Argel Fucks teve um importante papel na trajetória do mais novo lateral esquerdo do Criciúma. Artur, 23 anos, subiu para os profissionais do Internacional em meados de 2015, e trabalhou por um bom tempo sob comando do ex-técnico do Tigre. Terminou 2015 em alta, tomando de Geferson a camisa 6 colorada, e iniciou 2016 como titular. Acabou vivendo a pior temporada da história do Inter, fazendo parte do time rebaixado à Série B.
"Fico triste pelo que aconteceu em 2016. A camisa do Inter é muito pesada, infelizmente passou aquele ano, todos sofremos pra caramba", disse Artur, em uma entrevista ao jornalista Eduardo Caspary. Abaixo, a entrevista da qual ele tratou desse momento difícil da sua carreira.
Em 2017, as chegadas de Uendel e Carlinhos no Beira Rio viabilizaram um troca-troca, pelo qual Artur foi emprestado à Ponte Preta. Disputou 11 jogos na campanha do time de Campinas na temporada em que a Ponte foi rebaixada à Série B. Em 2018, entrou no pacote de empréstimos do Internacional, chegando ao Brasil de Pelotas. No Xavante, foi titular de todo o Campeonato Gaúcho e na Série B nas cinco primeiras rodadas.
Perdeu lugar no time após uma atuação não muito na derrota do Brasi para o Coritiba, figurando no banco de reservas nas duas últimas partidas. Antes de ser promovido em 2015, Artur era jogador do técnico Clemer na base do Internacional, e era por Clemer que novamente ele era treinado até a última quarta-feira, quando se desligou do Brasil. Por isso, é válido conferir de novo o que o agora técnico do time de Pelotas falou sobre a saída de Artur para o Criciúma.
Artur chega nesta segunda-feira em Criciúma. Falta um detalhe sobre documentação para o anúncio oficial, mas o presidente Jaime Dal Farra e o diretor executivo de futebol Nei Pandolfo já confirmaram as negociações. Ao romper com o Brasil, Artur voltou para o Inter que renovou seu contrato para o posterior empréstimo ao Tigre até o final da temporada. O lateral chega "sob risco" de logo assumir a titularidade.
É que Marlon, o lateral do Criciúma - que curiosamente jogou recentemente também no Brasil de Pelotas -, será julgado nesta segunda. Desta vez, não há riscos maiores. Ele deve pegar um jogo de suspensão pelo cartão vermelho contra o CSA, pena já cumprida. O problema está no próximo julgamento, que ocorrerá daqui a mais alguns dias. Nele sim, Marlon deverá pegar um gancho maior, já que a punição será sobre a agressão contra um jogador do Juventude na estreia do técnico Mazola Júnior no Criciúma. Os próprios dirigentes do Tigre admitem que ele poderá ser suspenso por pelo menos dois jogos.
E como Enzo ainda peca pela juventude, "precisa de mais rodagem" na análise do pessoal do Tigre, e Eltinho vive às voltas com lesões, o Criciúma precisava de mais um lateral esquerdo. Sobre Eltinho, Mazola demonstrou conhecer o jogador, o vinha preparando para ser titular diante do Fortaleza mas o atleta machucou outra vez com apenas dois minutos de treino, três diantes antes da partida no Ceará. Voltou ao departamento médico e agora está na transição. Quem sabe volte aos treinos com bola em alguns dias.
Além de Artur, o Criciúma vai contratar ao menos mais dois jogadores. O presidente Jaime Dal Farra comentou conosco na sexta na Ressacada, onde estávamos com o Futebol Som Maior, que há um lateral direito e um atacante bem encaminhados, virão de um clube paulista da Série A mas a transação sofreu um retardo por conta de uma troca de treinador.
Por simples analogias, tudo indica que se trata do Corinthians, tanto que "a Copa do Mundo atrapalhou um pouco o negócio", como nos disse o dirigente. Simples: o lateral Fágner foi convocado pelo técnico Tite para a Seleção, daí aumentou a necessidade do Timão sobre os demais laterais pela direita do elenco, que contou com a recente troca de Fábio Carille por Osmar Loss no comando técnico. Batemos um papo com o diretor executivo Nei Pandolfo sobre contratações. Confira:
Depois de vencer o Avaí na sexta - primeira vitória na Série B -, o Criciúma treinou neste sábado e repetiu a dose hoje, domingo, pela manhã. Os jogadores trabalharam na academia e depois fizeram um físico seguido de um trabalho com bola em um dos gramados do CT. O meia Elvis e o atacante João Paulo foram poupados. Elvis não deverá ser problema e João Paulo sente dores no joelho, é o caso mais delicado. Será reavaliado amanha. O atacante Lucas Coelho e o goleiro Ronaldo seguem no DM, o zagueiro Sandro e o atacante Kalil fazem a transição, a exemplo de Eltinho.
Mazola comanda o apronto às 10h desta segunda-feira no gramado do estádio Heriberto Hülse. Na terça, às 21h15min, tem Criciúma x Paysandu no Majestoso.