Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Denis Luciano 19/04/2018 - 07:15

Fechar treino ganha jogo? Pode ser. Apostando na necessidade de ajustar um time com desfalques bastante sentidos o técnico Argel Fucks ordenou cadeado nos portões ontem para arrumar o Criciúma que encara a Ponte Preta sábado. No trabalho da tarde passada, no Heriberto Hülse, foi possível dar aquela espiada inicial que indicou três novidades: os volantes Barreto e Liel e o atacante Nicolas.

Daniel Búrigo / A Tribuna

Na foto acima, a sensibilidade e habilidade do nosso Daniel Búrigo, fotógrafo de A Tribuna. Este clique está na capa do nosso jornal hoje. Tem a necessária distância para respeitar o sigilo pedido pelo Criciúma mas traz a imagem do necessário registro jornalístico, que se impõe. Na foto abaixo, também do Daniel, o cadeado em um dos portões. O necessário cadeado de Argel.

Depois da arrancada do treino secreto, Argel certamente testou variáveis, tanto de escalação quanto de sistema, mas daí fica por conta dele e das suas convicções. A propósito delas, o treinador manteve uma lógica. Reiterou, pós derrota para o Atlético Goianiense por 3 a 2 na sexta-feira, que é adepto dos três atacantes, e assim deve continuar.

Daniel Búrigo / A Tribuna

O Criciúma treinou ontem com Luiz, Sueliton, Sandro, Nino e Marlon, Liel, Barreto e Elvis, Mailson, Nicolas e João Paulo. Dessa turma, as três novidades que se entrelaçam: Barreto que herdou a vaga de Douglas Moreira, Liel que veio do Tubarão e toma o posto de Jean Mangabeira e Nicolas, que reestreou fazendo um dos gols em Goiãnia e agora tem a chance de provar a sua polivalência substituindo Zé Carlos.

Tivemos acesso, ontem à tarde, ao aquecimento. Nele, espiamos bastante o goleiro Luiz. É que enquanto ele treinava no Majestoso seu nome estava especulado lá em Recife, já que o Sport procura um goleiro para o lugar do lesionado Magrão. O reserva por lá é Agenor, conhecido da torcida do Tigre, com o qual subiu da Série C em 2010. Mas o Criciúma respira tranquilo. Luiz tem contrato até 2020 e não sinaliza com qualquer interesse de sair. A não ser, claro, que venha alguma proposta tentadora, o que não é muito provável.

Luiz com os demais goleiros e o preparador Mauricio Dacoregio / Foto: Denis Luciano / 4oito

Zé recupera-se de uma lesão de grau 1 na coxa e deve reaparecer na sexta da semana que vem contra o Coritiba, fora de casa. Outro lesionado, Fábio Ferreira, demorará um pouco mais para voltar. O zagueiro ainda está em recuperação da lesão muscular de grau 3, que sentiu na despedida do Campeonato Catarinense contra o Hercílio Luz. O atacante Caio não será opção para o banco nos próximos dias pois também sofreu uma lesão e foi entregue ao DM. É grau 1 na coxa direita, não deve demorar tanto.

Aquecimento antes do treino secreto de ontem / Foto: Denis Luciano / 4oito

O treino de ontem contou com uma visita especial no Heriberto Hülse: o preparador físico Reverson Pimentel. Ele já havia trabalhado no Tigre com Argel, que revelou recentemente a intenção de trazê-lo de volta. Ocorre que Pimentel renovou seu contrato com o Red Bull Brasil, em São Paulo, e o Tigre trouxe Rogério Juidicce, que vem agradando.

 

Preparador físico Reverson Pimentel visitou o Tigre ontem / Foto: Denis Luciano / 4oito

A expectativa agora cerca os treinos de hoje e amanhã para ver o que Argel aprontará. Manterá o time sob sigilo até uma hora antes do jogo? Tem mais cartas na manga para testar? Prepara alguma surpresa para a Ponte Preta? A aguardar.

Por Denis Luciano 18/04/2018 - 20:54 Atualizado em 18/04/2018 - 20:58

Depois de dirigir o comercial e o marketing do Criciúma e desempenhar funções semelhantes na SC Clubes e prestando serviços à Federação Catarinense de Futebol (FCF), o criciumense Cláudio Gomes encara um grande desafio. É, desde segunda-feira, o gerente comercial de competições da CBF. "Esse cargo foi criado para nós, fui convidado pelo diretor comercial Gilberto Rato, da CBF, e viemos para fazer um trabalho focado nos clubes das séries B, C e D do Brasileiro", antecipa.

Cláudio conta que vai atuar, em um primeiro momento, na captação de recursos, e depois partirá para a capacitação dos setores de marketing de todos os clubes da segunda, terceira e quarta divisões nacionais. "Serão perto de 108 clubes envolvidos", conta. Ele já despacha no Rio de Janeiro desde o começo da semana e vem tendo vários contatos com o presidente recém eleito da CBF, Rogério Caboclo. "É um homem inteligentíssimo, sou fã dele", afirma.

Um clube como o Criciúma recebe, nesta temporada, R$ 6 milhões por direitos de TV da Série B. "Nesse ano os clubes da Série B já vão ganhar algo mais com as vendas que tentaremos fazer de placas. Mas para o futuro temos outros planos, nossa meta é que a TV seja apenas uma parte da receita mais adiante", comenta. Mais da ida de Cláudio Gomes para a CBF a gente conta no jornal A Tribuna nesta quinta-feira.

Cláudio com Luiz Henrique Ribeiro, presidente da SC Clubes e do Atlético Tubarão / Foto: FCF / Divulgação

 

Por Denis Luciano 18/04/2018 - 17:19 Atualizado em 18/04/2018 - 17:29

O portão foi fechado, o treino sem acesso da imprensa mas, claro, a gente conseguiu dar uma espiada. E conferir que o técnico Argel Fucks está testando mudanças no Criciúma para encarar a Ponte Preta no sábado. Pelo menos o time do começo do treino foi possível espiar. Liel e Barreto no meio e Nicolas no ataque são as novidades.

Denis Luciano / 4oito

Sem Zé Carlos, Argel tem ainda Lucas Coelho e Kalil como opções, mas optou por Nicolas, ao menos na arrancada do treino. Se depois, com o decorrer da atividade, ele fez alguma alternância, aí os portões fechados do Heriberto Hülse não permitiram identificar. Zé tem lesão de grau 1 na coxa direita, está em tratamento e deverá retornar na terceira rodada, sexta-feira da semana que vem, contra o Coritiba fora de casa na terceira rodada da Série B.

Denis Luciano / 4oito

Liel ganhou o lugar de Jean Mangabeira como primeiro volante. Talvez naquela linha de raciocínio que Argel nos expôs na segunda à ontem, na conversa ontem trazida aqui no blog e em A Tribuna, colocando que com Liel ganharia poder de marcação. Barreto, o segundo volante, cumprirá a função de Douglas Moreira. Ele apareceu no começo do treino. Cabe lembrar que ele está há quatro jogos fora e ainda carece de ritmo.

Denis Luciano / 4oito

De resto, a mesma base que vem jogando. O Tigre do começo do treino fechado teve Luiz, Sueliton, Sandro, Nino e Marlon, Liel, Barreto e Elvis, Mailson, Nicolas e João Paulo. Alternâncias de esquema e até de outros nomes poderão pintar. Os treinos de quinta e sexta mais as ideias que Argel guarda dirão. É provável que, desta vez, o time na palavra do técnico só no sábado, quando sair a papeleta uma hora antes de a bola rolar.

Denis Luciano / 4oito

Tivemos acesso somente ao aquecimento. Nele, apareceu um visitante. Reverson Pimentel, ex-preparador físico do Criciúma, citado recentemente por Argel como um possível retorno mas que não veio por conta da sua renovação de contrato com o Red Bull Brasil, de São Paulo. Reverson visitou os companheiros, bateu papo no gramado antes do treino e tirou fotos. Numa delas, o volante Jean Mangabeira foi chamado para clicar.

Denis Luciano / 4oito

O atacante Caio, opção de Argel para o banco, foi para o Departamento Médico. Com uma lesão de grau 1 na coxa direita, está em tratamento e desfalca o Criciúma pelos próximos dias.

Por Denis Luciano 18/04/2018 - 16:18 Atualizado em 18/04/2018 - 17:34

A lesão do goleiro Magrão deve desfalcar o Sport Recife por pelo menos dois meses. Agenor, que defendeu o Criciúma no acesso à Série B em 2010, está como opção, mas o clube pernambucano deverá contratar.

Entre os nomes especulados está o de Luiz, goleiro do Criciúma. A informação é do Globoesporte. Mas parece um negócio pouco provável. Luiz tem contrato até 2020 no Criciúma.

Denis Luciano / 4oito

"Ele tem 35 anos, adora a cidade, o clube e a torcida. Está muito bem em Criciúma", lembrou o presidente Jaime Dal Farra em entrevista à Rádio Som Maior antes do jogo de sexta-feira em Goiânia, quando indagado sobre um suposto assédio da Chapecoense. Ouça a fala do presidente abaixo.

O Criciúma perdeu sim foi Douglas Moreira. A saída do jogador foi comentada hoje em entrevista coletiva do volante Barreto. Confira abaixo.

Denis Luciano / 4oito

O técnico Argel orienta treino com portões fechados nesta tarde no Heriberto Hülse. É o mistério do Criciúma para encarar a Ponte Preta no sábado.

Por Denis Luciano 18/04/2018 - 11:25 Atualizado em 18/04/2018 - 11:31

O Fluminense está por apresentar o volante Douglas Moreira como seu mais novo reforço. No Rio de Janeiro, a imprensa diz que o jogador do Criciúma se encaixa no perfil que vinha sendo pedido pelo técnico Abel Braga, de um volante com mais chegada, e que ele deve ser reserva de Jadson.

O presidente Jaime Dal Farra foi ao Rio tratar do negócio. Engatilha uma compensação financeira para o Criciúma mais o possível empréstimo, em contrapartida, de algum jogador com salários pagos pelo Fluminense. Aí o técnico Argel já mandou para Abel a sua lista de pedidas: zagueiro, meia ou atacante. Dodi partiu ontem, no dia em que completou 22 anos.

Caio Marcelo / Criciúma EC

Douglas Moreira chegou no Criciúma para uma avaliação em 2013. Foi trazido pelo então diretor das categorias de base Sarandi, o nosso comentarista do Futebol Som Maior. "O pessoal do Grêmio indicou o Dodi. O convidamos. Ele veio. Fez duas avaliações e, na primeira, já percebemos o potencial", comentou Sarandi, em matéria na página 28 do jornal A Tribuna de hoje. Ali contamos os detalhes de como Dodi veio do Grêmio para uma avaliação no Criciúma e logo, mesmo com 16 anos, encaixou no time sub-20 do Tigre.

O Criciúma terá parte em futuros negócios de Dodi, cujo contrato com o tricolor termina em dezembro. Ele está emprestado com opção de compra pelo Flu. É muito provável que o Criciúma ainda vá faturar com ele. E Douglas Moreira recebeu valorização salarial. Ele vai ganhar até quatro vezes mais que recebia aqui.

Por Denis Luciano 18/04/2018 - 11:10 Atualizado em 18/04/2018 - 11:15

Não poucas vezes, o Argel disse que não fecha treino. Um porém: não fecha quando não precisa. Agora, precisou. Por isso que, na boa, ele se dirigiu aos repórteres ontem à tarde no CT e comunicou que hoje precisaria fazer um trabalho secreto, sem câmeras nem jornalistas, no Heriberto Hülse. E assim será à tarde. "Eu preciso, gente", reforçou. "Perdi o Zé, perdi o Dodi", justificou, citando a necessidade de montar algo diferente, colocando, claro, aquele acento agudo no "o" do Dodi, que já partiu rumo ao Fluminense.

Denis Luciano / 4oito

Vai ser dia de espiar o Tigre então. Não com o espaço que fizeram o Lucas Coelho e o Jean Mangabeira, na foto acima flagrados durante o treino de segunda à tarde dos reservas no CT, acompanhando o Elvis na fila no caminho de outro gramado para um dos trabalhos da semana. Por falar em espiar, no clique abaixo o flagrante, à distância, do papo de ontem à tarde. Em um breve intervalo do treino com bola, Argel chamou Mailson para a conversa.

Denis Luciano / 4oito

Acontece que passa pelo atacante uma das mudanças que Argel deverá testar no treino fechado da tarde. Sem Zé Carlos, o técnico tende a optar por uma mudança pura e simples, colocando ou Lucas Coelho, ou Kalil, ou quem sabe Nicolas. Lucas é a ficha 1. Recuperou-se de desconforto na coxa que o tirou do jogo de Goiânia, apareceu bem quando escalado pelo treinador no Catarinense merecendo elogios, e vem trabalhando forte nos últimos dias.

Denis Luciano / 4oito

Mas e Nicolas? A estreia dele foi animadora. Fez gol contra o Atlético. "Feliz por conseguir estrear. Uma pena pelo resultado", definiu o atacante. "Busquei tentar participar bastante do jogo, tive uma situação de cabeça que passou muito perto num cruzamento do Jean Mangabeira ali no final", lembrou. "Teve outra que o Zé passou e eu não consegui tomar a frente do cara. É sempre estar buscando". E o Nicolas, que joga nas três funções do ataque, pode ser a surpresa de Argel contra a Ponte no sábado. Abaixo, o papo que batemos com Nicolas lá em Goiânia, depois da partida de estreia.

Denis Luciano / 4oito

E no meio? A partida de Douglas Moreira cria a maior dor de cabeça para Argel. Ele não tem um jogador na medida exata para suprir. Admitiu em bate papo com o blog na noite de segunda-feira que poderá apostar em Barreto. "O Barreto pode jogar ali. Ganho com ele na imposição física, e ele é segundo volante". Em alguma partida mais encardida, não será surpresa se o técnico optar por Liel, o cara da foto abaixo que anda brigando por oportunidade, junto com Jean Mangabeira, com Barreto aproximando de Elvis e dois atacantes.

Se ainda não temos ideia do time do Criciúma para encarar a Ponte no sábado no Majestoso, já sabemos a arbitragem. Será do Rio de Janeiro, com João Batista de Arruda auxiliado por Thiago Henrique Neto Farinha e Carlos Henrique Alves de Lima Filho.

Por Denis Luciano 17/04/2018 - 20:21 Atualizado em 17/04/2018 - 20:29

Está lançada a eleição para a presidência da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Rubens Angelotti, que herdou o mandato do saudoso Delfim Pádua Peixoto Filho, morto em novembro de 2016 no acidente da Chapecoense na Colômbia, vai tentar a reeleição. Ele já definiu a sua chapa e, entre os vices, conta com Emerson Lodetti, presidente da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), representando o sul.

A oposição deverá ter candidato. O advogado Alexandre Monguilhott confirmou hoje, em conversa conosco, sua intenção de concorrer. Garantiu que já tem os apoios necessários para inscrever chapa, embora critique o que chama de "cláusula antidemocrática" a que consta no Estatuto da FCF e exige o aval de dez clubes e cinco ligas amadoras para poder ser inscrito. Isso equivale a quase metade dos 25 clubes e das 11 ligas aptas a votar.

"A gente pode barrar essa eleição na Justiça por causa dessa cláusula", anuncia Monguilhott. Ele mostra, porém, disposição de conversar com Angelotti sobre a possível composição de uma chapa única. Mas não abre mão que o situacionista incorpore o seu plano de onze metas para a FCF. As chapas podem ser inscritas até o dia 23 e a eleição será no dia 30.

Enquanto isso, a CBF confirmou hoje a eleição já esperada de Rogério Caboclo para a presidência a partir de abril de 2019 até abril de 2023. Caboclo teve 135 dos 141 votos possíveis, inclusive de todos os catarinenses envolvidos, entre os quais o Criciúma. A gente conta os detalhes da política da FCF e CBF nesta quarta-feira na página 30 do jornal A Tribuna.

 

Por Denis Luciano 17/04/2018 - 17:44 Atualizado em 17/04/2018 - 17:48

Ele comentou quando chegou, há quase dois meses, que não gosta de fechar treino. Mas agora não terá escapatória. Argel Fucks fará treino com portões fechados amanhã à tarde, no Heriberto Hülse, para montar o time que encara a Ponte Preta no sábado, 19h, pela segunda rodada da Série B. Os desfalques de Zé Carlos, lesionado, e Douglas Moreira, que embarcou hoje para o Rio de Janeiro contratado pelo Fluminense, o treinador precisará mexer no time.

Denis Luciano / 4oito

Lucas Coelho é a opção natural para o ataque. Sem Dodi, porém, o esquema tem chance de sofrer mudanças. Em bate papo com o blog, ontem à noite, Argel especulou a possibilidade de efetivar Barreto na função de Dodi, um pouco mais adiantado em relação ao que vinha desempenhando.

Hoje à tarde Argel comandou mais um treino com bola no CT. Primeiro, um tático, com passes rápidos e posicionamento. Depois, arremates a gol.

Denis Luciano / 4oito

 

Por Denis Luciano 17/04/2018 - 17:18 Atualizado em 17/04/2018 - 18:24

Mais recente reforço do Criciúma para o Campeonato Brasileiro, o volante Leandro Melo, 32 anos, foi apresentado hoje à tarde no CT. Ele chegou há pouco mais de uma semana do Hercílio Luz, pelo qual disputou o Campeonato Catarinense. "Estou realizando um sonho e volto mais maduro, no meu melhor momento", assegurou. Leandro fez base no Criciúma e chegou a disputar duas partidas pelo Tigre em 2004, um amistoso e um confronto da Série B daquele ano.

"Sou da pegada, da marcação forte, e não perdi essas características jogando sete, oito anos em São Paulo", garante. Sobre a recente passagem pelo futebol amador, na qual defendeu o Metropolitano de Nova Veneza, comentou que "foi uma situação diferente. Era o time da família da minha esposa que tinha um sonho, de ganhar o Brasileiro. Era um sonho de família. E não fui para o amador por falta de opções".

Denis Luciano / 4oito

Leandro Melo vai brigar por espaço com Liel, Jean Mangabeira e até Barreto, embora o técnico Argel tenha dito ontem que Barreto é opção para a vaga de Douglas Moreira, que hoje já partiu rumo ao Fluminense. O nome de Leandro ainda não foi publicado no BID. Ouça abaixo a entrevista coletiva de apresentação do jogador.

 

Por Denis Luciano 17/04/2018 - 10:20 Atualizado em 17/04/2018 - 10:35

A Chapecoense realmente quis Douglas Moreira, mas quem levou o volante do Criciúma foi o Fluminense. Pelo menos dois fatos recentes foram decisivos no futuro do jogador: o fim do contrato com o Tigre e a escolha como um dos melhores do Campeonato Catarinense. Bati um papo com o técnico Argel Fucks sobre a perda do jogador, que acertou entre domingo e ontem a sua saída do Criciúma e já partiu para o Rio de Janeiro rumo ao seu novo clube.

"No domingo o Dodi me ligou explicando que tinha uma proposta do Fluminense, que o empresário dele já estava tratando disso com o Criciúma", confirmou Argel. "E que o Abel (Braga, técnico do Fluminense) ia me ligar pedindo referências. E ligou mesmo". Nesse telefonema, no domingo, Abel e Argel conversaram sobre Dodi. "Eu acho que ele vai jogar no teu time. É um volante dinâmico que pode fazer a meia também", disse o treinador do Criciúma ao experiente comandante do Fluminense. "Faz tempo que eu estou acompanhando ele", respondeu Abel.

Denis Luciano / 4oito

Sobre o contrato, quando estava por terminar o vínculo passado com o Criciúma, a Chapecoense sondou, mas Dodi dividia opiniões na Arena Condá. Alguns queriam, entre os quais o comando do departamento de futebol, outros nem tanto, nessa conta estaria o técnico Gilson Kleina. Tanto que alguém de Chapecó telefonou para alguém do Tigre depois de saber do negócio com o Fluminense lamentando a perda na "queda de braço".

Mas a renovação de Dodi com o Criciúma, anunciada há poucos dias, foi providencial. Afinal, o volante esteve por exercer o seu direito de sair assim que o vínculo terminasse, mas topou o novo contrato até por gratidão aos anos de espaço que teve no Tigre. Mas no documento havia uma cláusula expressa: liberação para empréstimo ou venda de imediato em caso de interesse de clube da Série A. Foi o que aconteceu. Dodi vai emprestado até o fim do ano e o Flu tem opção de compra.

Existe sim a clara possibilidade de algum jogador vir do Fluminense por Dodi. Seria um emprestado até o fim do ano e com salários pagos pelo clube carioca. Nomes ainda não foram avaliados, mas Argel já comentou com Abel que precisa de um zagueiro, um meia e um atacante. Os diretores dos dois clubes já começaram a conversar a respeito.

Dodi tomou a decisão com serenidade. Já tem anos de serviços no Criciúma, desde muito jovem, e entendia que era a sua vez. Vai ganhar cerca de quatro vezes mais no Fluminense e terá uma vitrine obviamente maior. "A proposta foi muito boa, o Dodi é um bom profissional, ele me disse que queria ir, o passe vai estipulado. Não tinha como segurar", resume o técnico do Tigre.

Depois de definida a saída de Dodi, o presidente Jaime Dal Farra conversou com Argel. Reconheceu que precisa ceder reforços, ainda mais agora, reforçou a limitação do orçamento. O treinador já começa a pensar em alternativas. "O Barreto pode jogar ali. Ganho mais com ele na imposição física, e ele é segundo volante. Temos o Liel e o Jean Mangabeira para a primeira função", cita Argel.

Douglas Moreira jogou 147 vezes com a camisa do Criciúma, participou de 57 vitórias, 40 empates e 50 derrotas, marcou 9 gols, tomou 40 cartões amarelos e nenhum vermelho. Sua estreia no Tigre foi em 23 de novembro de 2014, um empate em 1 a 1 com o Flamengo em São Luís, no Maranhão, pela antepenúltima rodada da Série A. O Criciúma já estava rebaixado e Luizinho Vieira era o técnico do Tigre. O primeiro dos nove gols dele pelo tricolor foi na abertura da Série B de 2015 quando marcou um dos gols nos 2 a 1 sobre o Mogi Mirim, fora de casa. O último gol foi no Catarinense deste ano, nos 5 a 2 sobre o Concórdia fora de casa. Dodi sai como o 41º jogador que mais vezes vestiu a camisa do Criciúma na história. 

Por Denis Luciano 16/04/2018 - 21:01 Atualizado em 16/04/2018 - 21:29

O volante Douglas Moreira não joga mais no Criciúma. Ele não treinou com seus colegas na tarde desta segunda-feira, embora tenha se apresentado no CT. Ocorre que ele está de saída do Tigre. Uma proposta do Fluminense vai tirar o jogador do elenco tricolor para o restante da temporada.

Faz poucos dias o Criciúma anunciou a renovação do contrato de Dodi até o fim do ano. Agora a investida do clube carioca foi forte e o Tigre não teve como segurar.

Dodi vai por empréstimo até o fim do ano com valor fixado e preferência de compra que deve ser exercida pelo Flu até  dezembro. O jogador conversou ontem com a direção. O técnico Abel Braga ligou para Argel Fucks e apanhou referências do atleta. 

O Fluminense deve pagar um valor ao Criciúma pelo empréstimo e pode colocar um jogador no negócio, emprestando até o fim do ano com salários pagos. Nomes ainda não foram analisados.

Os últimos detalhes da transação estão sendo definidos pelo diretor executivo Nei Pandolfo em contato com o pessoal do Fluminense. Com isso,  a despedida de Dodi acabou sendo ma derrota de sexta-feira, 3 a 2 para o Atlético em Goiânia. Dodi já deve se apresentar ao Fluminense nesta terça-feira.

Por Denis Luciano 16/04/2018 - 20:30 Atualizado em 16/04/2018 - 20:39

Em uma competição longa como a Série B, ter elenco é fundamental. A lógica, simples e repetitiva, é posta à prova sempre que aparecem os desfalques. E o Criciúma se deparou com essa dificuldade logo na estreia. Ao perder Marlon no começo da tarde de sexta-feira, horas antes de encarar o Atlético em Goiãnia, o técnico Argel Fucks precisou, na concentração, lançar mão de Andrew, opção para mexer no ataque, para preencher a lacuna repentina da lateral esquerda. E foram acontecer justo ali no setor dois gols do Atlético nos 3 a 2.

Argel com Lalo, técnico do sub-20, espiando o treino / Foto: Denis Luciano / 4oito

Na reapresentação da tarde desta segunda, as águas passadas de Goiânia. Enquanto Zé Carlos e Douglas Moreira não forçavam a musculatura por recomendação, os demais titulares fizeram um trabalho físico leve em um dos gramados do CT com o preparador físico Rogério Juidicce. No grupo estavam sete jogadores: os zagueiro Sandro e Nino, o lateral Sueliton, o volante Jean Mangabeira, o meia Elvis e os atacantes Mailson e João Paulo.

Titulares treinando à parte / Foto: Denis Luciano / 4oito

Enquanto caminhavam do vestiário para um dos campos suplementares, os jogadores do grupo acima citado pararam por alguns instantes na calçada e ficaram, do alto, assistindo ao treinamento dos reservas contra o sub-20. Na foto, da esquerda para a direita, Mailson, Elvis e Jean Mangabeira calmamente observando a atividade.

Mailson, Elvis e Mangabeira olhando o treino dos reservas / Foto: Denis Luciano / 4oito

Quem também reapareceu no gramado foi o atacante Lucas Coelho. Ele esteve fora das últimas atividades na semana passada e não foi relacionado para o jogo em Goiânia. Ressentia-se de um edema na coxa e, para não piorar as coisas, acabou poupado. Lucas correu e trabalhou sob orientação do professor Ramon Fabris. Já parece reunir condições para ser aproveitado no elenco contra a Ponte Preta, no sábado que vem.

 Lucas Coelho com o preparador Ramon Fabris / Foto: Denis Luciano / 4oito

Enquanto isso, estavam os reservas em ação frente aos suplentes do treino, com jogadores do profissional somados a alguns chamados do sub-20. Argel viu o tricolor reserva em ação com Vinícius, Natan, Christian, Ianson e Marlon, Liel, Barreto e Alex Maranhão, Caio, Kalil e Nicolas. A observar que, neste onze, estão três que entraram no decorrer do jogo com o Atlético - Nicolas, Alex Maranhão e Kalil -, um que volta à titularidade - Marlon - e outro que tem chances de reaparecer, caso de Barreto, recuperado de lesão.

Nicolas entre Jaci Maranhão e Eduardo / Foto: Denis Luciano / 4oito

Alex Maranhão chamou alguma atenção no treino, com um gol e chances criadas. Argel tem insistido que as oportunidades vem sendo dadas. Cabe ao Maranhão aproveitar. Há poucos dias, o meia chegou a ser especulado no Joinville e no Sampaio Corrêa. Porém, com a falta de opções para a suplência de Elvis, ele deverá continuar tendo espaço.

Meia Alex Maranhão observado por Argel / Foto: Denis Luciano / 4oito

Leandro Melo, recentemente contratado mas ainda não apresentado, encorpou a equipe suplente do treino, pintando ao lado de jogadores como o zagueiro Jaci Maranhão, o volante Eduardo, o lateral Enzo e o meia Wallacer. O segundo treino da semana é nesta terça à tarde, de novo no CT.

Volante Barreto no treino / Foto: Denis Luciano / 4oito
Zagueiro Christian e volante Liel / Foto: Denis Luciano / 4oito
Sueliton e Jean Mangabeira com o preparador Rogério Juidicce / Foto: Denis Luciano / 4oito
Zagueiro Ianson e lateral Marlon / Foto: Denis Luciano / 4oito
Atacante Kalil / Foto: Denis Luciano / 4oito

 

Por Denis Luciano 16/04/2018 - 17:28 Atualizado em 16/04/2018 - 17:36

Confirmando rumores dos últimos dias, o ex-jogador Emerson Almeida anunciou, na tarde desta segunda-feira, o seu desligamento do Criciúma. Ele não é mais gerente de futebol do clube. "Vinha protelando essa decisão desde dezembro", confirmou Emerson, que agora vai se dedicar a afazeres particulares. "O presidente vinha pedindo para eu esperar, agora acertamos minha saída. As coisas estão andando bem, está tudo sob c ontrole, o clube está no caminho certo", avaliou.

Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Emerson garantiu que o problema envolvendo a suspensão ao lateral Marlon, que ficou fora da partida de sexta-feira diante do Atlético Goianiense, não teve qualquer relação com a sua saída do Criciúma. Lembrou que aquilo competia à área de registros, que não era a função dele. O ex-gerente lembrou que estava no Criciúma desde 2015, que inicialmente coordenou a base e, desde 2016, gerenciava o futebol profissional. Ouça, no podcast abaixo, a entrevista de despedida de Emerson Almeida.

O superintendente Róbson Izidro acompanhou Emerson no anúncio. Fez elogios ao trabalho dele e confirmou que o Criciúma não buscará outro profissional para a função. "O Emerson fará falta, claro, mas decidimos não contratar um substituto, pensamos que as pessoas que estão no clube conseguirão absorver as funções". A não contratação de um novo gerente faz parte de um processo de contenção de gastos em alguns setores do clube. Ouça os detalhes no podcast abaixo, na entrevista coletiva da tarde com Róbson Izidro.

Sem Emerson, o futebol fica com Nei Pandolfo como diretor executivo. O clube ainda repercute internamente o episódio Marlon. Ficou evidente um certo desagrado com o equívoco admitido por Dal Farra e cometido pelo setor de futebol. "Por sorte soubemos a tempo", comentou o presidente, ainda na sexta. O Tigre volta a campo pela Série B no sábado, às 19h, em casa, contra a Ponte Preta.

Fernando Ribeiro / Criciúma EC

 

Por Denis Luciano 16/04/2018 - 13:38 Atualizado em 16/04/2018 - 13:46

Uma multidão foi ao Cemitério da Consolação em Fernandópolis, interior de São Paulo, se despedir do ex-atacante Soares, falecido ontem. Segundo maior artilheiro da história do Criciúma com 82 gols, Soares estaria completando 55 anos hoje.

A reportagem do portal Região Noroeste registrou que Soares procurou ajuda médica na quinta-feira sentindo fortes dores abdominais. Só foi internado no dia seguinte, já inconsciente, sentindo efeitos de uma diverticulite, até ir a óbito após três paradas cardíacas.

Luciano Donadelli / regiaonoroeste.com

Os jogadores do Criciúma campeões do Brasil em 91 com Soares estiveram representados no velório pelo ex-zagueiro Omar, que foi até Fernandópolis. O clube arriou a bandeira a meio mastro no Heriberto Hülse, enviou uma coroa de flores e uma camisa especial.

A gente conta mais das homenagens a Soares no jornal A Tribuna nesta terça-feira.

Por Denis Luciano 16/04/2018 - 10:55 Atualizado em 16/04/2018 - 14:25

Alguém que já fez muito pelo Criciúma receberá uma homenagem para a posteridade. O clube vai, nas próximas semanas, fazer a inauguração oficial do CT do bairro Cristo Redentor e, no ato, descerrará uma placa na qual conferirá, finalmente, um nome para a ampla estrutura. Quem será esse nome? O presidente Jaime Dal Farra não quis adiantar, embora tenhamos insistido bastante em bate papo com ele na sexta-feira em Goiânia, antes do jogo do Tigre com o Atlético Goianiense na abertura da Série B.

"Será para uma figura muito ilustre, muito importante, já estamos trabalhando nisso. Será uma grande e justa referência", revelou o presidente Dal Farra. "Tem muita gente que merece", limitou-se a dizer. A inauguração do CT se dará em data a encaixar na agenda do ministro do Esporte, Leandro Cruz, que foi visitado por Dal Farra na quarta-feira passada em Brasília.

Daniel Búrigo / A Tribuna

O CT do Tigre nasceu em 1995, a partir da doação de área pública para o clube. Na época, o empresário José Locks, então presidente do Conselho Deliberativo, teve grande participação. Não se conseguiu fazer muito na área até 2007, quando houve primeiros movimentos maiores para erguer o CT, feito efetivamente na gestão de Antenor Angeloni a partir de 2010. Hoje o CT conta com mais de 2,8 mil metros quadrados de área construída, seis campos, um pequeno estádio com capacidade para 1,4 mil torcedores, subestação de energia, 32 quartos duplos para confortáveis acomodações dos atletas. Tudo do bom e do melhor.

Mais detalhes sobre o batismo do CT do Criciúma na página 28 do jornal A Tribuna hoje. Ainda na edição desta segunda-feira, na página 27, uma entrevista com o presidente Jaime Dal Farra na qual ele conta que o Criciúma observa mais de 200 jogadores em seu banco de dados e ainda outras informações sobre a busca de reforços no Tigre. Confira!

Daniel Búrigo / A Tribuna

 

Por Denis Luciano 16/04/2018 - 10:26 Atualizado em 16/04/2018 - 10:35

É claro que o resultado de campo interfere, mas o Criciúma deu uma prova consistente que o torcedor quer novidade, quer participar e colaborar. Na primeira edição do Tigre Festival, sexta-feira e sábado, mais de 2,5 mil pessoas passaram pelo Parque das Nações, mesmo com a chuva da primeira noite. E deu resultado no caixa. O clube vendeu todas as camisas que colocou à venda, mais de 400 entre a número 1 tricolor, a número 2 branca e a de goleiro.

"Vendemos tudo. Estamos muito satisfeitos", comemora o superintendente Róbson Izidro. A experiência foi tão aprovada que o Criciúma já tem um mapa de próximos municípios que poderão receber o Tigre Festival. "A ideia é até levar o time para treinar em algumas cidades, mobilizando a torcida e levando atrações com música, gastronomia, bebida e os produtos do clube", pontua Izidro. O clube ganhou alguns sócios também no evento. "Sim, tivemos novas adesões".

Denis Luciano / 4oito

E que bonita ficou a camisa número 2, predominante branca. A lembrar que, desde sexta-feira, na parceria com a Embratex, o Futebol Som Maior sorteia camisas oficiais novíssimas em todos os jogos do Criciúma, em nossas coberturas. É ficar ligado e concorrer! E para quem ainda não garantiu a sua camisa, ela está à venda a partir desta segunda na Loja Tigremaníacos. Custa R$ 169,90 mas sócios em dia usufruem daquele desconto e ela baixa para R$ 149,90. É um bom preço. Vale a pena!

Em campo, na sexta-feira em Goiânia, a camisa foi aprovada. Esperança que com ela o Tigre alcance sua primeira vitória na Série B no próximo sábado, 19h, quando recebe a Ponte Preta no Heriberto Hülse.

Fernando Ribeiro / Criciúma EC

 

Por Denis Luciano 15/04/2018 - 08:50 Atualizado em 15/04/2018 - 09:05

Ninguém foi mais direto ao ponto que ele. O goleiro Luiz não escondeu a irritação com os gols sofridos pelo Criciúma nos 3 a 2 para o Atlético Goianiense na sexta-feira. Em particular o terceiro. "Eu errei. Não vou ficar justificando nem explicando, mas eu errei", afirmou após o jogo, na Som Maior. O meia Tomas Bastos fez o terceiro dos goianos.

Luiz foi mais contido ao comentar os erros individuais que culminaram nos outros dois gols, anotados pelo atacante Tito. Confira abaixo o papo com Luiz no estádio Olímpico.

O discurso da proteção aos jogadores, que era esperado e até necessário, foi adotado pelo técnico Argel Fucks. O diretor de futebol Nei Pandolfo citou os erros de arbitragem, sem a veemência de Argel.

Trocamos uma ideia também com o preparador de goleiros Mauricio Dacoregio. "Mostra pro Denis" disse Argel para Mauricio na saida do vestiário. Os dois estavam assistindo no celular do preparador o lance contestado pelo Criciúmam do primeiro gol do Atlético. "Também achei que foi impedimento", disse Mauricio.

A respeito da falha de Luiz, o preparador tangenciou. "Foi uma bola curta e passou debaixo do braço dele". Ouça abaixo as entrevistas pós jogo com Pandolfo e Mauricio.

O próximo adversário do Criciúma na Série B, sábado que vem, é a Ponte Preta que estreou ontem à noite, perdendo em Campinas para o Paysandu por 1 a 0.

Por Denis Luciano 14/04/2018 - 09:05 Atualizado em 14/04/2018 - 09:11

O Criciúma segue em busca de reforços. Antes mesmo da partida diante do Atlético Goianiense - derrota por 3 a 2 na noite passada aqui em Goiânia - o presidente Jaime Dal Farra e o diretor executivo de futebol Nei Pandolfo admitiam que o clube continua no mercado em busca de um zagueiro, um meia e um atacante. "São as nossas prioridades, principalmente o zagueiro, pela necessidade da Série B", justificou o presidente.

E o interesse por Léo Pereira, 22 anos, do Atlético (PR), continua. "Sim, foi conversado. Estamos olhando. Ele mesmo, pelo empresário, tem muito interesse de vir, depende do Atlético, estamos conversando, temos boa relação", aponta Dal Farra. Ele lembra que o Atlético tem interesse em jogadores da base do Criciúma e isso pode ajudar a viabilizar a vinda do zagueiro, campeão estadual pelo Atlético e que já defendeu várias Seleções de base. Durante a semana veio a informação que a negociação foi dificultada pois Léo está renovando seu salário no clube do Paraná e, com o salário mais alto e valorizado, ficaria difícil o empréstimo. Mas o Tigre ainda tem esperanças.

Dos meias na mira, uma opção segue sendo Thomas, do São Paulo. "Estamos conversando sim. Mas os dois casos dependem de visitas minhas em Curitiba e São Paulo", informa. Abaixo, a entrevista com o presidente Dal Farra no estádio Olímpico, antes de a bola rolar na estreia do Tigre.

O orçamento está reduzido para Nei Pandolfo buscar reforços. Ainda assim, o diretor está otimista e monitorando o mercado. Parcerias com algum grande clube não estão descartadas. "Em função da perda do Fábio Ferreira ficamos com uma certa limitação. A ideia é trazer um zagueiro para agregar experiência. Alguns que tentamos não encaixaram financeiramente", comentou o diretor executivo, sobre a vinda de reforços para a zaga. O Criciúma prima agora por buscar jogador de 25 a 30 anos, pois entende que a média de idade já subiu com os recentes reforços. As características do meia que se busca e também do atacante Pandolfo comentou nesta entrevista abaixo, que fizemos ontem antes do jogo.

O atacante Siloé acertou a sua saída do clube. É questão de anúncio apenas. Tem mercado no Nordeste e deve estar voltando para lá. Não rendeu no Criciúma. O lateral Carlos Eduardo será emprestado, provavelmente para o Luverdense. O técnico Luizinho Vieira pediu ele e o Criciúma achou interessante a experiência para o seu jovem talento, no clube do Mato Grosso, que está na Série C. O lateral Eltinho dificilmente fica. Sua situação será reavaliada nos próximos dias em reunião do departamento de futebol. O meia Luiz Fernando está por ser reintegrado. "Assim que identificarmos que a situação está propícia eles retornam. Já fizemos um acerto com um dos atletas e os demais devem ser reintegrados", despistou o diretor.

O sábado é de viagem, o domingo de folga e na segunda à tarde os jogadores voltam aos treinos.

Presidente com Rosana Comin, diretora comercial da Resicolor, e representantes da empresa para a região Norte / Foto: Denis Luciano / 4oito

 

Por Denis Luciano 13/04/2018 - 13:58 Atualizado em 14/04/2018 - 10:33

Começamos hoje uma intensa e prazeirosa agenda: percorrer o Brasil com o Criciúma. Iniciamos aqui em Goiânia, onde chegamos por volta de 12h após tranquila viagem que iniciou às 7h em Florianópolis, com escala em Guarulhos.

Denis Luciano / 4oito

Na chegada, a boa impressão do aeroporto de Santa Genoveva, novo, amplo, organizado. Mas um porém... jornalista sempre procura banca de jornal. Não achei ainda. "Aqui as pessoas não tem tanto hábito de ler jornais e revistas", lamentou o proprietário do restaurante onde almocei a pouco no Jardim Goiás. Almoço bom e a preço acessível, aliás. Pelo menos a placa da rua do restaurante é cheia de estilo, na falta de banca de jornal.

Denis Luciano / 4oito

Aqui no Jardim Goiás fica o Serra Dourada, o maior estádio goiano. O Hotel Quality, muito próximo do Serra e onde estou hospedado, está quase lotado por atletas e dirigentes de Luta Olímpica. É que perto daqui, na Arena Goiânia, estão rolando os Jogos Universitários Brasileiros na modalidade.

No caminho do aeroporto para o hotel, duas informações do taxista: o exorbitante preço da gasolina, R$ 4,37, e o clima. Tá chovendo toda a tarde aqui. E forte. Por enquanto, nublado e 24 graus.

Denis Luciano / 4oito

Vamos descobrindo mais de Goiânia e compartilhando. Ah, para quem espia o Big Brother Brasil, quase todo mundo aqui tem o mesmo sotaque do Breno, um dos sobreviventes do  reality da Globo.

Denis Luciano / 4oito

Olha o Cuba Café aí. Estava fechado às 13h. Fiquei curioso. E o Tigre? Tá no Centro, Hotel Comfort, a 5 minutos do estádio Olímpico, onde encara o Atlético do Claudio Tencatti às 20h30. Nas viagens com a Som Maior vamos contar aqui mais, além do futebol. Mas a cereja do bolo, claro, é o jogo. Até mais!!

 

Por Denis Luciano 12/04/2018 - 10:39 Atualizado em 12/04/2018 - 12:46

"Em nenhum momento o Criciúma é apontado como favorito. Isso é bom, tira o peso. Sem alarde vamos entrar e fazer e ser favorito dentro de campo. Não adianta ser favorito antes". Assim o técnico Argel Fucks definiu o momento do Tigre que amanhã estreia na Série B em Goiânia, contra o Atlético. Argel comandou hoje pela manhã, no CT, o último treino com bola antes da viagem, falou em entrevista coletiva e à tarde, já em Porto Alegre, a delegação embarca para a capital de Goiás.

"A Série B é muito difícil. Temos um grupo homogêneo mas ainda estamos em busca de três reforços", anunciou o treinador, frisando que o Criciúma quer um zagueiro, um meia e um atacante rápido para fechar o elenco. "Aproveitamos muito bem esses treze dias, muito trabalho e dedicação, trabalhamos fisicamente", afirmou, avaliando a intertemporada. O Criciúma não faz projeção de pontos. "Não, vamos jogo a jogo. Os três pontos contra o Atlético valem os mesmos três pontos da última rodada".

Fotos: Fernando Ribeiro / Criciúma EC

Na velha política do "time que treina é time que joga", Argel não faz mistério e o Criciúma vai a campo com Luiz, Sueliton, Sandro, Nino e Marlon, Jean Mangabeira, Douglas Moreira e Elvis, João Paulo, Zé Carlos e Mailson. O zagueiro Fábio Ferreira, lesionado, é o desfalque.

Viajaram ainda o goleiro Vinicius, o lateral Natan, o zagueiro Ianson, o volante Liel, o meia Alex Maranhão e os atacantes Caio, Andrew, Kalil e Nicolas. Liel foi apresentado pela manhã e já consta no BID.

Como a numeração é fixa, já sabemos inclusive as camisas que os jogadores usarão no jogo no estádio Olímpico Pedro Ludovico. "O estádio é muito bom, novo, iluminação perfeita, horário bom. Vamos para disputar. Vai ser uma pedreira", comentou Argel. "O Atlético joga muito parecido conosco, no 4-2-3-1", enfatizou. 

Embarcamos amanhã cedo para Goiânia e ao longo do dia já falaremos da concentração do Tigre e do estádio. A cobertura do Futebol Som Maior vai começar às 19h. A entrevista coletiva de Argel você ouve no link abaixo.

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito