Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 06/09/2023 - 08:03

Relembro 2012 um dos anos mágicos na história do Criciúma. Depois das glórias de 1991 e 2002 o Criciúma disputou o mais difícil campeonato brasileiro de pontos corridos da série B.

Numa campanha impensável os quatro clubes que subiram registraram juntos a maior pontuação da história até agora. O Goiás foi campeão com 78 pontos, o Criciúma vice com 73 e Atlético Paranaense e Vitória subiram com 71. Incrível foi o São Caetano que fez os mesmos 71 pontos e não conseguiu o acesso.

Voltei no tempo para dizer que naquele ano a torcida do Criciúma foi ao êxtase com a campanha de jogos e viradas memoráveis dentro de casa e muitas vitórias como visitante. E mais, os treinos não eram escondidos, o acesso ao técnico e jogadores era fácil e o clube muito mais transparente. 

Agora o Criciúma está num momento de forte oscilação e dependendo até aqui de outros resultados para se manter no grupo de acesso e deixando os torcedores sempre atentos e torcendo muito para os adversários de seus concorrentes.

Já há algum tempo está aberta a temporada de “secação”, diferente de 2012 quando em todo campeonato a confiança no time de Zé Carlos e Lucca era total e o resultado foi o que todos esperavam. 

Por João Nassif 04/09/2023 - 08:25 Atualizado em 04/09/2023 - 09:49

Não sei se é sorte ou simples incompetência dos adversários que sempre deixam o Criciúma na zona de acesso. Não que o Criciúma esteja sendo competente, mas o andamento do campeonato deixa uma pequena possibilidade de o Tigre visitar a Série A em 2024.

As próximas cinco rodadas irão definir o futuro do Criciúma no campeonato. Serão três jogos fora de casa contra o Sport, o Atlético-GO e Juventude. Em casa irá enfrentar o Mirassol e o Vitória. Todos os adversários, à exceção do Mirassol, estão dentro ou colados no G-4. 

A derrota sofrida em Fortaleza foi a quinta fora do Heriberto Hülse.  Como visitante o Criciúma venceu quatro jogos, três contra times da parte de baixo da tabela e também derrotou o líder Vitória.

Contra o Sport o Criciúma deverá ter o retorno do volante Arílson que tanta falta fez em Fortaleza e com ele equilibrar o meio de campo. Sem brilhar contra o Ceará jogando poucos minutos Marquinhos Gabriel deveria começar o jogo, seria uma forma do Criciúma adquirir mais qualidade e voltar a jogar com apenas dois atacantes.

O técnico poderia apresentar algo diferente, se é que tem treinado opções nos trabalhos com portões fechados.

Por João Nassif 01/09/2023 - 11:19

A vitória do Novorizontino e o empate do Juventude deixaram ainda mais acirrada a luta pelo acesso. Até podem argumentar que faltam muitas rodadas até o final, estamos na 26ª, portanto restam ainda 36 pontos em disputa, mas são vários clubes candidatos ao G-4 final.

No momento consigo listar sete clubes com potencial para o acesso, além dos que já jogaram na rodada, o líder Vitória vai enfrentar o Mirassol hoje à noite e amanhã outros dois jogos. O Guarani como mandante terá o clássico contra a Ponte Preta e o Criciúma que jogará em Fortaleza contra o Ceará de técnico novo. Vitória, Guarani e Criciúma estão entre os sete que no momento são os mais cotados.

No grupo da ponta de cima da tabela restam o Sport que domingo jogará contra i Botafogo em Ribeirão Preto e o Vila Nova que receberá o CRB. 
Independente dos resultados no complemento da rodada ainda não dá para cravar os quatro que irão subir. Diferente do campeonato de 2022 quando nesta altura já estavam bem definidos que iria conseguir o acesso. 

O Cruzeiro estava disparado com 57 pontos, o Bahia era o segundo com 47, o Grêmio terceiro com 44 e o Vasco da Gama vinha na quarta colocação com 42 pontos. A diferença em relação a 2023 é que em 2022 o quinto colocado era o Londrina com 38 pontos.

Alguém arriscaria quais os times que subirão para a série A em 2024? 

Por João Nassif 29/08/2023 - 08:30 Atualizado em 29/08/2023 - 08:54

A última rodada da Série B, a 25ª, escancarou o nível baixíssimo do campeonato. Foram marcados apenas 13 gols nos 10 jogos, média de 1,3 gols/jogo, com três resultados de 0x0 e quatro de 1x0, a pior quantidade de gols numa única rodada da competição.

E não é de agora, se fizermos a média de gols ao final do primeiro turno, chegamos a média de 2,1 gols/jogo. Nas 19 rodadas foram marcados 399 gols. Agora com 25 rodadas, 250 jogos a média é de 2,044 gols/jogo.

O placar de 0x0 foi registrado em 25 jogos e o de 1x0 em 69. Estes resultados representam 37,6% das partidas disputadas. 

Se compararmos com a Série B de 2022 que contou com três dos grandes clubes do futebol brasileiro, Cruzeiro, Grêmio e Vasco da Gama, podemos afirmar que até agora o nível de 2023 é um pouco melhor.

Depois das 38 rodadas do campeonato da série B de 2022 foram marcados 766 gols o que dá a ridícula média de 2,02 gols/jogo. Foram 56 empates em 0x0 e 78 jogos que terminaram com o placar de 1x0, representando 35,3% dos jogos realizados.  

Por João Nassif 23/08/2023 - 07:34

Foi outra noite de muita tensão no Heriberto Hülse. Novamente o time mostrou sua verdadeira face, não conseguindo manter o mesmo ritmo quando sai na frente do marcador e poder usar a estratégia que vem sendo sua marca no campeonato. 

Depois de exercer a habitual pressão no início dos jogos em casa, faz o gol e fica administrando a vantagem. Principalmente nos segundos tempos, deixa o adversário trabalhar a bola da sua intermediaria para trás e dificilmente sofre pela postura de seu setor defensivo. Além dos zagueiros e volantes os atacantes também recuam para consolidar o sistema defensivo.

Contra o Vila Nova este procedimento ficou escancarado e correu riscos somente nos instantes finais quando o time goiano teve um pênalti para empatar o jogo. Novamente o Gustavo foi decisivo como aliás tem sido em todo campeonato. Não fosse seu goleiro, certamente o time estaria com pontuação de meio de tabela.

A arbitragem foi um caso à parte no jogo. Vinha tranquilo até pouco mais de 35 minutos do segundo tempo quando houve a falta no Arílson que revidou. O jogador do Vila foi amarelado, os árbitros ficou procurando o Arílson para mostrar o segundo cartão amarelo. O Arílson saiu de cena e o árbitro pressionado não teve coragem para expulsá-lo.

Resultado, ficou refém dos jogadores que no momento da marcação do pênalti cometido pelo Rodrigo armaram o cerco e pressionado foi ao VAR para justificar sua decisão, ouviu o que não gostaria e não teve pulso para evitar a enorme pressão que sofreu.

De qualquer maneira o Criciúma assumiu a terceira colocação que não perde mais na rodada e vai mostrando claramente que está com a sorte de quem vai conquistar seu objetivo no final desta série B. 
 

Por João Nassif 21/08/2023 - 08:06 Atualizado em 21/08/2023 - 10:29

No próximo dia 08 será dada a largada do ciclo Copa do Mundo-2026. A seleção brasileira enfrentará a Bolívia no Mangueirão em Belém do Pará e no dia 12 o Peru em Lima.

 O técnico Fernando Diniz fez sua primeira chamada como técnico interino para os primeiros jogos das eliminatórias enquanto aguarda o titular Carlo Ancelotti confirmado pela CBF para assumir em definitivo a partir da Copa América de 2024 em julho.

Chamou a atenção o fato do técnico na convocação utilizar poucos jogadores em atividade aqui no Brasil, foram somente quatro, o goleiro Bento do Athletico, o zagueiro Nino e o volante André, ambos do Fluminense e o meia Raphael Veiga do Palmeiras.

Não gostei do número excessivo de jogadores que atuam na Europa com qualidade igual ou inferior a alguns que atuam no Brasil. Por exemplo deixou de fora Adryelson do Botafogo, um dos, senão o melhor zagueiro do campeonato brasileiro e levou Ibañez que foi para o Al Ahli da Arábia.

Outra ausência inexplicável foi do lateral do Flamengo, Ayrton Lucas que poderia perfeitamente ser chamado no lugar tanto do Renan Lodi (Olympique de Marseille) como do Vanderson e do Caio Henrique, ambos do Mônaco (França).

E por aí vai, ficou escancarado que o técnico convocou a base do plantel que disputou a Copa do Mundo e fracassou com o comando do Tite.

E a chamada do Neymar agora do Al Hilal foi contestada pelo seu técnico Jorge Jesus que afirmou que o jogador está lesionado e ainda nem treinando com o resto do time. Por que Neymar? Certamente porque está entendido que ele será novamente o dono da seleção brasileira.

É assim que funciona o futebol brasileiro, muitos interesses à frente da qualidade e por isso estamos a cinco Copas sonhando com o HEXA.

Por João Nassif 20/08/2023 - 09:55 Atualizado em 20/08/2023 - 10:10

Podem até argumentar que foi uma tarde infeliz do Criciúma, mas na verdade foi um erro de estratégia e principalmente de execução na proposta do técnico Cláudio Tencati.

O jogo anterior contra o Londrina induziu a manutenção do mesmo esquema com três atacantes que foi impositivo contra o time paranaense. Estamos falando de um Londrina que com algumas exceções tem sido saco de pancadas no campeonato.

Contra o Ituano a entrada do Hygor no lugar do Eder modificou a postura do ataque que mesmo com três atacantes de ofício não teve o sincronismo para preenchimento do meio de campo que se tornou um deserto muito bem preenchido pelos jogadores do Ituano.

Esta superioridade que fez o jogo se tornar dominante pelos donos da casa foi percebida desde a metade do primeiro tempo, talvez pouco antes. E o técnico que havia apostado na formação inicial não percebeu ou não quis fazer mudanças ainda na primeira etapa do jogo. Tanto que só foi fazer as alterações lá pelos 15 minutos do segundo tempo. 

Tarde demais, o Ituano já tinha uma boa vantagem no placar e mesmo assim o time não conseguiu mais se recompor para tentar pelo menos o empate. 

Se o técnico errou como ele mesmo assumiu a responsabilidade pela derrota houve erros individuais primários de dois jogadores pilares da equipe. Marcelo Hermes no primeiro gol e Rodrigo no terceiro. A tarde foi de erro total, pois apenas dois jogadores se salvaram na mediocridade geral, Walisson Maia e o goleiro Gustavo que novamente impediu o time de sofrer uma goleada.

O Criciúma tem sido beneficiado a cada rodada pelos outros resultados, por isso quando não está no G-4 está colado e terça-feira em casa contra o Vila Nova tem nova chance de voltar à zona de acesso.    

Por João Nassif 18/08/2023 - 18:38 Atualizado em 18/08/2023 - 18:41

Pode parecer pouca coisa, mas a denúncia de manipulação de apostas em jogos on-line interferiu diretamente na convocação das seleções brasileiras, a principal e a pré-olímpica.

Dois eventos estão sendo investigados pelas Liga Inglesa e Espanhola, pelo fato de dois jogadores, Lucas Paquetá do West Ham e Luiz Henrique ex-Fluminense e agora do Betis estarem envolvidos num esquema de apostas.

Os dois jogadores receberam cartões amarelos no mesmo dia dos jogos de suas equipes. Um grupo de pessoas apostou pesado nos dois cartões em Duque de Caxias-RJ no site Betway que inclusive patrocina o West Ham. As contas foram abertas no dia dos jogos e o volume aplicado na aposta casada chamou atenção dos investigadores.

Tanto Fernando Diniz como Ramon Menezes justificaram a não convocação dos atletas tanto para a seleção principal que disputará as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 como para a pré-olímpica como forma de preservar os jogadores. 

Até pode ser mera coincidência, mas não fica descartada que a hipótese de que esta praga corre o mundo fazendo com que as competições vão cada vez perdendo credibilidade.  

Argumenta-se que por aqui os jogadores ganham pouco comparando com o que recebem os que estão na Europa. Ok, é verdade, então como explicar os que estão na fora ganhando verdadeiras fortunas. É ganância que chama?

Por João Nassif 13/08/2023 - 08:59 Atualizado em 14/08/2023 - 09:33

A resposta depois do tropeço na Ressacada foi imediata e a vitória sobre o Londrina recoloca o Criciúma no grupo de acesso da série B.

O resultado não traduziu o jogo apresentado pelo Criciúma que poderia ter chegado à uma goleada e melhorado o saldo de gols comparando com outros times que estão na busca da série A em 2024.

O adversário foi ideal para que o time conseguisse apresentar o futebol envolvente que há muito não aparecia. O Criciúma não foi incomodado em nenhum momento, pode se impor física e tecnicamente.

Somente não dilatou o placar pelas situações claras de gol, errando nas finalizações e por ter pela frente um goleiro que foi o único destaque do time paranaense. 

O empate do Vila Nova contra o Avaí em Goiânia foi favorável, pois Criciúma e Vila Nova dividiam a quarta colocação e o empate tirou o time goiano do G-4. Ainda faltam 15 jogos para o encerramento e o Criciúma vem se mantendo forte pelo acesso.  

Quando não está dentro da zona de acesso tem ficado sempre próximo deixando forte impressão que poderá consolidar o sonho de toda sua torcida que vislumbra a elite na próxima temporada.
 

Por João Nassif 11/08/2023 - 08:14 Atualizado em 11/08/2023 - 09:09

A mais importante competição de clubes da América do Sul, tipo série A é a Libertadores que já tem definidos os oito clubes que avançaram e certamente a maior surpresa foi a eliminação do Flamengo. 

Não que o paraguaio Olimpia seja um time qualquer, afinal já ganhou três vezes o torneio, mas o Flamengo era cotado como grande favorito para inclusive se tornar campeão. Mas, o futebol é espetacular por ter esta enorme característica, ninguém ganha jogos na véspera e em Assunção esta frase foi confirmada.

Duas equipes poucos conhecidas também foram surpreendentes, o Deportivo Pereira que eliminou o Independiente Del Valle, tradicional que já disputou uma final, derrotado pelo River Plate em 2016

Outra surpresa é o Bolivar que apesar de já ter chegado por duas vezes à semifinal, eliminou o Athletico Paranaense numa decisão por pênaltis em plena Curitiba. Fez uma excelente campanha na fase de grupos quando perdeu o primeiro lugar na última rodada.

Nos outros confrontos com muito equilíbrio avançaram para as quartas de final o Internacional que eliminou o River Plate nos pênaltis, River gigante que passa por grande instabilidade, o Fluminense que despachou o Argentino Juniors, o Racing que eliminou o Atlético Nacional, o Boca Juniors que nos pênaltis ganhou do Nacional do Uruguai.

Finalmente no único confronto entre times brasileiros o Palmeiras eliminou o Atlético Mineiro num confronto sem favorito e que o time paulista conseguiu a vantagem no Mineirão e segurou o empate jogando em sua casa.

Detalhe das oitavas de final, o único time que conseguiu se classificar como visitante foi colombiano Deportivo Pereira que buscou as quartas de final no Equador. 

Por João Nassif 05/08/2023 - 18:09

De nada adiantou o Criciúma exercer uma enorme pressão sobre o Avaí no quarto final do jogo. A insistência na bola aérea resultou numa infinidade de escanteios que foram neutralizados pela defesa do adversário e quando não os arremates para fora.

É bem verdade que o goleiro avaiano fez defesas importantes, mas é do jogo e o Criciúma não teve capacidade para buscar o empate. O Criciúma começou o jogo de forma impositiva dando a impressão que rapidamente chegaria ao gol. Perdeu boas chances e viu seu zagueiro cortar para dentro do gol um dos poucos movimentos de ataque do Avaí no primeiro tempo.

No começo da segunda etapa o Avaí foi mais agressivo e mesmo assim não conseguiu criar problemas para a zaga do Tigre que quando o jogo estava indo para seus momentos decisivos foi todo pressão sem conseguir o gol salvador, pelo menos para empatar.

Inclusive o Criciúma cedeu alguns contra-ataques e em dois deles os atacantes chegaram na cara do Gustavo. Sobrou ainda tempo para o Fellipe Matheus pegar uma sobra de escanteio e exigir grande defesa do goleiro.

Com a derrota o Criciúma poderá perder posição no G-4, mas como venho afirmando ao longo do campeonato o importante se não ficar dentro é ficar colado no grupo de acesso para tentar um sprint na reta final do campeonato. 

O Criciúma perdeu para o Avaí que está na zona do rebaixamento e na próxima rodada, em casa, irá enfrentar outro da zona da morte, o Londrina no Heriberto Hülse.
 

Por João Nassif 03/08/2023 - 12:24 Atualizado em 03/08/2023 - 15:26

Finalmente depois de quatro rodadas o Criciúma reencontrou o caminho da vitória. E foi uma vitória consistente que poderia apresentar um placar mais confortável pela fragilidade do setor defensivo da Ponte Preta, principalmente no primeiro tempo.

O time paulista primeiro gol logo no início do jogo e optou por fazer uma marcação mais adiantada e tomou três bolas nas costas pela precisão do lançamento dos volantes/meias do Criciúma.

O bandeirinha, ou chamado de assistente, marcou de maneira equivocada dois contra-ataques que poderiam resultar em gols, pois os atacantes do Criciúma chegariam na cara do gol e certamente o resultado poderia ser maior, beirando uma goleada.

O segundo gol do Criciúma foi a mesma bola nas costas dos zagueiros com Felipe Vizeu completamente livre dando o passe para o Claudinho mais livre ainda definir naquele momento a virada no placar.

A imposição física, muito mais que técnica pelo estilo de jogo que o Criciúma mostrou em todo campeonato durou até a metade do segundo tempo. Como tem sido costumeiro o Criciúma perdeu o controle do jogo e deu espaço para a Ponte Preta conseguir chegar mais perto de sua área.

As mudanças do Tencati não acrescentaram qualidade e o time correu alguns riscos desnecessários que para sorte do Criciúma não resultou em um prejuízo maior.

Era fundamental vencer e o objetivo foi alcançado. Agora com menos pressão o Criciúma vai para Florianópolis na busca da segunda vitória consecutiva.
 

Por João Nassif 31/07/2023 - 08:04 Atualizado em 31/07/2023 - 08:43

Com seis times, o futebol paulista tem o maior contingente de clubes na Série B do Campeonato Brasileiro. O futebol de Santa Catarina está representado por três clubes e o de Goiás por dois times. Os outros nove times representam nove estados diferentes: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Apenas por curiosidade, fiz um levantamento do confronto entre paulistas e catarinenses que mostra uma boa vantagem dos paulistas nos 19 jogos realizados até agora com 20 rodadas já realizadas.

AVAÍ – na Ressacada, disputou 04 jogos com 01 vitória (Mirassol 1x0), 01 empate (Botafogo 1x1) e 02 derrotas (Guarani 1x2 e Ponte Preta 0x1). Ganhou 04 pontos e deixou 08 pelo caminho. O jogo contra o Guarani foi na 1ª rodada do returno.
Fora de casa disputou 03 jogos com 01 vitória (Ituano 1x0) e 02 derrotas (Guarani 1x4 e Novorizontino 0x2). Conquistou 03 pontos e perdeu 06.

CHAPECOENSE – na Arena Condá, disputou 04 jogos com 01 vitória (Ituano 1x0), 02 empates (Novorizontino 1x1 e Ponte Preta 1x1) e 01 derrota (Mirassol 0x1). Fez 05 pontos dos 12 disputados.
Fora de casa disputou 02 jogos com 01 empate (Guarani 3x3) e 01 derrota (Mirassol 0x1). Ganhou apenas 01 dos 06 pontos que disputou. O jogo contra o Botafogo em Ribeirão Preto foi adiado da 17ª rodada.

CRICIÚMA – no Heriberto Hülse, disputou 03 jogos com 01 vitória (Ituano 2x1), 01 empate (Guarani 1x1) e 01 derrota (Novorizontino 0x1). Nos 09 pontos em disputa ganhou apenas 04.
Fora de casa também disputou 03 jogos com 01 vitória (Ponte Preta 2x1) e 02 derrotas (Botafogo 0x1 e Mirassol 0x1). Ganhou 03 dos 09 pontos que disputou. 

Resumindo, nos 19 jogos os paulistas venceram 09, os catarinenses 05 e ocorreram 05 empates. Os times de São Paulo marcaram 22 gols e os de Santa Catarina 16.
 

Por João Nassif 30/07/2023 - 13:51 Atualizado em 30/07/2023 - 18:32

No quarto jogo o quarto resultado negativo. O Criciúma não consegue jogar o mínimo suficiente para derrotar um time que a muitas rodadas flerta com o rebaixamento.

Depois de achar um gol mal o jogo tinha começado o Criciúma no seu estilo veio para trás para garantir o resultado e conseguiu levar o jogo para o intervalo com a vantagem muito mais pelo horroroso comportamento do Tombense.

O time mineiro não acertava passes, ficou com a defesa exposta e não conseguia agredir a força defensiva do Criciúma. Lembrando que o gol do Fabinho veio por uma jogada errada do Tombense no meio de campo que foi cortada pelo Miquéias autor da assistência para o Fabinho com a zaga completamente desmantelada.

O Tombense voltou para o segundo tempo com mudanças que qualificaram o ataque e com menos erros de passes foi o time dominante até o gol de empate. Antes no começo teve um gol do Fernandão bem anulado que não impediu o time buscar o empate.

O jogo ficou morno desde então até que no finalzinho veio o gol do Arilson numa única jogada bem trabalhado pelo ataque. O Arilson começou e recebeu um ótimo passe do Rômulo para colocar o Criciúma em vantagem deixando no ar a possiblidade do reencontro com a vitória.

O sonho durou pouco, aos 50 minutos depois da cobrança de escanteio veio o gol de empate. É o segundo jogo na sequencia que o Criciúma leva um gol vindo de um escanteio. A bola pelo alto, um ponto forte do time falhou em lances capitais nos dois últimos jogos.  

Empatar fora de casa é um bom negócio desde não seja contra o time que está nas últimas colocações do campeonato.

Por João Nassif 28/07/2023 - 07:56 Atualizado em 28/07/2023 - 08:59

A janela de contratações está chegando ao final, faltam apenas cinco dias para que os clubes possam se reforçar para o restante da temporada e ao mesmo tempo buscar evitar a saída de jogadores pelo possível assédio de outras agremiações.

Vamos analisar pelo Criciúma que não conseguiu durante a temporada encorpar o plantel de acordo com suas necessidades. Contratou vários jogadores e poucos deram opções positivas para um time que manteve a base do ano passado.

A carência no setor ofensivo é notória e o mercado oferece poucas oportunidades. O planejamento inicial não previu a necessidade e com o passar do tempo as opções foram diminuindo para que nesta janela dificultar a contratação de alguém que possa ser a solução para este problema.

Para o primeiro jogo do returno o Criciúma terá um grande desafio, não menosprezando o Tombense, primeiro fora do Z-4, que é a ausência por suspensão de três jogadores titulares, sendo dois pilares no time titular. Rodrigo e Marcelo Hermes que obriga o técnico a mexer no melhor setor do time na competição.

Rayan e Helder deverão ser os substitutos, enquanto Tiago Marques entrará no lugar do Felipe Vizeu. Com problemas físicos Marquinhos Gabriel fica novamente de fora e o técnico poderá voltar com Léo Costa dando nova configuração ao meio de campo, sistema que já foi usado com sucesso em outros jogos.

Além do jogo que deixa a possibilidade de recuperação depois de três resultados negativos, será também testada a força do plantel que possa justificar a falta de contratações.  

Por João Nassif 24/07/2023 - 17:30 Atualizado em 24/07/2023 - 17:38

JOGOS: 19

Em casa: 10 – 06 vitórias, 01 empate e 03 derrotas (63,3%)
Gols marcados: 13
Gols sofridos: 07

Fora de casa: 09 – 04 vitórias, 03 empates e 02 derrotas (55,5%)
Gols marcados: 08
Gols sofridos: 05 

ARTILHEIROS

Fellipe Mateus – 05 
Eder, Felipe Vizeu, Fabinho – 03 
Tiago Marques – 02 
Marcelo Hermes, Crystopher, Arilson, Marquinhos Gabriel, Rômulo – 01 

CARTÕES AMARELOS: 49

Rômulo; Wallison Maia – 05 
Cristóvão, Miquéias – 04 
Marcelo Hermes, Fabinho, Fellipe Matheus, Felipe Vizeu, Arilson, Gustavo, Rodrigo – 03 
Cláudio Tencati – 02  
Eder, Jonathan, Crystopher, Ítalo Melo, Léo Costa, Lohan, Welinton Torrão, Marquinhos Gabriel – 01 

CARTÕES VERMELHOS: 05

Eder, Rodrigo, Claudinho, Wallison Maia, Fabinho.
 

Por João Nassif 23/07/2023 - 08:15 Atualizado em 23/07/2023 - 08:24

Hoje, não dá como dizer que o Criciúma jogou da mesma forma que em outros jogos. A diferença foi que não encontrou a bolinha salvadora que lhe garantiria a vitória, os três pontos e a liderança ao terminar o primeiro turno.

Contra o Novorizontino ficou mais com a bola, circulou pela intermediária do adversário, mas não teve profundidade e muito menos contundência para alcançar a vitória. 

É uma situação recorrente em quase todo campeonato, faz uma forte aposta em seu setor defensivo e quando marca primeiro fica muito à vontade para controlar o jogo e garantir o resultado. Quando não consegue a bolinha salvadora fica a um passo da derrota. Foi o que aconteceu contra o time paulista no jogo de sábado.   

A derrota veio após uma confusão extrema entre a zaga, Walisson Maia e goleiro Gustavo que gerou o escanteio. Na cobrança, uma confusão na pequena área e a bola sobrou para o atacante encher o pé, desvia daqui, desvia dali bola na trave e gol.

Ainda houve tempo para uma ótima jogada do Torrão que venceu o lateral numa incrível velocidade, fez um cruzamento perfeito deixando Tiago Marques na cara do gol que desviou para fora. Foi a grande jogada do Criciúma já nos momentos finais do jogo.

Foi a terceira derrota do Criciúma em casa depois de 10 jogos, fora perdeu apenas duas. Se terminar a rodada fora do G-4, estará colado no grupo de acesso, portanto nada que seja desanimador, mas para o returno o técnico Cláudio Tencati terá que encontrar soluções para fazer com que a posse da bola resulte em situações de gol. Aí terá também que melhorar o aproveitamento.

Por João Nassif 17/07/2023 - 22:29 Atualizado em 17/07/2023 - 22:37

Nem vou ficar dizendo que foi polêmico o impedimento do Fabinho marcado por um dos assistentes da arbitragem. Bandeira nervosa levantada quando a jogada de ataque se desenhava e o cara foi completamente contra o protocolo do VAR. Não tem polêmica, foi um erro grotesco.

A jogada foi paralisada quando o atacante sairia na cara do goleiro que não conseguiria chegar para o desarme e o gol do Criciúma estava desenhado. A imagem da TV mostrou que o Fabinho foi lançado em plenas condições e se por ventura estivesse impedido, o VAR traçaria as linhas e definiria o lance.

O gol prematuramente anulado certamente seria o diferencial pela forma como o Criciúma tem se comportado no campeonato, saindo na frente dificilmente tem o placar revertido, pois marca forte, compacta suas linhas e amordaça qualquer iniciativa do adversário.

O segundo lance foi a expulsão do Fabinho, protagonista no jogo. Deu um pontapé sem necessidade no zagueiro do Botafogo, após ter recebido o cartão amarelo, reclamou bastante, ficou cara a cara com o zagueiro e o árbitro deu amarelo para os dois. O segundo cartão amarelo do Fabinho gerou o vermelho. Sem polêmica.

Com um jogador a mais, o time paulista foi para cima e numa bola parada decidiu o jogo. Fato raro o Criciúma sofrer um gol depois da cobrança de um escanteio. O jogador do Botafogo estava totalmente livre para o golpe fatal.

Infelizmente, os jogos do futebol brasileiro são dirigidos por árbitros quase todos incompetentes, sem preparo, sem critérios e iremos sempre ficar discutindo esses erros que são banais e geram desconfiança e dúvidas sobre a credibilidade das competições. 

Por João Nassif 17/07/2023 - 09:04 Atualizado em 17/07/2023 - 12:55

Dois jogos foram adiados em função das chuvas que caíram sobre Santa Catarina, fechando os aeroportos do estado. A Chapecoense não conseguiu sair da cidade para se deslocar até Ribeirão Preto, o mesmo acontecendo com o Avaí que não pôde ir a Maceió.

Com isso, foram realizados apenas oito jogos e os líderes sofreram para manter suas posições. O Vila Nova, primeiro colocado, apanhou em Londrina. O Criciúma (2º), em casa, empatou com o Guarani (8º); e o Sport (3º) foi derrotado pelo Atlético-GO (9º).

O Novorizontino (5º), que era o quarto colocado, foi derrotado em Salvador pelo Vitória num confronto direto com o time baiano assumindo a quarta colocação, portanto, entrando na zona de classificação. 

O Tombense (16º) foi o único visitante que venceu na rodada, derrotou fora de casa a Ponte Preta (13º) e saiu da zona de rebaixamento. Além de Criciúma e Guarani, outros três jogos terminaram empatados. Sampaio Corrêa (15º) e Ituano (14º), Juventude (7º) e ABC (19º), Mirassol (6º) e Ceará (10º).

Resumindo, dos 10 primeiros colocados na tabela, apenas Vitória e Atlético-GO foram os que venceram. 

Por João Nassif 13/07/2023 - 22:34

Empate faz parte das três situações de um jogo de futebol. Já dizia o filósofo que além do empate qualquer um dos dois times pode sair vencedor.

Existem empates e empates. Empatar em casa não é comum na trajetória do Criciúma haja vista que contra o Guarani foi o primeiro empate no Heriberto Hülse neste campeonato. Apesar de ter sido derrotado duas vezes contra Ceará e Juventude já venceu seis jogos e os pontos perdidos em seu estádio foram recuperados com folga obtendo 15 pontos quando jogou como visitante.

Mas, enfim o time nesta quinta-feira não conseguiu manter o mesmo rendimento dos últimos jogos em se tratando de eficiência. Jogou um primeiro tempo muito abaixo, sofreu o gol e viu seu goleiro defender uma bola cara a cara, salvando o que poderia se transformar num prejuízo irreparável.

Em contra partida dominou completamente o segundo tempo, quase não foi molestado pelo Guarani, teve muito mais a bola, arrematou diversas vezes, colocou uma bola na trave e mesmo chegando ao empate não teve a capacidade de transformar este domínio numa vitória.

O empate frustra pelo fato de ter jogado perante sua torcida e perdido a chance de novamente dormir por alguns dias na liderança do campeonato. Falei em liderança apenas para pontuar a classificação porque mais importante que a liderança depois de 17 rodadas e a manutenção no G-4 durante as 21 que faltam para o final do campeonato.  

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito