por cima. Os berros de "Taffarel, Taffarel, vai que é tua Taffarel" já mexiam naquele 94 mais pela magia da comunicação do que pela atração da bola. Nunca fui muito familiar do manejo com ela, talvez por isso nos times dos campinhos de terra e da quadra de cimento do Léa Lepper, lá em Joinville, eu era... zagueiro. Arriscava perto dos goleiros.

Ali aprendi, com o Taffarel, que a vida é assim, de altos e baixos, lado a lado, crueis e desbravadores. Descer e subir na vida são primos irmãos automáticos na gangorra arriscada dos goleiros. Talvez por isso até o uniforme deles seja diferente.

No rádio, o primeiro goleiro que entrevistei se chamava Ciro e jogava a terceira divisão do Campeonato Gaúcho em 95 pelo Sport Club Rio Grande. "Ciro, a grama tá boa?", perguntei no primeiro clássico da vida de repórter, um Rio Grande x São Paulo no Arthur Lawson. "Não sei, não provei ainda". A jocosa resposta, compatível à lastimável pergunta feita pelo precário repórter que eu era (e talvez continue sendo), me fez por um tempo irado com os goleiros. Ah, o Ciro ganhou aquele "Rio-Rita", 2 a 1.

Mas daí uma lembrança da infância, daquelas que vem por reflexo, me trouxe à terra de novo, me fez deixar de odiar os goleiros. Lembrei que a Martinha, minha prima e também minha madrinha de batismo (um amor de pessoa que hoje mora lá pelas bandas de Itapoá, a vida nos distanciou, uma pena) ela foi casada com um cara muito gente boa que foi um goleiraço, o Schneider. Sim, eu era uma criancinha quando o grande Schneider, aquele alemão que pegava tudo nos anos 80 no gol do Inter, frequentava a minha família. 

Reabilitada a admiração pelos goleiros, cheguei a Porto Alegre em 2001. Lá fui eu com meu gravador tentar ser repórter na Guaíba, na grande chance da vida que me ofereceu o grande amigo Luiz Carlos Reche na lendária Caldas Júnior. Eu era um poste perto de gente como o próprio Reche, o Dal Pizzol, o Praetzel, o Andrezinho, o Gabardo, o Boaz (que me deu um baita conselho que pratico até hoje, mas não é assunto para agora), o Vidarte (que Deus o tenha, fera), o Darci, o Serginho, o Zé Alberto, credo, só craques. E daí conheci o Danrlei. Outro dia li que, além de deputado, ele já é um cara de 55 anos. Como assim? Participei de algumas entrevistas bem bacanas com ele.

Nessa época de Porto Alegre lidei com muito passado. Conheci muito passado ouvindo as histórias do Rogério Böhlke e do Mário Mazeron (dois dos mais brilhantes radialistas que conheci na vida). O Böhlke contava algumas histórias de um tal Manga. Lembrei disso hoje, manuseando arquivos de uma pesquisa que faço para um livro que demoro tanto a lançar, a concluir, a entregar, que aumento a suspeita sobre a capacidade do candidato a "autor" e "escritor". Na pesquisa encontrei essa foto abaixo: Manga e Clésio Búrigo. E de novo vi que o microfone e os goleiros sempre foram bons amigos. Se o Clésio, ícone maior do rádio de Santa Catarina, foi clicado nos anos 60 com essa alegria do lado de um monstro como o Manga, quem sou eu para duvidar de qualquer respeito mútuo entre as partes?

E olha que nem falei de Luiz e companhia, os bons craques da camisa 1 que conheci nesses dez anos aqui em Criciúma. Ah, a data de hoje, Dia do Goleiro, é aniversário do Manga, 81 anos desse cara que foi mágico na pequena área. Talvez tenhamos em comum essa individualidade por vezes tão difícil de definir, essa vida solitária, vocês goleiros na área, nós do microfone nas falas e relatos. Nosso respeito a vocês.

Tags: goleiro Manga

Por Denis Luciano 26/04/2018 - 15:50 Atualizado em 26/04/2018 - 15:52

O Criciúma já está na estrada. No fim da tarde, chega na sua concentração em Curitiba à espera do terceiro compromisso na Série B. Amanhã o tricolor encara o Coritiba às 21h30min, no estádio Couto Pereira. "A motivação, a pressão, a cobrança são normais", apontou Argel, ciente da fase difícil.

Denis Luciano / 4oito

Depois do fôlego que ganhou livrando o Criciúma do rebaixamento no Catarinense e terminando a competição estadual em quarto lugar, agora Argel encara outra realidade. Os tropeços contra Atlético Goianiense e Ponte Preta criaram um ambiente que justificou a seguinte frase na entrevista coletiva de hoje pela manhã, antes do embarque: "o resultado é mais importante que a exibição".

Andrew, aposta ofensiva do Tigre amanhã / Foto: Denis Luciano / 4oito

De fato, ganhar é decisivo, é necessário. Qualquer outro resultado e Argel pode ter que perder mais tempo ainda dando explicações, e olha que o tempo será mínimo até o quarto compromisso, na terça que vem contra o CSA. "Precisamos ser compactados e com uma equipe rápida", define.

João Paulo volta depois da virose de sábado / Foto: Denis Luciano / 4oito

Foram dois esquemas nos treinos da semana. "A variação de um sistema para outro é jogar com dois volantes ou não", confirma. Ou o 4-2-3-1 ou o 4-1-4-1, e tem o tradicional 4-4-2 na manga. "Já jogamos nesses três sistemas. Vai depender muito da variação dentro do jogo", explica.

Mailson perdeu lugar no time / Foto: Denis Luciano / 4oito

O treino apronto foi pouco conclusivo em termos de escalação. Foi um trabalho físico sucedido de um treino com bola arrematando com bolas paradas. Nos pênaltis e faltas, destaques como sempre para Elvis e João Paulo. Marlon, Nicolas e Alex Maranhão também trabalharam bem.

Alex Maranhão, bem na bola parada / Foto: Denis Luciano / 4oito

A montagem do time foi prioridade dos treinos de terça e quarta. Argel encaminhou o Tigre no 4-2-3-1 com Luiz, Sueliton, Sandro, Nino e Marlon, Liel, Jean Mangabeira, Elvis, João Paulo e Andrew, Nicolas. Na variável para o 4-1-4-1, sai Jean Mangabeira e entra Lucas Coelho, assumindo como referência e Nicolas recuando para recompor ao lado de Elvis.

Vinícius no grupo pós convocação para a Seleção / Foto: Denis Luciano / 4oito

Viajaram, ainda, o goleiro Vinícius, os laterais Natan e Enzo, o zagueiro Christian, o volante Barreto, os meias Alex Maranhão e Wallacer e o atacante Mailson. Destaque para este último, Mailson, que perdeu a titularidade após a atuação irregular contra a Ponte e vai encarar banco. Argel lembrou, depois da rodada passada, que Mailson é o artilheiro do Criciúma na temporada e que "a paciência é pouca com ele".

Zé Carlos treinou na segunda. Depois, só recuperação / Foto: Denis Luciano / 4oito

O atacante Zé Carlos e o zagueiro Fábio Ferreira seguem na transição. Os dois chegaram a ser cogitados por Argel, na semana passada, com possíveis retornos na partida de Curitiba. Não deu certo. Zé tem alguma chance, não das maiores, de pegar o CSA na terça. Fábio demorará um pouco mais. O atacante Caio também faz transição, em recuperação de lesão. O atacante Kalil, lesionado, é mais um desfalque. Já não tinha participado do treino de ontem.

Fábio Ferreira na transição / Foto: Denis Luciano / 4oito

"Eles são um adversário direto, estreiam técnico, a gente conhece o treinador deles, já jogamos várias vezes contra", comentou Argel, citando Eduardo Baptista no Coxa. "Historicamente o Criciúma faz bons jogos lá", concluiu. Abaixo, a coletiva com Argel.

Amanhã estaremos em Curitiba com o Jotha Del Fabro e o Sarandi para o Futebol Som Maior a partir das 20h.

Por Denis Luciano 25/04/2018 - 18:15 Atualizado em 25/04/2018 - 18:17

O treino da tarde no CT do Criciúma, o penúltimo antes da partida diante do Coritiba na sexta-feira pela Série B, deixou dúvidas no ar: o esquema tático, o lateral direito e se o time terá mais um volante ou mais um atacante. Foram as alternâncias testadas pelo técnico Argel Fucks na atividade desta quarta. O trabalho de quinta pela manhã deve confirmar a equipe.

Denis Luciano / 4oito

Argel arrancou o treino com Luiz, Sueliton, Sandro, Nino e Marlon, Liel, Elvis, Nicolas, João Paulo e Andrew, Lucas Coelho, repetindo a escalação do treino da véspera. Depois, Argel trocou Sueliton por Natan, tirou Lucas Coelho e colocou Jean Mangabeira. Daí, ele saltou do 4-1-4-1 para um mais cauteloso 4-3-3, sem abrir mão da ofensividade mas reforçando a marcação no meio. A dúvida parece estar no ar.

Jean Mangabeira titular na metade do treino / Foto: Denis Luciano / 4oito

"Estamos preparados para jogar no 4-1-4-1, no 4-4-2 ou no 4-3-3, são os esquemas que usamos no Catarinense e estamos acostumados", assegurou o zagueiro Sandro, que bateu um papo com a reportagem à tarde, antes do treino no CT. "Não adianta resmungar nem reclamar. É o Coritiba? Com todo o respeito, mas vamos para cima". Ouça abaixo a entrevista.

Sandro no treino de hoje / Foto: Denis Luciano / 4oito

Sandro treinou o tempo todo entre os titulares, fazendo dupla com Nino. Fábio Ferreira, que foi o titular assim que chegou, no Catarinense, segue fora. Hoje à tarde ele continuou o trabalho de transição correndo à margem de um dos gramados e fazendo um circuito monitorado pelo auxiliar de preparação Ramon Fabris.

Fábio Ferreira na transição / Foto: Denis Luciano / 4oito

Zé Carlos está fora. Foi mais um dia que o atacante não desceu para a transição no gramado, assim como já havia ocorrido na terça-feira. O médico Ricardo Furtado vem monitorando e o veto para o jogo de Curitiba será confirmado nesta quinta. Não é certo nem o retorno dele contra o CSA, na próxima terça-feira. Zé volta de uma lesão muscular de grau 1 e Argel tinha esperanças, até o final de semana passado, de poder contar com ele contra o Coritiba.

Natan foi testado por Argel / Foto: Denis Luciano / 4oito

Mais do Criciúma a gente conta às 18h50min na Som Maior e amanhã em A Tribuna. Abaixo, mais fotos que clicamos à tarde no CT.

Preparador Rogério Juidecce orienta aquecimento / Foto: Denis Luciano / 4oito
Elvis no treino da tarde / Foto: Denis Luciano / 4oito
Goleiro Luiz espiando o ataque do treino / Foto: Denis Luciano / 4oito

 

Por Denis Luciano 25/04/2018 - 11:15 Atualizado em 25/04/2018 - 11:17

Por Nova Veneza, você passa a Barragem do Rio São Bento e segue. Anda mais alguns quilômetros. Lá pelas quantas, estrada de chão afora, uma bifurcação. Vença a pequena ponte de madeira e, à esquerda, surpreenda-se depois de, já a pé, ultrapassar uma entrada no mato. Desponta a linda Cachoeira do Bianchini, um dos muitos paraísos que a natureza nos oferece tão perto daqui, da vida agitada da cidade.

Denis Luciano / 4oito

Não são poucos os que usufruem daquela maravilha. Vão lá relaxar, tomar um bom banho, repor as energias, passar tempo, descontrair. Vale e muito a pena encarar os buracos e a poeira da estrada, e isso que fizemos o caminho por Nova Veneza. É possível chegar ali por Siderópolis, que é a cidade da cachoeira, e também por Treviso.

Denis Luciano / 4oito

No fim de semana que passou, quando por lá passamos, ainda pela manhã, o sol brilhava, a temperatura era agradável e a água estava cristalina e refrescante. Perto da hora do almoço chegaram alguns visitantes, uns casais e amigos, fazendo aumentar o fluxo no lugar. Para chegar na cachoeira, quem conhece sabe, é preciso caminhar sobre as pedras por onde a água corre, com cuidado para não escorregar, até alcançar uma trilha que leva a uma escada de pedra e dali, para a parte inferior. Nesse caminho você vai se deparar com a cena da foto abaixo, alguém tentou um dia fazer um deque por ali. Seria fantástico.

Denis Luciano / 4oito

Ali, o lago que resulta da queda d´agua antecipa o rio que serpenteia mata adentro apinhado de pedras. Duas placas dos bombeiros advertem para os riscos do nadar por ali sem a devida atenção. Não se recomenda saltar lá de cima, afinal há muitas pedras no fundo. E há alguns pontos com dois metros ou mais de profundidade, então todo cuidado é necessário. Mas o cenário é de tirar o fôlego de tão bonito.

Denis Luciano / 4oito

Mas há quem leve seu espírito de porco, literalmente, até o belo lugar. No mesmo passeio do domingo que passou, flagramos com tristeza o lixo acumulado. Ainda não é muito, ainda, mas é incompatível com a beleza do espaço. 

Denis Luciano / 4oito

Algum imundo, ou alguns, deixaram restos de um churrasco, uma festinha qualquer, com latinhas, plásticos, papeis, toda sorte de porcaria acumuladas entre pedras que certamente foram amontoadas para servir de churrasqueira improvisada. Nada contra fazer tais encontros etílicos e gastronômicos por ali, mas que levem o lixo embora. E para piorar, há uma lixeira, que não é pequena, lá fora da cachoeira, na beira da estrada.

Denis Luciano / 4oito
Denis Luciano / 4oito

Leiam as placas, limpem a sua sujeira e, por favor, garantam que as futuras gerações possam também usufruir de um lugar tão bonito e tão nosso. Obrigado.

Denis Luciano / 4oito
Denis Luciano / 4oito

 

Por Denis Luciano 25/04/2018 - 10:45 Atualizado em 25/04/2018 - 10:50

Em levantamento que publicamos hoje no jornal A Tribuna, constatamos que o Criciúma recebe em média 3 mil torcedores por partida em 2018. Foram exatos 33.907 tricolores em 11 partidas entre Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e Série B. Pouco, diante de outras temporadas. Os picos de público no Heriberto Hülse neste ano ocorreram contra o Figueirense e Tubarão, nos jogos de estreia de Argel e Zé Carlos, respectivamente. As únicas partidas com mais de 5 mil pessoas no HH.

Denis Luciano / 4oito

"Estamos trabalhando para melhorar. Precisamos do retorno do torcedor", disse o superintendente Róbson Izidro. O Criciúma tem feito promoções, mas a grande prioridade do clube é reforçar o quadro de sócios. Atualmente, são 3,5 mil pagantes. O Plano Empresa, pelo qual uma empresa pode associar 30 funcionários pagando R$ 49,90 por carteirinha, é o trunfo. "Algumas empresas já aderiram, é um bom plano", destaca Izidro. De fato, levando-se em conta que a mensalidade normal custa R$ 90.

O pior público do Criciúma na temporada foi no jogo de estreia no Majestoso em 2018, com 1.891 torcedores na vitória sobre o Concórdia no Catarinense. Na maior parte dos jogos, o público oscilou entre 2,2 mil e 2.8 mil. Na estreia na Série B, estiveram 2,7 mil tricolores no HH.

Denis Luciano / 4oito

Recentemente as torcidas se uniram e formaram a CLT, Comissão de Lideranças do Tigre, grupo que vai articular ações como a do sábado passado, quando houve carreata, churrasco no pátio do estádio antes da partida contra a Ponte Preta e recepção festiva, barulhenta e animada aos jogadores. Foi bom, um início e tudo será repetido, com incrementos.

Denis Luciano / 4oito

Outro sinal animador veio com a venda de camisas. Um sucesso desde o dia 13, quando do lançamento. No Tigre Festival, as mais de 400 unidades postas à venda tiveram saída. Na segunda seguinte, 16, iniciou a comercialização na Loja Tigremaníacos, também com bons resultados, procura constante. No sábado à tarde, visitamos a loja e constatamos que já havia falta de alguns números. A Embratex está repondo.

Denis Luciano / 4oito

Na reunião do Conselho Deliberativo, na última segunda-feira, o presidente Carlos Henrique Alamini apelou aos conselheiros que participem mais das iniciativas do clube. Citou a Comissão Social que está montando a programação de aniversário do clube, e prometeu para hoje, quarta, o lançamento de detalhes sobre o evento que ocorrerá no dia 12 de maio no pátio do Heriberto Hülse, um costelaço com atrações musicais.

Alamini anunciou, ainda, a exclusão de 2,3 mil sócios patrimoniais dos quadros do clube. "Não pagam há muito tempo, não estão com cadastros atualizados, não conseguimos localizar. Cada vez que emitimos correspondências para todos, voltam essas 2,3 mil. Não tem sentido mantê-los", comentou o presidente do CD. O estatuto do Criciúma permite ao clube efetuar a exclusão de patrimoniais que não paguem por pelo menos três meses a contribuição. Com isso, vão restar 1,8 mil sócios patrimoniais no clube, e não há previsão de venda de novos títulos. "Vamos manter esses 1,8 mil, deixar o cadastro 100% e mais adiante então venderemos novos títulos", anunciou.

Denis Luciano / 4oito

Esse menino da foto acima é o Kevin. O encontrei no pátio do Heriberto Hülse no sábado, antes da recepção aos jogadores do Criciúma. Tímido mas animado, ele carregava seu cavalinho do Tigre empolgado. Certamente saiu frustrado com a derrota para a Ponte Preta. Aí chegamos na conclusão de muitos para a evasão de torcedores: a falta de resultados. O nosso comentarista Sarandi falou nisso hoje na matéria de A Tribuna. Confere lá na página 25.

A lista de jogos e públicos do Criciúma em 2018:

Jogo Público
21/1 - Criciúma 2x0 Concórdia - Catarinense 1.891
24/1 - Criciúma 0x0 Chapecoense - Catarinense 2.876
4/2 - Criciúma 0x1 Avaí - Catarinense  2.271
14/2 - Criciúma 2x1 Joinville - Catarinense 2.497
21/2 - Criciúma 1x1 Cianorte - Copa do Brasil 2.567
25/2 - Criciúma 0x1 Figueirense - Catarinense 5.445
11/3 - Criciúma 1x1 Tubarão - Catarinense 5.198
16/3 - Criciúma 1x1 Brusque - Catarinense 2.655
25/3 - Criciúma 2x1 Inter de Lages - Catarinense 3.425
1/4 - Criciúma 1x0 Hercílio Luz - Catarinense 2.335
21/4 - Criciúma 0x1 Ponte Preta - Série B 2.747
Total 33.907

 

Por Denis Luciano 24/04/2018 - 12:05 Atualizado em 24/04/2018 - 12:10

A convocação da Seleção Brasileira Sub-20 anunciada ontem, no fim da tarde, pelo técnico Carlos Amadeu, não causou surpresa no Criciúma. Afinal, já se esperava que Vinícius fosse um dos goleiros lembrados. E foi mesmo. "É, não diria que foi surpresa, o Argel veio conversar comigo", comentou o jogador, que conversou com a imprensa na manhã desta terça depois do treino no CT.

Fernando Ribeiro / Criciúma EC

A suspeita da convocação vinha há algumas semanas, tanto que antes do jogo contra o Joinville, há mais de um mês, pelo Campeonato Catarinense, o técnico Argel comentava que a Seleção estava de olho em Vinícius. "Mas foi meu primeiro jogo profissional e nem pensei nisso", ponderou o jogador, atual goleiro reserva do Tigre, alternativa ao titular Luiz. "É uma grande referência para mim (Luiz). Eu e meu pai dizemos que sou um cara de sorte por ter o Luiz aqui, aprendo muito com ele".

Vinícius no treino de hoje / Foto: Denis Luciano / 4oito

Com Vinícius foram chamados os goleiros Gabriel Brasão, do Cruzeiro, e Hugo, do Flamengo  "Na Seleção todos estão no mesmo nível. Vou fazer o meu trabalho", comentou o goleiro tricolor. Ele se apresenta à Seleção em São Paulo para treinos entre os dias 7 e 14 de maio. No último dia haverá um jogo treino contra o Corinthians.

Vinícius com os colegas Márcio Cardoso e Rogério Dimas, veteranos da reportagem,
hoje no CT - Foto: Denis Luciano / 4oito

Ouça abaixo a entrevista coletiva com Vinícius.

 

Por Denis Luciano 24/04/2018 - 11:52 Atualizado em 24/04/2018 - 13:08

Lateral, meio de campo e ataque. Os setores que mudaram no teste que o técnico Argel Fucks orientou no treino da manhã desta terça-feira no CT do bairro Cristo Redentor. Sob forte calor, os atletas correram por uma hora e meia. Primeiro, em campo reduzido, divididos em três times em um trabalho tático, com posicionamento e passes rápidos.

Denis Luciano / 4oito

Depois, Argel montou um time. Chamou os seus titulares no centro do gramado, trocou uma ideia por cinco minutos e voltou para a bola rolando. Entre os onze escolhidos, novidades: Natan ganhou chance na lateral direita no lugar de Sueliton, Nicolas recuou um pouco confirmando sua polivalência agora em um 4-1-4-1 e Andrew apareceu mais à frente, para a saída de Mailson, que não foi bem na derrota para a Ponte Preta.

Denis Luciano / 4oito

A equipe não está escalada. Afinal, Argel conversou bastante, fez trocas e teve até mais uma baixa. A certa altura, o volante Liel sofreu uma entrada mais forte e saiu. Foi observado pelo médico Ricardo Furtado e ficou o resto da atividade apenas acompanhando, sentado no banco de reservas. Não deve ser problema. Valeu pela precaução. Daí, Jean Mangabeira entrou no seu lugar.

Denis Luciano / 4oito

Barreto treinou entre os reservas. Mostrou que está bem, depois da pancada que sofreu no tornozelo e que levou o Criciúma a suspeitar até de uma fissura na tíbia, o que não se confirmou. Ele já havia trabalhado ontem, mas hoje não chegou a ter chance na equipe de cima.

Denis Luciano / 4oito

Argel fez também um teste na zaga. Lá pelas quantas, passada metade do treino, sacou Sandro, que ganhou um descanso, e colocou o jovem Christian.

Denis Luciano / 4oito

No 4-1-4-1 de Argel, que persistiu durante todo o treino, o Criciúma foi projetado com Luiz, Natan (Sueliton), Sandro (Christian), Nino e Marlon, Liel (Jean Mangabeira), Nicolas, Elvis, João Paulo e Andrew, Lucas Coelho. É o time para encarar o Coritiba na sexta? Não. Haverá mais treinos e certamente outros testes.

Argel e Lucas Coelho durante o treino / Foto: Denis Luciano / 4oito

O treino foi especial para o goleiro Vinícius. Ele é reserva, e assim continua. Mas acabou sendo a primeira atividade depois da convocação dele para a Seleção Brasileira Sub-20, confirmada ontem no fim da tarde. O atacante Zé Carlos não desceu para o treino, enquanto o zagueiro Fábio Ferreira continuou na transição. Ambos estão fora da partida diante do Coritiba na sexta, 21h30min, no Couto Pereira.

Eduardo tomou pancada. Treino forte / Foto: Denis Luciano / 4oito
Fábio Ferreira segue na transição / Foto: Denis Luciano / 4oito
Sueliton fez parte do treino entre os reservas / Foto: Denis Luciano / 4oito

 

Por Denis Luciano 23/04/2018 - 20:16 Atualizado em 23/04/2018 - 22:14

O empresário Gilson Pinheiro foi eleito vice-presidente de Administração do Criciúma na noite desta segunda-feira em reunião do Conselho Deliberativo. Pinheiro teve o voto favorável de 85 conselheiros e apenas um contrário.

"Eu espero contribuir", afirmou. "Sempre fui contra esse negócio de o clube ter um dono só", afirmou. "Por isso sugeri ao presidente que venda 50% da GA", revelou.

Denis Luciano / 4oito

Pinheiro aponta que o Criciúma tem gasto mensal de até R$ 1,3 milhão. Para incrementar a receita ele sugeriu a criação de uma direção comercial no clube.

Antes de eleger Pinheiro os conselheiros aprovaram por unanimidade o Balanço Patrimonial de 2017 que apontou déficit de R$ 9 milhões. Foi apreciado também o balancete do primeiro trimestre de 2018 com déficit de R$ 179 mil. Mais detalhes no jornal A Tribuna desta terça-feira e a gente expõe os números no Jornal das Nove, a partir das 9h na Rádio Som Maior.

Denis Luciano / 4oito

 

Por Denis Luciano 23/04/2018 - 17:50 Atualizado em 23/04/2018 - 18:10

O blog antecipou mais cedo que o atacante João Paulo descumpriu ordens de se resguardar na semana passada, quando estava diagnosticado com uma virose, e o seu quadro teria se agravado, resultando na perda dele para o jogo contra a Ponte Preta. Por conta disso, o jogador está sendo punido com uma multa. Parte disso (a parte da virose) foi confirmada pelo próprio atleta em entrevista coletiva nesta tarde no CT, na reapresentação do Criciúma. Mas embora ele tenha negado qualquer outro problema, houve multa sim, aplicada hoje.

Fernando Ribeiro / Criciúma EC

"O motivo (da ausência no jogo) foi a virose. A semana toda eu passei mal, não estava comendo direito, chegou no dia da concentração eu conversei com o Argel e com o médico", explicou o atacante. "Fui até assistir mas a virose pegou forte", lamentou. João Paulo citou que o problema teve provável origem alimentar e que o médico Ricardo Furtado chegou a ir até a casa dele ministrar tratamento. "Eu estava com muita dor de barriga, bastante debilitado", reforçou.

Argel espiando o treino de hoje / Foto: Denis Luciano / 4oito

Mas sobre o resto da história, ele negou. "Agora vão inventar um monte de coisa. A virose aconteceu sim mas a briga com o Argel e com o grupo, jamais", acentuou. João Paulo já treinou normalmente hoje. "Estou 100% pronto para o Argel se ele quiser me usar", acentuou. Reforçamos a informação dada mais cedo: João Paulo realmente não jogou por conta da virose mas houve decisão por multa pelo não cumprimento do que havia sido recomendado pelo departamento médico na semana passada. Ouça abaixo a entrevista coletiva de João Paulo.

Denis Luciano / 4oito

A destacar ainda que a reunião após a reapresentação e antes do treino foi mais extensa que o normal. O grupo destacado para treinar no gramado desceu do vestiário por volta das 16h30min, uma hora depois do horário originalmente programado para a atividade. Os titulares fizeram trabalho regenerativo na academia, enquanto os  que jogaram pouco tempo na derrota para a Ponte Preta e os reservas participaram de um coletivo. O volante Barreto (foto abaixo) participou do treino com bola. Ele tinha uma suspeita de fratura na tíbia, o que foi descartado.

Denis Luciano / 4oito

O atacante Zé Carlos e o zagueiro Fábio Ferreira iniciaram hoje pela manhã a transição física com o preparador Ramon Fabris. Zé tem chances de voltar contra o Coritiba na sexta, já que sua lesão era de grau 1 e está curada. Já Fábio vem parado há três semanas e seu recondicionamento demorará um pouco mais. Ele não vai a Curitiba e não tem garantia de retorno frente ao CSA, na terça-feira da semana que vem.

Denis Luciano / 4oito

Depois do trabalho com bola de hoje à tarde, o Tigre volta aos treinamentos amanhã pela manhã. Daí é grupo inteiro e atividade técnica e tática já projetando a terceira rodada da Série B. O atacante Matheus deixou o treino de hoje mais cedo e precisou até do socorro da ambulância. Ele está atacado por uma virose e teve um mal estar sob o forte calor no treino da tarde. Está recebendo os cuidados da área médica do Criciúma.

Denis Luciano / 4oito

Os juniores do Tigre jogaram hoje à tarde. Pela segunda rodada do Campeonato Catarinense Sub-20, empataram em 1 a 1 com a Chapecoense no CT Água Amarela, em Chapecó. Igor fez o gol tricolor. O time do técnico Lalo volta a campo sábado, no CT, contra o Avaí.

Divulgação / Criciúma EC

 

Por Denis Luciano 23/04/2018 - 13:10 Atualizado em 23/04/2018 - 13:21

O atacante João Paulo desfalcou o Criciúma na derrota para a Ponte Preta. A explicação da dúvida que se transformou em ausência veio ainda na sexta-feira, véspera do jogo. Por uma virose, ele estava bastante debilitado, sem condições de ser escalado. É verdade. Mas não toda a verdade.

Toda a verdade checamos hoje e antecipamos no Debate Aberto desta segunda. Foi o seguinte. João Paulo já acusava algum sinal da tal virose na quarta-feira, dia do treino secreto no qual o técnico Argel montou o time com Mailson, Nicolas e JP no ataque. Até aí, tudo certo. Ao manifestar os primeiros sinais da virose, João Paulo foi aconselhado pela área médica do Tigre a se manter recolhido, se hidratar, se cuidar. Nada demais.

Mas na quinta a virose piorou. O quadro complicou um pouco. E João Paulo contou que na noite anterior foi dar uma volta, um passeio, uma banda por aí. Pode até não ter cometido exageros, e ao que consta não cometeu. Pelo menos conforme apurado pelo Criciúma. Mas a questão é que ele tinha uma recomendação de descanso, de hidratação para controlar a virose, e acabou piorando as coisas com a voltinha da quarta à noite.

Se rolou briga, conforme vem se especulando desde ontem, ninguém confirma. As fontes asseguram que não. No máximo, uma cobrança mais veemente, justa e justificada, de Argel junto ao jogador. Afinal, o técnico montou um esquema contando e muito com ele, fez até treino secreto pensando nisso.

Para encerrar a história, o Criciúma vai aplicar uma multa em João Paulo. Hoje ainda. Afinal, tinha uma ordem, fácil de cumprir, e não atendeu. E desfalcou o Criciúma. E fez falta contra a Ponte. E o Tigre perdeu. A multa será oficializada hoje e a ordem é que todo o elenco saiba. Para conferir autoridade. Para servir de exemplo.

Detalhe importante lembrado pelo nosso Sarandi hoje no Debate Aberto após essa nossa informação: dois jogos na Série B, dois problemas, o do Marlon na estreia (bem diferente do de agora), e o do JP. Ele volta contra o Coritiba? Claro. A virose passou, a multa será descontada do salário e pronto, ele precisa jogar. E Argel precisa dele. E o João Paulo é um bom jogador, vem atuando bem. E a vida segue. Sem virose.

Denis Luciano / 4oito

 

Por Denis Luciano 21/04/2018 - 12:27 Atualizado em 21/04/2018 - 12:38

O Criciúma está próximo de anunciar a contratação do zagueiro Léo Pereira, 22 anos, do Atlético PR. As tratativas avançaram nos últimos dias e o Tigre já conseguiu da diretoria do Atlético uma sinalização de que o jogador poderá vir por empréstimo até o fim do ano com salários pagos.

Léo Pereira vem em boa fase. Esteve emprestado a um clube dos Estados Unidos no ano passado e no retorno foi aproveitado no grupo sub-23 que disputou e ganhou o Campeonato Paranaense. Oscilou entre reserva e titular mas na reta final se firmou entre os 11.

Depois do Estadual ele se valorizou, ganhou novo contrato e um reajuste. O argumento do Criciúma para convencer o Atlético é que aqui ele terá mais espaço e ritmo de jogo. O Criciúma segue em busca de um meia e um atacante.

O clube confirmou o desligamento de Antonio Sergio Fernandes, que era responsável pelos registros de jogadores do Tigre. Houve um desgaste recente no episódio da suspensão do lateral Marlon, mas o Criciúma não relaciona esta versão à razão da saída do profissional.

"Ele vai continuar prestando serviços indiretamente com projetos para o ckube. E está envolvido em algumas tarefas pessoais também. O Antônio Sérgio é um amigo do Criciúma e continuará nos apoiando no que foi possível", salienta o superintendente Róbson Izidro.

Por Denis Luciano 21/04/2018 - 12:16 Atualizado em 21/04/2018 - 12:23

Cerca de trinta carros percorreram as ruas de Criciúma na manhã deste sábado carregando o amarelo, preto e branco. As torcidas Os Tigres e Guerrilha Jovem e os grupos tricolores no Whatsapp realizaram a mobilização para esquentar a torcida visando o jogo das 19h contra a Ponte Preta.

O agito continua. Às 14h a galera faz um churrasco no pátio do Heriberto Hülse e às 17h recepcionam os jogadores perto do bandeirão, no estacionamento.

O Criciúma tem promoção. Sócio em dia compra ingresso de acompanhante a R$ 20 mais cinco apostas da Timemania. Qiem for à Loja Tigremaniacos a partir das 13h e adquirir a camisa do Tigre usada até o Catarinense por R$ 149,90 ganha um ingresso de arquibancada.

"Precisamos do torcedor", reforça o técnico Argel. O Criciúma está concentrado no Hotel Interclass, na Avenida Centenário.

Por Denis Luciano 20/04/2018 - 16:32 Atualizado em 20/04/2018 - 16:40

Em 2014 ele chegou, arrumou a casa e colocou o Avaí na Série A, em uma arrancada forte. Claudinei Oliveira fez o mesmo em 2016, o Leão caiu em 2017, sustentou o treinador mas agora ele nao resistiu. Foi demitido na quinta, depois da derrota de quarta para o Goiás e a eliminação na Copa do Brasil. Geninho acabou contratado no mesmo dia e hoje à tarde apareceu na Ressacada. Na apresentação, bateu na tecla das boas relações e do conhecimento que tem.

"Eu conheço muito bem o Avaí e a Ressacada, e me dei muito bem aqui, e tenho amigos aqui", lembrou. "Voltou muito empolgado", emendou. Geninho lembrou que o diálogo aberto com os dirigentes tornou fácil o acerto. O último clube de Geninho havia sido o ABC, na temporada passada. Ele deixou o Avaí durante o Catarinense de 2015, com uma má sequência de resultados. "É um prazer voltar para o lugar que você gosta", reforçou.

Geninho completa 70 anos em maio. Ele tem um currículo de peso. Foi campeão brasileiro em 2001 pelo Atlético (PR) e já trabalhou em Corinthians, Atlético (MG), Santos, Bahia, Goiás, Vasco, Sport Recife e tantos outros clubes. "Mas eu vou ser só mais um aqui", completou. O nome do treinador deve aparecer ainda hoje no BID e ficar em condições de reestrear neste sábado contra o Brasil de Pelotas, em casa, pela segunda rodada da Série B. O Avaí estreou perdendo para o Vila Nova por 1 a 0.

 

 

Por Denis Luciano 20/04/2018 - 16:20 Atualizado em 20/04/2018 - 16:22

Quando se fala do trabalho das categorias de base do Criciúma, há quem lembre do número de atletas de outras cidades e até estados aqui formados. Mas há os talentos locais, criciumenses mesmo, e nesta semana o clube firmou o primeiro contrato profissional de um deles. Trata-se do jovem goleiro Diego, de 17 anos.

"Ele é daqui de Criciúma, está desde os 12 anos no clube e assinou o seu primeiro contrato", comemorou o diretor das categorias de base Serginho Lopes. Diego está em seu primeiro ano na categoria júnior mas já vem participando com frequência dos treinamentos da equipe profissional. É, então, o quarto goleiro do Tigre, atrás de Luiz, Vinícius e Ronaldo. Diego assinou até 31 de janeiro de 2021.

Goleiro Diego, mais um talento da base do Tigre / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Além dele, o Criciúma estabeleceu contrato profissional com mais três meninos hoje: o volante Cristofer e os atacantes Lucas e Julimar, todos de 17 anos. Lucas veio de São Paulo, onde foi selecionado por observador do Criciúma, e está treinando no clube desde 2015. Assinou contrato até 30 de janeiro de 2020. Cristofer também foi descoberto em São Paulo, e veio para o Tigre em 2016. Seu contrato vai até 30 de janeiro de 2021. Julimar veio de mais longe, de Marabá, no Pará, e chegou em 2015 no tricolor. Seu vínculo recém assinado vai até 23 de fevereiro de 2021.

Diego, Cristofer, Lucas e Julimar estavam no elenco do Criciúma que foi campeão catarinense sub-17 no ano passado e no grupo que foi à Copa São Paulo de Juniores neste ano. "E teremos mais renovações de contrato e profissionalizações na base nos próximos dias", confirma o diretor.

Julimar, Lucas e Cristofer assinam primeiro contrato / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Brasil afora atrás de talentos

O garimpo de jogadores Brasil afora continua. O observador Benevan Ribeiro ficou 14 dias entre Tocantins, Goiás e Maranhão e selecionou três atletas que chegarão nos próximos dias. "Daí eles ficam dez dias treinando aqui no CT e são avaliados. Se aprovarem, ficam", explica Serginho. Agora, Benevan está no Paraná e em maio vai mais longe. Observará atletas em Roraima, no extremo norte do país. Serão avaliados atletas nascidos entre 1999 e 2006 e que treinam no São Raimundo Esporte Clube, de Boa Vista.

Júnior em campo

O Criciúma estreou no sábado passado no Catarinense de Juniores de 2018. O time do técnico Lalo empatou com o Figueirense fora de casa, 2 a 2. Na próxima segunda-feira o Tigre visita a Chapecoense. "Vamos viajar amanhã à noite", detalha Serginho. O jogo será na segunda pois no domingo a Chapecoense tem compromisso em casa pelo Brasileirão, e ontem o time do Oeste foi eliminado da Copa do Brasil Sub-20. "Faremos segunda para não atrasar muito a tabela", completa.

A primeira rodada teve ainda os jogos Tubarão 1x0 Joinville e Avaí 2x0 Chapecoense. Amanhã a segunda rodada começa com Joinville x Figueirense e na segunda jogam, também, Avaí x Tubarão. O time tricolor é a base da equipe que disputou a última Copa São Paulo, a turma da foto abaixo.

 

Por Denis Luciano 20/04/2018 - 12:55 Atualizado em 20/04/2018 - 13:03

Lucas Coelho era a ficha 1 do Tigre em caso de ausência de Zé Carlos. Assim vinha sendo, mas com a chegada de Nicolas, a boa estreia do atacante contra o Atlético Goianiense - fez o segundo gol da derrota por 3 a 2 - e a polivalência dele a ordem mudou no ataque. E no treino secreto de quarta-feira Argel testou o ataque do Criciúma com Mailson, Nicolas e João Paulo. Tudo parecia encaminhado, eis que uma virose tratou de aprontar das suas.

Denis Luciano / 4oito

"O João Paulo está com uma virose forte, então não treinou hoje e só vamos conseguir definir o time amanhã", anunciou o técnico tricolor após o treino apronto da manhã desta sexta-feira no gramado do Heriberto Hülse. Com João Paulo como dúvida, Lucas Coelho ganha lugar como centroavante e Nicolas segue no time, agora pelo lado. Outra dúvida que Argel deixa no ar para o compromisso deste sábado, 19h, contra a Ponte Preta: ele treinou Mailson na direita pois tinha João na esquerda. E agora com Nicolas, que joga nas duas?

Denis Luciano / 4oito

De resto, o Criciúma está escalado. "Futebol não é tênis. No tênis você pega a raquete e resolve lá sozinho". Mais essa para o vernáculo do técnico do Tigre para definir o senso coletivo do Criciúma. "Tenho confiança total em todos. É o mesmo trabalho, é a mesma formação, e não jogamos desculpas nos desfalques". Zé Carlos e Fábio Ferreira, lesionados, deverão voltar na sexta que vem contra o Coritiba. "É o planejamento que estamos fazendo", anunciou o treinador.

Denis Luciano / 4oito

Logo, o Tigre vai a campo neste sábado com Luiz, Sueliton, Sandro, Nino e Marlon, Liel, Barreto e Elvis, Mailson, Lucas Coelho (João Paulo) e Nicolas. Hoje o Tigre estreia sua nova concentração no Hotel Interclass e foram convocados ainda o goleiro Vinícius, os laterais Natan e Enzo, o zagueiro Christian, os volantes Jean Mangabeira e Leandro Melo, os meias Alex Maranhão e Wallacer e os atacantes Andrew e Kalil.

"Futebol é simples e direto. Se a gente tivesse vencido em Goiânia, precisaria ganhar da Ponte. Se tivesse empatado com o Atlético, precisaria ganhar da Ponte. E como perdemos lá, precisamos ganhar da Ponte". Para Argel, a promessa é de um bom jogo. "São dois times de Série A", aponta. Ouça abaixo a entrevista coletiva com Argel.

Argel conversou bastante com Mailson nesta semana / Foto: Denis Luciano / 4oito

 

Por Denis Luciano 19/04/2018 - 19:06 Atualizado em 19/04/2018 - 19:34

O volante Douglas Moreira despediu-se do Criciúma na sexta passada, na derrota para o Atlético em Goiânia por 3 a 2. Na segunda apareceu no CT para abraçar os colegas, na terça comemorou 22 anos e embarcou para o Rio de Janeiro. E no final desta quinta-feira foi anunciado oficialmente como reforço do Fluminense.

"É a realização de um sonho", disse, em entrevista ao site oficial do Fluminense. O clube confirma que Dodi está emprestado pelo Criciúma até o fim do ano.

Além de receber uma compensação financeira, o Criciúma deverá contar com algum jogador emprestado pelo Fluminense.

Por Denis Luciano 19/04/2018 - 17:01 Atualizado em 19/04/2018 - 17:28

Magno Alves está de volta ao sul de Santa Catarina. Mais de vinte anos depois de defender o Criciúma, ele foi apresentado nesta tarde como novo reforço do Atlético Tubarão. O jogador de 42 anos chegou, vestiu a camisa e demonstrou empolgação. "Eu ainda tenho essa ambição. Quando eu parar de ter isso será hora de parar", afirmou, garantindo empenho. Magno não joga há um mês. Seu último clube foi o Novorizontino, e é difícil que esteja em campo domingo, contra o Cianorte, na estreia do Tubarão na Série D do Brasileiro.

"Vou buscar meu espaço, vou correr", assegurou. Magno Alves carrega uma interessante estatística. É o quarto maior artilheiro em atividade no futebol mundial, atrás craques como Cristiano Ronaldo, Messi e Ibrahimovic. "Não vai ficar só de boca, venho com responsabilidade e também para fazer gols. Quando começar as partidas tem que ser bola na rede. Vontade e determinação eu tenho", assegurou. "E não vou ter regalias aqui. Quero ter o mesmo tratamento", arrematou.

Ele é o nono reforço do Atlético Tubarão para o Campeonato Brasileiro. Estão na chave do Peixe na Série D, ainda, a Ferroviária de Araraquara e o Novo Hamburgo. Ouça abaixo a entrevista coletiva de apresentação de Magno Alves.

(Colaboração: Jean Cardoso Jr / Rádio Super Santa)

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito