Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Denis Luciano 10/05/2018 - 17:54 Atualizado em 10/05/2018 - 18:04

Estou longe da sede. Hoje e amanhã cumpro escala da Som Maior e A Tribuna aqui em Linhares, no Espírito Santo, conferindo a espetacular ampliação da unidade da criciumense Brametal.

Mas seguimos ligados no Tigre. E o Criciúma, ao que tudo indica, vai contratar o técnico Luiz Carlos Winck depois da saída de Argel Fucks. Ele foi contactado, recebeu uma boa proposta e a levou ao conhecimento da diretoria do Caxias.

Em seguida, na entrevista coletiva do dia aos colegas de Caxias do Sul, avisou que não falaria sobre o Criciúma. Um dos sinais evidentes de que onde há fumaça, há fogo.

Bem, ao que sabemos, Winck vai treinar o Caxias sabado contra o Nova Iguaçu, no Rio, pela Série D, e depois anuncia o acerto com o Tigre. As partes não confirmam, claro. Colhi de um graduado no Majestoso que "ele é o que queremos", mas que estaria longe e com a porta fechada.

Me parece parte do acerto, silêncio em respeito ao Caxias. Winck fez bom trabalho ano passado tirando o Criciúma de um sufoco danado na Série B.

Aguardemos. O Marco Búrigo tá acompanhando tudo na Som Maior. Estamos ligados, mesmo à distância.

Por Denis Luciano 10/05/2018 - 12:04 Atualizado em 10/05/2018 - 12:10

Com o técnico Argel Fucks, estão de saída do Criciúma os auxiliares Galego e Alexandre Lopes. São as três saídas certas hoje no acerto de contas do Tigre. Há um quarto caso a ser definido nesta tardr: o futuro do preparador físico Rogerio Juidecce.

Há intenção do clube de permanecer com o profissional, que veio por indicação de Argel e vem fazendo um bom trabalho. Acontece que isso passa pela contratação de um novo técnico já que, conforme for, poderá indicar ou exigir a vinda de alguém 

Denis Luciano / 4oito

Em reunião à tarde o presidente Jaime Dal Farra tira uma posição. A tendência é que Rogério vá permanecendo até que o futuro treinador seja contratado.

Na reapresentação dos atletas, às 15h30min, estarão o auxiliar Grizzo como técnico interino e Juidecce na preparação. Gaetano Lupatini e Ramon Fabris são os preparadores efetivos do clube.

Por Denis Luciano 10/05/2018 - 09:58 Atualizado em 10/05/2018 - 10:04

A chegada da delegação em Jaguaruna deu o tom do que estava por acontecer. Argel foi o primeiro a desembarcar. Surpreendeu até os oito torcedores que foram protestar, tanto que ele passou batido, sem maior repercussão. Quando Argel, ainda em Campinas e após a derrota para o Guarani, perguntou “se o time tem o tamanho do campeonato”, indagando a falta de qualificação do Campeonato Catarinense para o Brasileiro, a senha estava dada. O treinador estava de saída.

Ele assume a culpa, aponta dificuldades e elogia o presidente. Confira na entrevista que Argel concedeu para A Tribuna assim que terminou a reunião de ontem.

A Tribuna – Porque você saiu?
Argel Fucks – Foi tranquilo. Conversamos eu, o presidente, o Nei, eu repeti que sem contratar, não tem perspectiva. E com esse time não adianta, esprememos tudo. Se não qualificar vai ficar difícil.

AT – Foi um acordo então?
AF – Foi. Eu não pedi demissão nem fui demitido. Foi um acordo legal, bacana, respeitoso. Eu já tinha colocado o cargo à disposição ontem (terça) após o jogo. Daí o presidente pediu que eu pensasse mais, aí eu avisei que sairia caso empatasse terça. Mas conversamos de novo e achamos melhor eu sair agora.

AT – A relação com os jogadores estava difícil?
AF – Pergunta para eles. Eu não via isso, via eles correndo, brigando, sempre protegi os caras.

AT – Qual a sua culpa nessa campanha?
AF – É total. A responsabilidade é minha. Se o time perde cinco jogos, a culpa não é dos jogadores, é do técnico. Fui bem claro, assumi a culpa. Só tem um responsável, eu.

AT – Você disse que o time não acompanhou o campeonato...
AF – É, conseguimos salvar no Catarinense, mas o campeonato aumentou de dimensão e o nosso time perdeu dois titulares, o Barreto e o Dodi. A briga é para não cair agora.

AT – O presidente está assustado?
AF – Normal. Quando cheguei no Catarinense amigos me disseram para não vir, que era bronca, mas eu gosto do difícil. O presidente foi muito legal comigo.

Argel no Criciúma
Em 2018
14 jogos
5 vitórias
2 empates
7 derrotas
40,4% de aproveitamento

Por Denis Luciano 10/05/2018 - 09:30 Atualizado em 10/05/2018 - 09:44

Motivador, agregador e gerenciador de atletas. É este o perfil do técnico que o Criciúma busca para o lugar de Argel Fucks, que está fora do clube desde ontem à noite.

Pode ser Luiz Carlos Winck? O Criciúma não descarta, e considera o bom trabalho que ele fez no time na temporada passada. É uma possibilidade considerada.

A busca começou efetivamente hoje pela manhã. Ofertas, naturalmente, não faltam. De todos os preços e patamares. "Não vamos fazer loucuras", garantiu o superintendente Robson Izidro.

Com essa mudança, "que será gradual e sem atropelos", o Criciúma aborta a saída de jogadores. Afinal, vai que o novo treinador se interessa por algum dos candidatos a dispensa.

O diretor Nei Pandolfo está conduzindo os negócios com o zagueiro Raphael Silva e com o atacante Lucão. Os dois devem conseguir hoje suas liberações junto ao Goiás. O mais próximo do Tigre é Raphael, que tem salário encaminhado. Lucão fez uma pedida um tanto alta, mas o Criciúma está confiando na ideia de contar com algum reforço na terça, contra o Juventude. Raphael está em Criciúma.

Grizzo será o técnico interino do Tigre. E pode continuar? Pode. Se ganhar do Juventude e der liga, nada impede que ele continue. Argel, já partindo, cancelou a coletiva que concederia hoje de manhã. Sua despedida ficou na nota publicada ontem à noite.

Por Denis Luciano 09/05/2018 - 20:47 Atualizado em 09/05/2018 - 23:49

Encerrada a pouco a reunião de dirigentes do Criciúma e a principal decisão sobre o futuro do time surpreendeu: Argel Fucks não é mais o treinador da equipe. O clube já divulgou nota em seu site oficial, comunicando o comum acordo entre diretoria e o técnico. Argel vai conceder uma entrevista coletiva nesta quinta-feira, às 11h, para explicar a sua saída.

O superintendente Róbson Izidro havia comunicado ontem à noite, após a derrota para o Guarani por 1 a 0, que Argel continuava. Porém, nas últimas horas o próprio treinador manifestou desconforto com a situação tanto que hoje ele comentou conosco, pela manhã, que deixaria o time caso não vencesse o Juventude na terça-feira. Argel revelou, em entrevista a pouco ao blog, que já havia colocado o cargo à disposição ontem, após o jogo em Campinas.

Essa foi a terceira passagem de Argel pelo Criciúma. O encontro não definiu qualquer saída de jogador por enquanto. O clube prioriza, agora, a busca por um substituto para Argel. O auxiliar Grizzo deverá, enquanto isso, comandar a equipe interinamente. Mais detalhes em instantes e a entrevista que fizemos com Argel amanhã no jornal A Tribuna.

Argel emitiu uma nota faz poucos minutos. Confira:

Cricúma, 10/05/2018

Agradeço toda a dedicação do grupo de jogadores, comissão técnica, funcionários, torcedores e também o apoio e suporte que tive da direção durante os 4 meses que estive no comandando do Criciúma Esporte Clube, e em especial ao presidente Jaime Dal Farra.
Deixo o clube com a certeza de que houve esforço, entrega total e 100% de dedicação ao trabalho. 
Que a torcida siga apoiando e incentivando este grupo de jogadores.
Sou muito grato a todos os jogadores pela forma como sempre se dedicaram em campo. 
Deixo o Criciúma com a certeza de ter dado o melhor de mim e com o desejo de que este grupo de jogadores conquiste o melhor. 
Obrigado a todos que estiveram ao meu lado.
Argel Fuchs.

Argel assumiu o Clube na décima rodada do Catarinense com o clube na vice-lanterna da competição, finalizando o campeonato na quarta posição com a mesma pontuação do terceiro colocado. 
Já no Brasileiro não conseguiu uma sequencia boa e após cinco derrotas deixa o clube tendo a certeza de deixar as portas abertas. Argel já dirigiu o Clube em outras duas ocasiões:

2010 – Garantindo o acesso à série B do Brasileiro.
2013 – Garantindo a permanência do clube na série A do Brasileiro. 

Por Denis Luciano 09/05/2018 - 20:35 Atualizado em 09/05/2018 - 20:44

A torcida do Criciúma está revoltada. Não poderia ser diferente. A indignação com a péssima arrancada, a pior da história em Campeonatos Brasileiros, foi representada por oito barulhentos torcedores que, vestindo as cores do Tigre, foram até o aeroporto de Jaguaruna na tarde desta quarta-feira receber a delegação.

Denis Luciano / 4oito

Quando o avião da Azul vindo de Campinas taxeou na pista, já começaram os gritos de "vergonha, vergonha, time sem vergonha". O primeiro a descer foi o técnico Argel Fucks, sucedido pelo presidente Jaime Dal Farra, bastante vaiado. Um dos manifestantes chegou a levar um cartaz com um "Fora Dal Farra" e o mesmo escrito na camiseta que vestia.

Denis Luciano / 4oito

Um contingente reforçado de policiais militares garantiu a segurança. Eles formaram um corredor da porta de desembarque na saída do terminal até a porta do ônibus no qual a delegação embarcou rumo ao CT.

Denis Luciano / 4oito

Na passagem, o goleiro Luiz, o zagueiro Fábio Ferreira e o atacante Lucas Coelho foram os mais vaiados. "Vai para  Sport", ouviu Luiz. Os três passaram de cabeça baixa. Luiz chegou a olhar um dos torcedores que gritou contra ele, mas ninguém esboçou qualquer reação. Mesmo Fábio Ferreira ou Elvis, que no protesto de sábado haviam reagido aos protestos, desta vez tomaram cuidado. A diretoria orientou ainda antes do embarque para que não houvesse qualquer resposta.

Denis Luciano / 4oito

A delegação deslocou-se até o CT onde os jogadores foram liberados e os dirigentes partiram para uma reunião no escritório do advogado Albert Zilli dos Santos, diretor jurídico do Criciúma. O encontro, entre Zilli, o presidente Jaime Dal Farra e o superintendente Róbson Izidro, trata sobre as providências prometidas ainda ontem em Campinas após a derrota para o Guarani. São mais de três horas de conversa e, até agora, nada de conclusivo.

Denis Luciano / 4oito
Denis Luciano / 4oito

 

Por Denis Luciano 09/05/2018 - 11:27 Atualizado em 09/05/2018 - 11:37

As últimas horas são de muita conversa no Criciúma. Em busca de soluções para a crise, a diretoria tenta respaldar o técnico Argel Fucks. Mas ele estipulou uma meta: só continua no Tigre se ganhar do Juventude na próxima terça-feira. Qualquer outro resultado ele pede para sair, confidenciou a um colega ainda em Campinas, de onde a delegação parte depois das 13h.

O presidente Jaime Dal Farra voltou a conversar com o zagueiro Raphael Silva e com o atacante Lucão depois da derrota de 1 a 0 para o Guarani ontem. O clube quer que os dois acelerem as suas liberações junto ao técnico Nei Franco no Goiás. A meta é colocar os dois à disposição já na próxima rodada.

As dispensas estão em estudo. Deverão ser cinco e incluindo até algum dos que vem jogando com mais frequência. As decisões, porém, só devem ser anunciadas amanhã. É que o presidente fará nesta quinta, logo cedo, uma reunião da direção para unificar o discurso, fechar as listas e então partir para a ação. Nomes? Até agora nada. Comenta-se que até o diretor Nei Pandolfo está a perigo.

Todos na concentração em Campinas já estão cientes que haverá um protesto de torcedores na recepção em Jaguaruna em seguida das 15h.

O certo é que o Criciúma corre risco de ser o último da Série B se, ainda nesta rodada, o Boa não perder para o CRB em Maceió.

Por Denis Luciano 09/05/2018 - 08:47 Atualizado em 09/05/2018 - 09:24

A crise está instalada no Criciúma depois da quinta derrota em cinco jogos na Série B. Como mancheteou A Tribuna hoje, o sonho do acesso vai virando um amargo pesadelo. No 1 a 0 sofrido ontem aqui em Campinas contra o Guarani dois aspectos ficaram evidenciados: a força do técnico Argel Fucks e a confiança que a diretoria confere a ele na análise de que falta qualidade no elenco.

Tanto que ainda ontem a direção anunciou atitudes imediatas, que passarão por dispensas, quem sabe até cinco, e contratações, três ou quatro.

Quer dizer que o presidente Jaime Dal Farra abriu a mão? "Não. Quer dizer que precisamos e vamos investir", defende o superintendente Robson Izidro.

As vindas do zagueiro Raphael Silva e do atacante Lucão são as mais cotadas. Depende da liberação pelo técnico Nei Franco no Goiás, o que vem sendo tratado.

Houve uma longa conversa pós jogo na concentração e ficou uma aresta a aparar. No seu discurso Argel argumentou sobre a falta de qualidade. "Não é culpa do esquema se a bola pega na canela". Izidro, em seguida, falou que é hora de "mudar o esquema". Tanto isso está em debate que perguntei ao Argel se os jogadores estão entendendo o que ele pede. "Pergunta para eles", retrucou.

Argel vai ganhar um fôlego. Há uma forte curiosidade no ar sobre as dispensas. Zé Carlos está em uma situação difícil. Acumula lesões, agora de novo, e seu comportamento recente indica as dificuldades. Alex Maranhão não figurou nem no banco ontem. Eltinho ficou dois meses afastado e machucou no primeiro treino. E Luiz Fernando? Na falta de meias, ele voltou, treinou e nem viajou. Wallacer veio como único reserva, o mesmo Wallacer que não faz muito foi reserva de treino de reservas.

E Fábio Ferreira? Rendeu pouco ontem. E Elvis? Conseguiu ser expulso depois de encerrado o jogo, e por reclamação. Pior foi ouvir Elvis dizer que o Criciúma está jogando "contra tudo e contra todos".

O torcedor protestou pichando um portão do Heriberto Hülse. Prometem que essa vergonha estará exposta em manifestação na chegada da delegação em Jaguaruna à tarde. No aguardo das providências prometidas pelo Criciúma. Faltam 33 jogos...

Por Denis Luciano 08/05/2018 - 14:36 Atualizado em 08/05/2018 - 14:59

Campinas, a "Cidade das Andorinhas", é a terceira cidade de São Paulo e está entre as quinze do Brasil em população. A terceira viagem da Rádio Som Maior, do jornal A Tribuna e do 4oito com o Criciúma na Série B nos traz a uma metrópole de interior. Com seus 1,2 milhão de habitantes, a terra do Guarani e da Ponte Preta é cinco vezes maior que a nossa Criciúma.

Denis Luciano / 4oito

A primeira impressão de um viajante de primeira aqui, como é o meu caso, é positiva. Do céu o verde é visível, está em toda parte. A cidade do prefeito Jonas Donizette (PSB) tem ruas arborizadas e largas avenidas que trazem o trânsito intenso.

Denis Luciano / 4oito

O aeroporto é enorme e bem organizado. Condiz com o que ouvi no rádio ontem, que é o melhor do Brasil na atualidade. Fora que nele o Uber pode chegar de boa, ao contrário de alguns outros por aí.  Nem parece que o gestor de Viracopos tem uma dívida milionária...

Quer conhecer uma cidade? Papeie com o taxista e o motorista do Uber. Eles sabem tudo. Do Joel no seu Honda Fit eu soube que há 15 dias a gasolina andava em R$ 3,67 o litro, saltou para R$ 3,90 a R$ 4,20, conforme o posto.

E a morte do torcedor da Ponte no sábado hein. Soube que o morto havia, horas antes, postado no Facebook uma brincadeira ameaçadora. Havia avisado que "hoje vamos matar uma galinha". Os pontepretanos chamam os bugrinos de galinhas. E ele e mais 40 formaram um grupo e, munidos de paus, foram até a casa da avó do presidente da Fúria, a principal torcida do Guarani. O tal presidente estava lá e, ao ver toda aquela turba, não titubeou. Apanhou o revólver e disparou duas vezes. O cara da Ponte, aquele da postagem, morreu.

Não vai dar tanta gente assim no estádio hoje. Torcida do Guarani anda assustada. A tarde é muito agradável, com tempo parcialmente nublado e 27 graus. Ah, e Campinas faz aniversário junto com o nosso big boss Adelor Lessa, 14 de julho. Alguns aninhos os separam, já que a cidade vai completar 244...

Futebol Som Maior a partir das 18h para Guarani x Criciúma. Vem com a gente e... pra cima deles, Tigrão!

Por Denis Luciano 08/05/2018 - 10:23 Atualizado em 08/05/2018 - 12:38

No embalo das repatriações, o Criciúma tenta se reforçar com mais dois jogadores que tiveram sucesso no Heriberto Hülse: o zagueiro Raphael Silva e o atacante Lucão. Os dois estão no Goiás que começou a Série B tão mal quanto o Tigre, ao menos tem 1 ponto, mas já trocou de técnico, Hélio dos Anjos por Ney Franco.

O técnico Argel Fucks avaliza, assina embaixo e vê com bons olhos. Os dois, em forma, chegariam para jogar e se enquadram em duas das quatro funções prioritárias dos reforços pedidos por ele. Faltariam o segundo volante e o atacante de lado.

Raphael deixou saudades na zaga

Raphael Silva tem 26 anos e jogou duas temporadas no Criciúma, em 2016 e 2017. Fez 95 jogos e 5 gols com a camisa tricolor. Ele está em Criciúma desde o fim de semana. Sua esposa veio dar à luz na cidade e Raphael tem um apartamento no Centro. O bebê se chama João Gabriel e nasceu pela manhã no Hospital da Unimed com 52cm e 3,5kg.

Lucão, também com 26 anos, esteve no Tigre no ano passado, veio do América de Natal por indicação do técnico Luiz Carlos Winck e anotou 10 gols em 27 partidas, sendo o goleador do time na Série B. Ele vem sendo pouco aproveitado no Goiás. 

Lucão fez gols no ano passado pelo Tigre

Vale lembrar que o Criciúma com Argel já repatriou os laterais Sueliton e Marlon, o zagueiro Fábio Ferreira e o atacante Zé Carlos. Vamos detalhar o assunto ainda hoje no Futebol Som Maior direto de Campinas a partir das 18h.

Por Denis Luciano 07/05/2018 - 22:47 Atualizado em 08/05/2018 - 15:58

Está definida a Série C do Campeonato Catarinense de 2018. A competição começa em 16 de setembro com oito clubes divididos em dois quadrangulares. O Próspera terá como adversários, na primeira fase, o Clube Atlético Itajaí, o Curitibanos Esporte Clube e a Associação Atlética Orleans. "Ficou bom, regionalizado", comemorou o presidente Dorval Arriola, que participou do congresso técnico da tarde desta segunda-feira na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF) em Balneário Camboriú.

No outro grupo estão o Carlos Renaux de Brusque, o Caçador, o Porto de Porto União e o Jaraguá. Clubes que haviam manifestado interesse em disputar na reunião preparatória de novembro do ano passado ficaram de fora, casos do Jaraguá, Atlético de Ibirama, Caxias de Joinville, XV de Outubro de Indaial e Xanxerê. O Imbituba confirmou que não é desta vez que volta.

Presidente Dorval Arriola e a volta do Time da Raça / Foto: Marco Búrigo / 4oito

O Próspera correu contra o tempo para conseguir os laudos exigidos para liberação do estádio Mário Balsini. "Ontem e hoje o engenheiro entregou os últimos laudos, entregamos tudo hoje na FCF. Haverá uma vistória pela Polícia Militar em 60 dias mas já está tudo certo com a nossa estrutura", garantiu Arriola.

Diretoria do Próspera com o presidente Rubens Angelotti, da FCF / Foto: FCF / Divulgação

A primeira fase será disputada em turno e returno dentro das chaves, com os dois melhores de cada grupo avançando à semifinal. Somente o campeão será promovido para a Série B de 2019. A competição é sub-23, com cada clube podendo inscrever até cinco atletas com mais de 23 anos. Cada time deverá inscrever ainda uma equipe sub-20, que terá as mesmas chaves e jogos, cujas tabelas serão apresentadas já nesta terça-feira.

Hoje as escolinhas treinam no campo do Próspera / Foto: MC10 Esportes

O campeonato da base começa no dia 17 de junho, enquanto os profissionais iniciam em 16 de setembro. A FCF está isentando os clubes de taxa de arbitragem na base. "E poderá nos dar um desconto no profissional, dependendo de um patrocínio que está sendo vendido", informou o presidente do Próspera. Nas inscrições, a FCF vai cobrar R$ 1,5 mil para um pacote de 30 jogadores inscritos na base e o registro dos jogadores profissionais terá um desconto de 60%. "O presidente da FCF (Rubens Angelotti) demonstrou muita preocupação com os times da Série C, por isso todos esses incentivos", destacou Arriola.

Será o retorno do Próspera a competições profissionais, cuja última participação foi em 2010 na Série B estadual. Ainda não há detalhes sobre comissão técnica e jogadores. "Nosso primeiro esforço era para adequar a estrutura e colocar o time no campeonato. Agora vamos para a montagem da equipe", concluiu o presidente.

A bola vai rolar no Mário Balsini / Foto: MC10 Esportes

 

Por Denis Luciano 07/05/2018 - 11:59 Atualizado em 07/05/2018 - 12:01

O Criciúma vai se defender mais contra o Guarani. "Hoje no futebol todo mundo marca e todo mundo joga", atenuou o técnico Argel Fucks, na entrevista coletiva da manhã desta segunda-feira, após o treino apronto no CT. "Nosso sistema é o mesmo que Palmeiras, Grêmio, Flamengo, Inter", citou. "Uma trinca de meio para ter um jogo apoiado", frisou, confirmando o time que ele antecipou ao blog e informamos ontem.

Vai o Tigre amanhã contra o Guarani com Luiz, Sueliton, Sandro, Fábio Ferreira e Enzo, Liel, Eduardo e Elvis, João Paulo, Lucas Coelho e Mailson. "Todo mundo tem que pensar em defender, vamos jogar um pouco como time pequeno. Depois é sair para matar o jogo". Argel está preocupado com as chances perdidas. "Temos criado, controlado mas desperdiçado muito".

Ronaldo é o goleiro reserva. Vinícius está na Seleção / Foto: Denis Luciano / 4oito

Ele lembrou que testou também uma formação com três volantes, com Jean Mangabeira no lugar de Mailson, mas esse é o plano B para alguma circunstância do decorrer da partida. "Estamos todos preocupados, é uma fase ruim", afirmou, reforçando o pedido de apoio para a torcida. "Não merecíamos ter perdido os quatro jogos", lembrou. "Esse jogo é fundamental, difícil", apontou, citando que o Guarani vem de derrota para a Ponte Preta no clássico do último sábado. "Estamos dando um pouco de azar também", avaliou. Abaixo, a entrevista coletiva com Argel. Ouça!

O atacante Zé Carlos está fora por suspensão. Mas também por lesão. "De qualquer forma ele não estaria em campo, sentiu de novo aquela lesão na coxa", antecipou Argel ainda ontem para o blog. Marlon também cumpre suspensão. "É aquele nervosismo que o time vem sentindo".

Alex Maranhão não viaja para Campinas / Foto: Denis Luciano / 4oito

Outra baixa é Barreto. O volante foi emprestado para a Chapecoense, o que as partes oficializaram no sábado. "Barreto foi importante dentro da equipe por mais de quatro anos. Quando eu cheguei o Barreto e o Dodi me procuraram e já tinham vontade de sair. Quando um jogador não quer ficar não adianta insistir", revelou Argel.

Argel bate papo com Mailson, de volta ao time / Foto: Denis Luciano / 4oito

O Tigre viaja nesta tarde para Campinas tentando superar a marca negativa, pois o time faz a pior arrancada da sua história no Campeonato Brasileiro. Estão na lista da viagem os goleiros Luiz e Ronaldo, os laterais Sueliton, Enzo e Natan, os zagueiros Sandro, Fábio Ferreira, Nino e Christian, os volantes Liel, Eduardo e Jean Mangabeira, os meias Elvis e Wallacer e os atacantes João Paulo, Lucas Coelho, Mailson, Andrew, Kalil e Nicolas.

Por Denis Luciano 07/05/2018 - 09:45

Desde a chegada de Argel Fucks, o Criciúma contratou sete jogadores. Seis são da cota do treinador. E isso admitido por ele mesmo. "Sim, eu pedi esses seis, e dos seis cinco estão jogando". Argel refere-se a Zé Carlos, Marlon, Sueliton e Fábio Ferreira, que vieram durante o Catarinense, Liel e Nicolas, que chegaram para o Brasileiro. 

Mas teve outra contratação: o volante Leandro Melo. "Ele é uma contratação política", contou o treinador. Como assim, política? "Ele é da região, a esposa dele é da cidade, a família também. E ele gostaria de encerrar a carreira no Criciúma", emendou. "Mas ele é um cara de grupo, não tem problema de vaidade, está nos ajudando muito e quer ser útil. Mas não era uma prioridade nossa, foi uma escolha da diretoria".

Leandro Melo, uma contratação política segundo Argel / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

De resto, Argel disse na conversa conosco ontem à noite no Papo de Bola, na TV Litoral Sul, que precisaria de "no mínimo mais quatro reforços". "Um zagueiro, um segundo volante, um centroavante e um atacante de velocidade". Se pudesse trazer um só reforço, qual seria a prioridade número 1? "Um zagueiro", responde. Sinal que Argel está preocupado com a reposição de Sandro e Fábio Ferreira. Hoje ele dispõe de Nino e, de resto, Christian e Jacy Maranhão. É pouco mesmo, em experiência e número, em se tratando de um campeonato pesado como a Série B.

Argel precisa de quatro, mas não tem reforço à vista / Foto: Caio Marcelo / Criciúma EC

Mas o técnico está realista sobre a vinda de mais jogadores. Não tem ninguém à vista, ninguém a caminho. "Está difícil", aponta, citando o orçamento limitado e a falta de opções no mercado. Argel lembrou que, no adversário de amanhã, o Guarani, a dupla de zaga estava entre os nomes indicados por ele para possíveis contratações. "O Éverton Alemão foi destaque do Campeonato Gaúcho, fez cinco gols pelo São José, e o Edson, o outro zagueiro, fez um grande Campeonato Paulista pelo Mirassol". Como o Criciúma não conseguiu traze-los, hoje os dois formam a dupla defensiva titular do Guarani e estarão do outro lado nesta terça.

Por Denis Luciano 07/05/2018 - 08:00

O Criciúma está escalado para enfrentar o Guarani amanhã em Campinas. O técnico Argel Fucks anunciou o time ontem à noite, no bate papo conosco no Papo de Bola, nosso programa semanal das noites de domingo na TV Litoral Sul. Em um papo de quase uma hora e meia, o treinador contou de tudo um pouco. Foi uma ótima conversa, que vamos compartilhando por aqui pelo 4oito e na Som Maior.

Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Argel andou testando um sistema com três volantes, mas esse é o plano B. "Para quando estivermos ganhando e precisarmos segurar um pouco", disse, confiante de que algum ponto finalmente será conquistado. Vai o Tigre com Luiz, Sueliton, Sandro, Fábio Ferreira e Enzo, Liel, Eduardo e Elvis, João Paulo, Lucas Coelho e Mailson. "Eu gosto de atacar. Sou um treinador ofensivo".

Mailson voltando ao time titular / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Falta convicção para Argel? Os esquemas alternados e as mudanças no time jogo após jogo fazem um setor da torcida bater nessa tecla crítica. "Não. Tudo o que eu faço é por convicção e treinado. Não tem invenção", disse. "E não vou pedir nada aos jogadores que eu não tenha treinado". Argel lembrou que, os três volantes que chegou a especular para Campinas, também já foram utilizados, na estreia dele, contra o Figueirense. "E fomos mal com os três volantes".

Fábio Ferreira de volta após quatro jogos / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Oportunidade não tem faltado para os jogadores, garantiu Argel. "Já usamos mais de 80% do plantel". Um dos nomes que mencionamos na conversa a respeito de chances foi Alex Maranhão. "A gente deu muitas oportunidades sim. Mas ele é comprometido, profissional, o primeiro a chegar e último a sair". Sobre o treino fechado, expediente que ele usou pela segunda vez no sábado, o treinador justificou que "é para ter um pouco de paz e tranquilidade e privacidade para fazer algo diferente".

Hoje tem o apronto para o jogo com o Guarani / Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Argel comentou sobre os afastamentos de quatro jogadores que ele promoveu no dia 18 de março, depois do empate com o Brusque. "Estávamos com risco de cair. Precisávamos dar uma chacoalhada no grupo". O técnico admitiu que foi uma providência "para cobrar mais comprometimento e empenho do elenco" a retirada de Carlos Eduardo, Eltinho, Luiz Fernando e Siloé para reforço físico. "E deu certo. Depois, ganhamos quatro seguidas". O treinador retratou-se sobre Eltinho, "talvez o afastamento injusto", embora tenha pontuado que logo no retorno do jogador, no treino de sábado, ele sofreu nova lesão muscular. De resto, ele elogiou muito Carlos Eduardo e Luiz Fernando.

Argel revelou a real razão dos afastamentos de jogadores / Foto: Caio Marcelo / Criciúma EC

Nicolas deixou o time titular, em se confirmando a escalação que Argel confirmou para amanhã. "Ele teve uma, duas, três chances e a coisa não aconteceu. Ninguém tem lugar cativo no time". E assim havia sido com Mailson antes, que pegou banco e agora está de volta. Por outro lado, elogios a Eduardo, o volante que pela primeira vez será titular. "Está sendo uma grata surpresa. A bola não queima o pé dele".

João Paulo e Nicolas fazem as três funções do ataque, mas só JP segue titular
Foto: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Antes do papo deste domingo, Argel assistiu o Grêmio ganhar do Santos e o Flamengo derrotar o Internacional pelo Brasileiro, e ainda teve tempo de ir na missa rezar. "Lá um torcedor me abordou e pediu pra gente ganhar logo". Ele não se incomoda com as cobranças. Tanto que vem trabalhando a ideia de comprar uma casa e se fixar em Criciúma. Por enquanto, está morando em um hotel, e a sua esposa e filhos continuam em Porto Alegre. "Gosto daqui", conclui.

Argel anda pensando na compra de uma casa em Criciúma / Foto: Caio Marcelo / Criciúma EC

 

Por Denis Luciano 07/05/2018 - 07:05

Quando perdemos o Francisco Milioli Netto, em 6 de abril, nos demos conta que ele completaria 78 anos dali um mês. E nos preparamos para fazer algum resgate. Dias depois da perda do nosso ícone, fui ao escritório do Sandro, um dos quatro filhos do velho Chico, e com ele consegui por empréstimo uma preciosa pasta preta, cuidada com muito carinho pela dona Marlene (fique tranquila, está bem cuidada e hoje sem falta estará nas mãos do Sandro!).

Pois bem, leituras e cópias depois, me deparei com algumas pérolas do arquivo do Milioli, como recortes de jornal. Muitos. Desde a matéria do co-irmão Diário de Notícias (junto com a TV Litoral Sul, os únicos veículos onde trabalhei com o Chico) a respeito de um infarto que ele sofreu em 1999 até a série de reportagens que o David Coimbra escreveu no saudoso Jornal da Manhã lá em 1995 sobre os ícones do rádio. Na época, os personagens João Sônego, Clésio Búrigo e ele, o Chico, estavam entre nós ainda.

E fotos. Muitas fotos. Com esse rico conteúdo em mãos, fomos trabalhando, conferindo, pesquisando mais e guardando para o dia 7 de maio. Seria a nossa singela homenagem ao Milioli no dia em que completaria 78 anos, hoje. E lá está em A Tribuna. Na capa, uma das fotos reproduzidas pelo Daniel Búrigo e muito bem escolhida pela nossa editora Mayara Cardoso, do Chico em um preto e branco que dão o contexto para alguém que foi além do seu tempo. "Ele soube envelhecer na boa graça", define o jornalista Nei Manique.

Aliás, nos apropriamos de impressões e depoimentos de colegas, desde David Coimbra escrevendo sobre Chico em 95 até Nei, Adelor Lessa, Mário Lima, Paulo Coutinho e muita gente que, direta ou indiretamente, contou histórias do "fenemê". Eu só soube o porque desse apelido com a perda do Milioli. E a razão do apelido, a gente também conta na matéria. Como reportamos, também, algumas das muitas passagens folclóricas, algumas até parecidas com anedotas, mas não. Afinal, "ele era quase 100% humor", conforme nos disse com precisão o Mário Lima, que por tantos anos dividiu microfones com o Milioli.

Essa eu não contei na matéria, mas batalhei muito, quando coordenador de esportes na Eldorado, para viabilizar a que teria sido última admissão do Milioli lá na emissora dos Salvaro. Não era uma operação muito fácil, fruto das convicções do Chico (quem o ouvia na Transamérica e Difusora sabe do que estou falando). Umas seis conversas por telefone depois, eu estava quase dobrando o Chico a aceitar uma proposta, mas um detalhe encerrou a conversa. Não realizei o sonho de fazer rádio com ele.

Mas isso é um grão de areia perante a uma das importantes considerações que, tratando do Milioli da comunicação, escrevemos nessa matéria. O legado que ele deixou para o rádio do sul de Santa Catarina. Como bem nos lembrou o Nei Manique, foi o Chico o grande coordenador da transformação da Eldorado em uma emissora 100% jornalística, isso em 1993. Foi uma façanha para a época, e reuniu gente do quilate do Nei, do Adelor, do Otaran, David, Sônego, Clésio e uma gente fantástica. Fez história no dial o Chico. Pioneiro, pensador, criativo mas sem perder a graça. Recomendo a leitura. Foi desafiador, afinal havia muito mais a escrever e o Milioli mereceria muito mais páginas. Fez história para isso. Quem sabe um dia...

 

Por Denis Luciano 07/05/2018 - 00:25 Atualizado em 07/05/2018 - 00:33

Dois clubes da Série A estão tentando tirar o goleiro Luiz do Criciúma. Sport Recife e Vitória mantém contatos praticamente diários, por intermédio dos seus agentes, com representantes do jogador e do Tigre na tentativa de levar o atleta. "Eles ligam o tempo todo. Querem muito", confirmou o técnico Argel Fucks, com quem batemos um longo papo na noite deste domingo no programa Papo de Bola, que apresentamos na TV Litoral Sul.

"Ele é meu capitão, meu jogador de confiança e tem carta branca dentro de campo", diz Argel, quando questionado sobre o momento de Luiz, que cometeu algumas falhas nas últimas partidas. "Ele tem alta qualidade e muito tempo no Criciúma. E se tem esse assédio todo, é por alguma razão né", completa o treinador. "Ele não se ilude com nada", afirma, referindo-se tanto à repercussão dos erros quanto ao assédio de outros clubes, sublinhando a tranquilidade, maturidade e equilíbrio do camisa 1.

Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Pedida alta e a sugestão

O Criciúma está pedindo R$ 2 milhões de indenização para liberar Luiz, que tem contrato até o final de 2020. O valor, claro, não é confirmado pelos dirigentes, mas foi isso que o clube repassou aos interessados. Se é negociável? Claro. E uma conta já foi feita. Luiz, com seus R$ 65 mil de salários, poderia render um bom dinheiro com esta rescisão e ser substituído por um goleiro como Agenor - aquele mesmo que subiu da Série C em 2010 no tricolor -. Ele ganha R$ 40 mil justamente no Sport, sua atual equipe e um dos interessados em Luiz, o que poderia até facilitar algum negócio. Foi uma sugestão recebida pelo presidente Jaime Dal Farra que, pelo sim, pelo não, vem pensando.

Por Denis Luciano 06/05/2018 - 10:51 Atualizado em 06/05/2018 - 10:59

O Criciúma não vai tomar gols em Campinas. A convicção é do lateral esquerdo Enzo, o mais jovem do time que entrará em campo na terça-feira, no Brinco de Ouro, em jogo da quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. "Vamos jogar fechados, esperando uma oportunidade de fazer um gol. Não vamos tomar gol nesse jogo", afirmou. Enzo entra no lugar do suspenso Marlon. O Tigre tem a defesa mais vazada da competição, com nove gols sofridos. "A gente toma muito gol. A principal ideia que o Argel quer passar é não tomar gol, é marcação, pois um a gente vai fazer".

Enzo no papo de hoje / Foto: Denis Luciano / 4oito

O técnico Argel, em rápido bate papo informal com a reportagem durante o treino da manhã deste domingo no Ginásio Colombo Salles, confirmou que vem pensando em uma equipe mais defensiva. Ele especulou até a possibilidade de colocar três volantes. Além de Liel e Eduardo, que já estão escalados, Jean Mangabeira pode aparecer na vaga de Mailson, formando assim um 4-4-2.

Mas a tendência maior, ainda, é pelo 4-2-3-1 testado no trabalho fechado de ontem. Com a dúvida, o time provável do Criciúma é Luiz, Sueliton, Sandro, Fábio Ferreira e Enzo, Liel, Eduardo e Elvis, João Paulo, Lucas Coelho e Mailson (Jean Mangabeira).

Treino de domingo foi no ginásio / Foto: Denis Luciano / 4oito

Enzo está feliz pela oportunidade, mas ciente da reponsabilidade. "Vamos mostrar que o Criciúma tem coisas boas na base. Reclamam mas a gente trabalha firme para esse momento chegar e mostrar que o trabalho não está sendo em vão", disse, em entrevista coletiva na manhã deste domingo, após o treino.

Sobre a pressão - ontem teve protesto de torcedores no Heriberto Hülse -, Enzo diz que os jogadores entendem a razão dos manifestantes. "Eu entendo essa pressão. O Criciúma é grande e não pode estar passando por essa situação", disse. "Eles vem para assistir a gente jogar, se a gente tira eles de casa e não faz um bom serviço, eu me pondo no lugar deles estaria do mesmo jeito", comenta o lateral. Ouça abaixo a entrevista com Enzo.

Enquanto caía uma chuva fina, os jogadores fizeram um treino físico e com bola no ginásio, observado por Argel. O treinador comentou conosco, ainda, sobre o Guarani e o jogo de sábado, derrota por 3 a 2 para a Ponte Preta. "Tem vários jogadores que eu conheço lá. O Bruno, eu lancei como goleiro aqui no Criciúma. O Rondinelly é um dos destaques deles. Eles jogam com três no meio, sendo dois volantes, e três na frente", observa. O zagueiro Everton Alemão chegou a ser pretendido pelo Tigre, acabou indo para Campinas depois de um bom Campeonato Gaúcho pelo São José de Porto Alegre.

O apronto do Tigre será nesta segunda, às 9h, no Majestoso. A delegação viaja à tarde para Campinas. Enquanto isso, o que restou do protesto de sábado, a faixa, já estava caída na calçada rente ao estacionamento dos jogadores.

Denis Luciano / 4oito

O Criciúma não vai bem no Campeonato Catarinense de base. Ontem os times sub-15 e sub-17 estrearam com derrotas diante da Chapecoense no CT. O sub-15 perdeu por 2 a 1 e o sub-17 tomou 3 a 2 do clube do Oeste. O sub-20 está na lanterna do Catarinense. Na sexta, perdeu para o Joinville por 3 a 0 fora de casa. As equipes sub-15 e sub-17 voltam a campo pelo Estadual no dia 19, contra o Avaí, novamente no CT.

Base perdeu no sábado / Foto: Criciúma EC / Divulgação

 

Por Denis Luciano 06/05/2018 - 07:45

Se faltou frieza para Elvis e Fábio Ferreira, que retrucaram os torcedores nas vaias da tarde passada no protesto no Heriberto Hülse, o goleiro e capitão Luiz teve mais sangue frio para encarar a pressão dos cerca de 15 tricolores que esticaram uma faixa e deram o recado ao final do treino de ontem.

"Mão de alface" improvisada por torcedor para criticar Luiz / Foto: Denis Luciano / 4oito

"Seu frangueiro", "parou de jogar?", "mão de alface", "vai para o Sport, vai" e "vadio" foram algumas das frases desferidas pelos torcedores enquanto Luiz fazia o curto caminho entre o acesso do estádio ao estacionamento dos jogadores e o ponto onde seu carro vermelho se encontrava estacionado. Assista abaixo:

O goleiro olhou por alguns segundos para o grupo mas não esboçou reação. Luiz foi o mais vaiado e os torcedores reclamaram muito de algumas falhas do goleiro na arrancada da atual Série B, nas quatro derrotas já sofridas pelo Criciúma.

Minutos antes, Elvis não teve a calma de Luiz e acabou respondendo aos apupos e xingamentos com um "vai tomar no c..." em alto e bom som, reforçando a irritação da galera que ali estava. Já Fábio Ferreira ergueu um dos dedos médios em direção aos torcedores enquanto ouvia "vamos honrar a camisa", "isso aqui não é spa", "cachaceiro" e outras.

PM garantiu segurança durante protesto no HH / Foto: Denis Luciano / 4oito

Depois das reações de Fábio e Elvis e da neutralidade de Luiz, houve ainda aplausos para os jovens jogadores, que foram poupados, e a conversa com Sueliton. O Criciúma volta a treinar hoje às 9h no Heriberto Hülse. No treino de ontem, Argel encaminhou o time com o retorno de Mailson ao ataque como principal novidade. O Tigre volta a campo terça-feira, em Campinas, contra o Guarani.

Faixa que abriu e fechou protesto deste sábado / Foto: Denis Luciano / 4oito

 

Por Denis Luciano 05/05/2018 - 21:00 Atualizado em 05/05/2018 - 22:17

Um belo clássico entre Guarani e Ponte Preta fechou a quarta rodada da Série B. Foi uma boa oportunidade para o Criciúma observar o Guarani, adversário do Tigre na terça no Brinco de Ouro.

"Saímos vencendo. Faltou maturidade", lamentou o meia Ricardinho, ex-Criciúma e hoje do Guarani, depois da derrota por 3 a 2 em casa.

Um gol contra de Danilo Barcelos, aos 12 minutos, colocou o Bugre na frente. A Ponte virou com Reginaldo aos 22 e André Luís, aos 24 minutos. André Luís anotou o terceiro aos 11 e Rondinelly descontou aos 22 da etapa final.

André Luís comemorou vestindo a máscara da Macaca

No Guarani se destacou ainda o goleiro Bruno Brigido, formado no Criciúma, e joga também o volante Baraka, ex-Tigre. O atacante Roberto, que jogou em 2016 no Criciúma, estreou na Ponte, que tinha Paulinho titular e João Vitor no banco, outros ex-Tigre.

A Ponte subiu para o oitavo lugar com seis pontos e na próxima rodada visita o líder Vila Nova.

O Vila bateu o Goiás por 3 a 1. Os gols foram de Alan Mineiro (foto, duas vezes) e Reis, Rafinha descontou. O jogo foi de torcida única do Goiás que ao final teve uma forte briga com PMs.

Ainda hoje o Avaí empatou na Ressacada, 1 a 1 com o São Bento.

E restam apenas dois times sem pontuar após quatro rodadas: Criciúma e Boa Esporte.

 

Por Denis Luciano 05/05/2018 - 18:43 Atualizado em 05/05/2018 - 18:50

Um Criciúma mudado para tentar os primeiros pontos na Série B na terça-feira contra o Guarani, em Campinas. Foi o que testou o técnico Argel Fucks na tarde deste sábado em treino fechado no Heriberto Hülse. Ele montou o Tigre no 4-2-3-1 com Fábio Ferreira voltando na zaga, Enzo ganhando a lateral esquerda, Eduardo fazendo dupla com Liel no meio e Mailson aparecendo de volta no ataque.

Denis Luciano / 4oito

Assim, o Tigre que arrancou o treino teve Luiz, Sueliton, Sandro, Fábio Ferreira e Enzo, Liel, Eduardo e Elvis, João Paulo, Lucas Coelho e Mailson.

No primeiro tempo do treino o time reserva teve Ronaldo, Natan, Nino, Christian e Eltinho, Leandro Melo, Jean Mangabeira e Wallacer, Luiz Fernando, Nicolas e Andrew.

Denis Luciano / 4oito

Na segunda etapa, Argel promoveu mudanças. Chamou Elvis, conversou e mandou ele para o banco, colocando Nicolas na função. Depois, Nino entrou no lugar de Sandro, Jean Mangabeira treinou na vaga de Liel e, mais adiante, Luiz Fernando substituiu Nicolas.

Argel chamou Elvis e poupou ele no segundo tempo / Foto: Denis Luciano / 4oito

Alex Maranhão só foi aparecer entre os reservas durante a segunda etapa do treino, a exemplo de Kalil e Jacy Maranhão. Lucas Coelho fez o único gol do treino, na etapa final. Ficou o sentimento de que o time para terça é o da etapa inicial do treino, aquele que a gente vinha projetando apenas com Mailson como novidade, voltando aos titulares. Tem treino de novo neste domingo, às 9h, e o apronto na segunda-feira, também às 9h. Na segunda à tarde a delegação viaja para Campinas.

Denis Luciano / 4oito

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito