Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por João Nassif 12/03/2019 - 09:53 Atualizado em 12/03/2019 - 09:53

Hugo Magalhães, empresário, está chegando na cidade para fechar o contrato do Criciúma com o técnico Gilson Kleina.

Depois de João Carlos Maringá o presidente Jaime Dal Farra resolveu abrir o cofre e buscar um técnico de série A para comandar o time na busca do acesso.

Possivelmente ainda hoje o Criciúma irá anunciar seu novo técnico para o restante da temporada. 
 

Por João Nassif 12/03/2019 - 06:40

Faz tempo que venho pedindo alguma notícia boa do Criciúma, para que eu pudesse trocar a prosa que resultava apenas em críticas sobre tudo que tem acontecido no clube nos últimos tempos. Ontem veio a primeira boa notícia do ano, a contratação do João Carlos Maringá para diretor executivo de futebol. Além de ter sido um baita jogador, como dirigente tem um ótimo trabalho pela Chapecoense e esta é sua referência para devolver ao Criciúma a dignidade perdida nos últimos anos.

PELAS BEIRADAS
Como todo novo contratado Maringá foi cauteloso nas respostas durante sua primeira entrevista coletiva. Falou o que todos gostariam de ouvir, sobre a sequencia da Copa do Brasil, das contratações que serão de sua responsabilidade, quer dizer Ricardo Rocha fica na assessoria da G.A. e o foco total no acesso à série A. Espero que lhe seja dada autonomia para um trabalho que já mostrou ser capaz de realizar. Sobre o técnico pediu paciência.

É ASSIM QUE SE FAZ
Que sirva de exemplo e quem sabe um dia acaba a impunidade que nós conhecemos muito bem. O torcedor que invadiu o gramado num jogo pela 2ª Divisão na Inglaterra e agrediu um jogador do time adversário foi condenado a 14 semanas de prisão. Agrediu domingo e um dia depois condenado e além da prisão foi banido dos estádios por 10 anos, além de levar uma multa de cerca de R$ 1,7 mil.

DIFERENÇAS 
Aqui no Brasil são comuns brigas de torcidas, ou melhor verdadeiras gangues rivais, tiros, facadas, quebra-quebra, todo tipo de vandalismo e quando conseguem prender alguém a justiça solta no dia seguinte, quando não no mesmo dia. E todos fazem tudo novamente e a vida dos torcedores é apenas um detalhe na impunidade brasileira.

PROPINA GRAÚDA
O jornal britânico “Sunday Times” revelou a existência de um contrato secreto entre a FIFA e a Rede de TV Al Jazeera, propriedade de Doha, assinado em 2010, três semanas antes da votação que escolheu o Catar como sede do Mundial 2022. Caso o país árabe fosse escolhido para sediar a Copa do Mundo o contrato contemplava o pagamento de US$ 100 milhões a uma conta da FIFA o que acabou acontecendo.

EXTRAVAGÂNCIA
Há muito tempo não se via uma goleada como a que o Athletico Paranaense enfiou no Toledo pelo campeonato estadual. Em meados do século passado os placares dilatados eram comuns, principalmente quando estava em campo o Santos de Pelé. 12x1, 11x0, 10x0 eram resultados que se não víamos toda hora, pelo menos aconteciam com uma boa frequência. Mas, 8x2 como aconteceu domingo em Curitiba é peça rara no futebol atual. 

VEM AÍ A LARGADA
Terá início neste final de semana o Campeonato Mundial da Fórmula 1 com o GP da Austrália. Três dos 20 pilotos que formarão o grid têm somados 10 títulos mundiais. Cinco do inglês Lewis Hamilton, quatro do alemão Sebastian Vettel e um do finlandês Kimi Raikonnen. Os experts apostam que novamente a briga ficará polarizada entre o inglês da Mercedes e o alemão da Ferrari. A conferir.

Dia 12/03 – “ANNE FRANK”
Anne Frank, autora do diário em que contava os horrores da perseguição nazista contra os judeus, morre de tifo e inanição no dia 12 de março de 1945. Ela e a família foram enviadas a um campo de concentração nazista depois que seu esconderijo foi denunciado por um vizinho. 

Por João Nassif 11/03/2019 - 21:10

Faleceu esta noite aos 75 Coutinho, ex-jogador do Santos e da seleção brasileira. 

Antônio Wilson Honório nasceu em Piracicaba em 1943 e estreou no ataque do Santos em 1958 com apenas 14 anos. Jogou pelo time da Vila Belmiro até 1967 e depois em 1969 e 1970. Marcou 368 gols com a camisa do Santos.

Com Pelé a maior dupla de ataque do futebol brasileiro

Formou o ataque lendário do time santista, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Foi campeão paulista em 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, venceu cinco vezes a Taça Brasil de 1961 a 1965, Libertadores e Mundial de Clubes em 1962 e 1963, além da Copa do Mundo de 1962 no Chile com a seleção brasileira.

Ainda não teve confirmado o motivo da morte, mas Coutinho com diabetes havia amputado três dedos do pé esquerdo e em janeiro foi internado em Santos com uma pneumonia.
 

Por João Nassif 11/03/2019 - 16:26

Thiago Ávila *

A Formula-E, principal categoria de carros elétricos retornou às pistas neste domingo, dessa vez no circuito de Hong Kong, para a disputa do 50º ePrix. Comemorando também as 50 corridas, Lucas Di Grassi, Daniel Abt, Jerome d’Ambrosio, Sam Bird e Nelsinho Piquet estamparam essa marca em seus carros, os únicos a disputarem todas as corridas da categoria.

Durante os treinos, chuva intensa, o que parecia que a marcante corrida teria sua primeira prova sob tal condição climática. A curva dois foi a mais traiçoeira, depois da grande reta, com os pilotos passando lotado ou aquaplanando.

Mas o sol abriu instantes antes do início da corrida e até a hora da largada ainda havia algumas áreas com pista molhada. Mas nada que tenha interferido na largada de Oliver Rowland, que passou a frente de Stoffel Vandoorne e assumiu a liderança. Também não prejudicou Sam Bird, que largou em sétimo e ganhou quatro posições. Lotterer, Paffett, Mortara e Di Grassi seguiam. Em seguida, Vandoorne abre demais e Bird assume a vice-liderança.

Mas a corrida não durou duas voltas até que Felipe Nasr acerta o muro e os dois carros da Mahindra o batem atrás. Bandeira vermelha! A corrida volta depois de quinze minutos e, diferente da corrida do México, a direção de prova manteve a contagem regressiva de onde parou, sem prejudicar ninguém.

A corrida recomeça com André Lotterer tomando a posição do belga ex-F1. Na volta seguinte, logo na primeira curva, Bird acerta o carro de Rowland e o carro do piloto da Nissan perde rendimento. O britânico chega a cair para décimo e consegue retomar a velocidade de corrida. Na curva seguinte, Bird freia tarde demais e Lotterer assume a ponta.

Os dois líderes somem na frente e mantém uma disputa interessante por quase toda a prova. O Safety Car é acionado mais duas vezes, mas isso não impediu que a vantagem criada por eles se abrisse de novo. Na penúltima volta eles se tocam, o pneu traseiro direito do alemão da Techeetah fura e é fim de prova para ele. Bird toma a ponta e cruza a linha de chegada como vitorioso.

No pódio, Edoardo Mortara, companheiro de Felipe Massa, fica contente por seu segundo pódio consecutivo, e do outro lado Lucas Di Grassi, fazendo uma prova discreta, mas satisfatória. Bird comemora, mas não por muito tempo, já que horas depois foi informado que sofreu uma punição de cinco segundos por conta do incidente com Lotterer.

Com isso, Mortara vence sua primeira corrida na F-E, de forma amarga, no tapetão, e entra na briga pelo título. Bird passa à frente com 54 pontos, seguido de d’Ambrosio, 53, Di Grassi e Mortara com 52. Uma disputa acirradíssima, em que a cada prova se amplia ainda mais. Cinco vencedores em cinco corridas, simplesmente a temporada mais equilibrada e sem favoritos em cinco temporadas. Que venha a próxima etapa. Que venha Sanya!

* Thiago Ávila, Estudante de Jornalismo da PUCRS
 

Por João Nassif 11/03/2019 - 12:29

Em 1999 foi criada a Copa Sul que no ano seguinte se transformou em Copa Sul-Minas que teve vida curta com apenas quatro edições sem a última em 2002.

A Copa Sul foi disputada por 12 clubes de janeiro a março de 1999 e disputa final aconteceu em abril. As 12 equipes foram divididas em três grupos com quatro em cada um e a classificação para a segunda fase dos dois primeiros de cada grupo.

No grupo A, Coritiba, Criciúma, Grêmio e Tubarão, no B, Caxias, Figueirense, Internacional e Paraná de no grupo C, Atlético, Avaí, Grêmio Maringá e Juventude.

Pela ordem de classificação passaram para a segunda fase no A Coritiba e Grêmio, no B Internacional e Paraná e no C Atlético e Juventude.

Na segunda fase os seis times foram divididos em dois grupos. Como somente os clubes do Paraná e Rio Grande do Sul conseguiram classificação cada grupo da segunda fase foi disputado entre os clubes de cada estado. Ficou assim, no Grupo 1 Paraná, Atlético e Coritiba, e no 2 Grêmio, Internacional e Juventude.

O Paraná foi o primeiro colocado no Grupo 1 e o Grêmio no Grupo 2, assim as duas equipes foram para a decisão do título.

O primeiro jogo foi em Porto Alegre e o Grêmio venceu por 2x1. No jogo da volta em Curitiba o Paraná ganhou por 2x0. O jogo desempate foi também disputado na capital paranaense e o Grêmio venceu por 1x0

O Grêmio foi o campeão da Copa Sul de 1999.
 

Por João Nassif 11/03/2019 - 06:48

Não tem jeito, enquanto ficarmos ouvindo explicações em cima de explicações o Criciúma vai apanhando fora e dentro de casa revoltando o torcedor que ontem protestou com energia e foi abafado pelo som do estádio que a mando de algum imbecil colocou no alto falante o hino do clube. Desrespeito sem tamanho para com a torcida, escancarando a forma como a G.A. trata seu maior patrimônio. 

SEM SENTIDO
Até agora não consegui entender a chamada para uma coletiva com o vice administrativo, Arlindo Rocha. Veio aos microfones fazer uma conclamação, anunciando um canal de comunicação do clube com os torcedores. Totalmente fora de hora, num momento de aflição tentar acalmar os ânimos é um tiro no pé. A torcida quer time, o melhor jeito do clube se comunicar e não abafar as vaias com um procedimento que penso ser inédito, pelo menos no Heriberto Hülse. 

HISTÓRICO
34 minutos do segundo tempo escanteio. Toda zaga do Criciúma na área, afinal é da bola parada que saem os gols. Daniel Costa bate e a zaga da Chapecoense rebate, volta e novo cruzamento, mais um escanteio. Novamente Daniel Costa bate à meia altura, contra-ataque mortal que terminou com o gol do tal de Augusto. 

AUMENTOU A DISTÂNCIA
O Marcílio Dias, quarto colocado, empatou em casa com o lanterna Tubarão. Com este ponto pulou para 20 ficando seis à frente do Criciúma com o Brusque entre eles. Brusque que perdeu e continuou em quinto com 14.

DISCUSSÕES DA MODA
É enorme o volume de informações e comentários falando de futebol nas rádios e nas redes de televisão. É gigantesco as postagens nas redes sociais, o dia todo comentaristas, repórteres, curiosos postam opiniões, números, estatísticas sobre o futebol. Com tudo isso é inevitável que surjam divergências entre os que lidam com informações no confronto com técnicos e jogadores. Toda hora estamos vendo e ouvindo bate-boca de repórteres com os alvos das críticas que tentam rebater o que foi dito seja verdadeiro ou simples especulação.

O CONFRONTO DA VEZ
Domingo após o clássico Flamengo x Vasco da Gama, Thiago Galhardo jogador do Vasco não respondeu à pergunta do repórter do SporTV e criticou a imprensa que disse o tempo todo que o Flamengo jogou com o time B. Felizmente os bate-boca duram apenas o tempo do desabafo e depois tudo segue dentro da normalidade, pelo menos aparentemente.

VIOLÊNCIA FORA DA CURVA
Depois de sofrer anos e anos com os famosos holligans a Inglaterra puniu de forma exemplar estes torcedores, colocou ordem nos estádios e há muito não se tem notícia de violência em jogos dos campeonatos ingleses. Até ontem. Não houve conflito entre torcidas nas arquibancadas num jogo da 2ª Divisão, mas um torcedor invadiu o campo e agrediu com um soco por trás um jogador do time adversário. Foi detido na hora, saiu jogando beijinhos para as arquibancadas e levado diretamente para a cadeia. Como lá a lei funciona certamente ficará banido dos estádios ingleses. 

Dia 11/03 – “ATENTADOS EM MADRID”
No dia 11 de março de 2004, uma série de explosões em três estações de trem de Madrid (Espanha) mata 199 pessoas e deixa mais de 1,4 mil feridos. Os separatistas do ETA chegaram a ser apontados como responsáveis pelo ataque, mas as investigações comprovaram a ligação de grupos islâmicos com a organização do atentado.
 

Por João Nassif 10/03/2019 - 11:21

Nos anos 1960 e depois no começo deste século foram feitas algumas tentativas para consolidar uma competição regional no sul do país como forma de dar calendário aos clubes que não encontravam espaço para disputar os campeonatos brasileiros cujas fórmulas eram modificadas a cada ano atendendo prioritariamente os interesses dos grandes clubes do país.

Mais recente houve o movimento para criação da Primeira Liga com clubes do sul do país e alguns do Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas que também pela falta de apelo e patrocínio acabou não vingando.

Mas, houve diversas iniciativas para que os clubes que não estavam nas competições nacionais pudessem ficar em atividade na complementação do calendário.

Jogadores da história da SE Matsubara

Em 1986, por exemplo, foi inventado um torneio chamado de Brasil Sul com algumas equipes que ficaram de fora do campeonato brasileiro.
Matsubara de Cambará e Grêmio Maringá, Internacional de Santa Maria e São Paulo de Rio Grande, Figueirense e Hercílio Luz, foram os clubes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina que participaram do Torneio Brasil Sul de 1986.

O torneio foi disputado entre novembro e dezembro e com todos jogando entre si, por pontos corridos em turno e returno terminou com o Matsubara em primeiro lugar com 12 pontos ganhos. O Grêmio Maringá foi o segundo colocado com 11 pontos.

O Figueirense ficou em terceiro com 10 pontos e os demais terminaram empatados com nove pontos ganhos. 
 

Por João Nassif 09/03/2019 - 22:40

A Federação Catarinense de Futebol promoveu em 1962 o Torneio da Legalidade que foi o Primeiro Campeonato Sul-Brasileiro Interclubes.

Participaram do torneio os finalistas dos campeonatos estaduais do Sul do Brasil de 1961.

Os seis participantes foram os seguintes: de Santa Catarina o Metropol campeão e o vice Marcílio Dias. Do Rio Grande do Sul o campeão Internacional e o Grêmio que foi vice. O Cornélio Procópio, campeão paranaense em 1961 não pode participar e em seu lugar foi convidado o Coritiba, também participou vice-campeão o Operário de Ponta Grossa. 

O campeonato foi disputado em dois turnos no sistema de pontos corridos. O Grêmio foi campeão invicto com 17 pontos, obtendo sete vitórias e três empates nos 10 jogos que disputou. Só lembrando, em 1962 vitória valia dois pontos e empate um.

Torneio da Legalidade - Internacional 1x2 Grêmio - Estádio dos Eucaliptos

O Marcílio Dias foi o vice-campeão com 12 pontos. O outro representante catarinense, o Metropol ficou na lanterna com apenas cinco pontos. O time de Criciúma venceu apenas um jogo, empatou três e sofreu seis derrotas.

A única vitória do Metropol foi sobre o Coritiba por 2x1 no Estádio Euvaldo Lodi. 

O Internacional teve o ataque mais positivo com 19 gols marcados e a defesa mais vazada foi a do Metropol que sofreu 25 gols.
 

Por João Nassif 09/03/2019 - 06:55

Pelo regulamento do campeonato catarinense de 2018, depois de cumpridas as 18 rodadas apenas os dois primeiros se classificaram para a final em jogo único. Chapecoense e Figueirense decidiram o título na Arena Condá e o Figueira foi campeão. Este ano houve a mudança e os quatro primeiros da primeira fase se classificam para as semifinais, também em jogo único na casa dos dois primeiros colocados. A final também será numa única partida tendo como mandante quem somar o maior número e pontos na fase inicial.

PONTUAÇÃO IMPREVISÍVEL
No campeonato estadual do ano passado os dois classificados tiveram um ótimo aproveitamento. A Chapecoense atingiu 41 pontos e o Figueirense 36. O terceiro e quarto colocados, respectivamente Tubarão e Criciúma conquistaram apenas 26. Para este ano a pontuação necessária para um time chegar pelo menos em quarto lugar deverá aumentar, pois até agora ninguém disparou e quando um campeonato segue embolado nas primeiras posições a tendência é que aumente o número de pontos a serem conquistados para classificação. Mesmo que se classifiquem quatro como é o caso este ano.

COMPARATIVO
Após a 11ª rodada em 2018 o líder era o Figueirense com 25 pontos seguido pela Chapecoense com 24. O Avaí vinha em terceiro com 20 e o Joinville era o quarto com 16. Os dois primeiros confirmaram presença na final. Agora Avaí e Figueirense lideram com 23 pontos, a Chapecoense vem em terceiro com 21 e o Marcílio Dias fecha a zona de classificação com 19. Ainda faltam sete rodadas, portanto cada time irá disputar 21 pontos até o final. 

CHANCES DO TIGRE
Ainda não está nada definitivamente perdido para o Criciúma se analisarmos somente pela aritmética. Com escassos 14 pontos o time do Jaime Dal Farra teria que fazer uma campanha insana nesta quase reta final para poder ficar entre os quatro. Se mantiver a média que alcançou até agora o Criciúma fará 23 pontos, insuficientes. Não posso ainda calcular qual a pontuação necessária para classificação, mas é quase certo que precisará fazer no mínimo mais cinco ou seis vitórias para disputar as semifinais.

OVERDOSE DE VERDÃO
Amanhã tem Criciúma x Chapecoense pelo campeonato estadual. Estão confirmadas mais duas partidas pela terceira fase da Copa do Brasil e poderemos eventualmente ter outro confronto entre os dois numa quase improvável semifinal do campeonato, tudo isso em 30 dias. O calendário divulgado pela CBF ainda em 2018 marca para a terceira fase da Copa as datas de 13 e 27 de março para os jogos de ida e 27 de março e 10 de abril para os jogos de volta.

DEFINITIVO
Depois de muitas especulações finalmente o técnico Tite definiu o substituto do lesionado Vinícius Júnior para os amistosos da seleção agora em março. É David Neres, ex-São Paulo que joga pelo Ajax da Holanda. Meio sumidão, mas espetacular na vitória histórica por 4x1 sobre o Real Madrid o jogador teve confirmada sua primeira convocação. Justo?

09/março – BONECA BARBIE
No dia 9 de março de 1959, Ruth e Elliot Handler (fundadores da empresa Mattel) apresentam ao mundo o brinquedo que revolucionará a indústria e gerará inúmeras polêmicas. Eles são os "pais" de Barbie, uma boneca adulta de corpo perfeito, simboliza sucesso, beleza e juventude., 
 

Por João Nassif 08/03/2019 - 12:33

O campeonato paulista de 1958 poderia ser um campeonato comum, disputado por 20 equipes por pontos corridos como era comum naqueles tempos.

Tornou-se um dos maiores campeonatos de todos os tempos, pois o Santos de um Pelé ainda nos primórdios da carreira foi campeão marcando o absurdo de 143 gols com a fantástica e inédita média de 3,76 gols por jogo.

Pelé que quando começou o campeonato ainda não era o Rei do Futebol, voltou coroada da Suécia como campeão mundial disputou 30 dos 38 jogos do Santos e marcou 58 gols, quase dois gols por partida.

Na campanha o Santos construiu algumas goleadas que ficaram marcadas na história, ganhou por 10x0 do Nacional de São Paulo, 9x1 no Comercial da capital, 8x1 e 7x1 no Guarani e 8x1 no Ypiranga também de São Paulo, 7x3 no Jabaquara e outras menos extravagantes.

Nos 38 jogos o time da Vila Belmiro ganhou 29, empatou seis e foi derrotado em apenas três oportunidades.

Perdeu para o Noroeste em Bauru por 1x0, para o Taubaté por 3x2 e para a Ferroviária em Araraquara por 2x1.

A defesa levou 40 gols fazendo um saldo de 103 gols.
 

Por João Nassif 08/03/2019 - 06:35

Não foi de todo ruim o resultado da quarta-feira em Itajaí. O empate entre Marcílio Dias e Figueirense aumentou em apenas um ponto a vantagem do Marcílio sobre o Criciúma, agora são cinco, 19x14.a questão é o Brusque entre eles, dois pontos a mais que o Criciúma. O jogo de domingo contra a Chapecoense no Heriberto Hülse é outra final do Criciúma no campeonato.
 

COMEÇO SEM EMPOLGAR
Começou de forma modesta a participação dos brasileiros na Libertadores-2019. Mesmo com as vitórias fora de casa, Flamengo, Internacional, Palmeiras e Cruzeiro não conseguiram apresentar o futebol que se esperava, principalmente de Flamengo e Palmeiras pelo investimento e pelos elencos recheados de bons jogadores, alguns podem ser considerados acima da média. O Inter ganhou por um frango histórico do goleiro do Palestino.

DECEPÇOES
O Grêmio empatou fora de casa, vá lá, sempre é bom resultado, mas pela qualidade do adversário poderia perfeitamente vir de Rosário com uma vitória. É que jogou abaixo de seu potencial. A derrota do Athletico-PR pode ser amenizada pelo fato de ter jogado fora de casa contra o Tolima de má lembrança para os corintianos, mas a do Atlético-MG foi decepcionante em casa para o paraguaio Cerro Porteño.

RESUMO
O contingente brasileiro na Libertadores tem sete times que conquistaram quatro vitórias, um empate e sofreram duas derrotas. À exceção do Palmeiras, todos os demais brasileiros venceram pela contagem mínima. O jogo infernal foi entre o Union Concepción do Chile contra o Sporting Cristal do Peru, com vitória dos chilenos por 5x4. Outra goleada foi do Libertad do Paraguai que fez 4x1 na Universidad Católica do Chile. Os demais times que atuaram na primeira rodada da Libertadores marcaram o máximo de um gol, apenas o Palmeiras marcou dois.

POUCO JUÍZO
Que o Neymar prefere as baladas, muitas vezes priorizando festas em detrimento de sua condição de pleiteante a ser o melhor do mundo é sabido por todos que transitam pelas redes sociais. Tem sido assim na vida do principal jogador brasileiro em atividade, que pelo destino tem ficado ausente em momentos decisivos na seleção e no PSG, seu clube que sonha em dominar o futebol europeu e mundial. 

MUITA SORTE
Fazendo uma retrospectiva, na hecatombe dos 7x1, Neymar estava ausente. Na eliminação pelo Real Madrid nas oitavas de final da Champions da temporada 2017/2018 e na deste ano, também nas oitavas para o Manchester United Neymar também foi desfalque do PSG por conta de lesões. Quer dizer o principal jogador em momentos cruciais da seleção e o PSG não esteve em campo. Coincidência ou pura sorte? Só comparando, os melhores do mundo, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo também não ganharam Copas do Mundo, mas estiveram sempre presentes e conquistando os maiores torneios de clubes do mundo. 

BABAQUICE
A revista Placar inventou em sua última edição que após Pelé, Neymar é o maior brasileiro da história. Seu editor Sérgio Xavier, responsável pela irresponsabilidade, que nas horas vagas é comentarista do SporTV foi devidamente enquadrado pelo Petkovic, também comentarista do canal. Não se brinca com coisa séria.    

08/março – A FÚRIA DO ETNA
O vulcão Etna, que ainda hoje está ativo na Itália, causou a morte de mais de 20 mil pessoas no dia 8 de março de 1669. A erupção destruiu a cidade de Catania.
 

Por João Nassif 07/03/2019 - 12:59

Conforme vimos no Almanaque da Bola de ontem está se discutindo até hoje o campeão brasileiro de 1987. Depois de toda confusão e o rompimento entre o Clube dos Treze e a CBF, acabou resultando um campeonato mais enxuto com apenas 24 clubes em 1988 e pela primeira vez foi obedecido o sistema verdadeiro com acesso e descenso.

O sistema de pontuação foi alterado em caráter experimental. Cada partida passou a valer três pontos. Em caso de vitória no tempo normal o time vencedor ficava com os três pontos e o perdedor com zero. Em caso de empate cada equipe ficava com um ponto e o terceiro ponto era disputado em cobranças de pênaltis.

Essa pontuação valia somente na primeira fase, nas demais prevalecia a pontuação tradicional que à época era de dois pontos ao vencedor e em caso de empate um ponto para cada equipe.

Na primeira fase os 24 clubes foram divididos em dois grupos. No primeiro turno (12 rodadas) os clubes de um grupo enfrentaram os clubes do outro. No segundo turno (11 rodadas) os clubes se enfrentaram dentro do próprio grupo. Classificaram-se para a fase seguinte os dois primeiros colocados de cada grupo em cada um dos turnos. Os quatro últimos colocados na classificação geral foram rebaixados à série B de 1989.

Os classificados do primeiro turno foram Fluminense, Internacional, Vasco da Gama e Grêmio. Sport, Flamengo, Cruzeiro e Bahia se classificaram pelo segundo turno.

Bangu, Santa Cruz, Criciúma e América do Rio de Janeiro foram os times rebaixados.

Bahia x Internacional na final de 1988

Os oito classificados foram agrupados na segunda fase para a disputa das quartas de final, os vencedores passaram às semifinais até que Bahia e Internacional sobraram para a decisão do título.

O campeonato terminou somente em 1989, no dia 15 de fevereiro os finalistas se enfrentaram na Fonte Nova em Salvador com vitória do Bahia por 2x1.

No jogo da volta no Beira Rio terminou empatado em 0x0, assim o Bahia se tornou campeão do campeonato brasileiro de 1988, também conhecido como II Copa União.
 

Por João Nassif 07/03/2019 - 10:11 Atualizado em 07/03/2019 - 10:13

Falei há pouco com Gilson Kleina que afirmou o contato do Criciúma com seu empresário, mas uma sondagem superficial sobre a possibilidade dele vir a ser o técnico para o campeonato brasileiro. Não sou de perguntar por valores, sei apenas que por ser um técnico de série A sua contratação fugirá completamente dos padrões definidos pelo presidente Jaime Dal Farra desde que assumiu o clube. Na conversa com o empresário o presidente ventilou o nome de Rui Costa para diretor executivo que também é do agrado do Gilson.

 

Gilson Kleina

Além do acréscimo no orçamento com a eventual contratação dos dois profissionais, certamente terá que haver investimento em reforços para que o técnico possa trabalhar com qualidade para brigar pelo acesso no final do ano.

Resumindo, o orçamento terá que ser aumentado num grande percentual para que o Criciúma recupere sua imagem no mercado e mais, resgate sua história de time vencedor e que em tempos passados sempre lutava para alcançar grandes objetivos. 
 

Por João Nassif 07/03/2019 - 06:55

E o presidente Jaime Dal Farra entrou em definitivo no folclore do futebol brasileiro. A pérola que está sendo motivo de chacota pelos tuiteros do país foi dita na entrevista dada ao GloboEsporte.com: “vou colocar no próximo técnico um espírito guerreiro, sangue nos olhos, na veia, que venha comendo grama”. É um pequeno trecho que inverte os valores, não precisa ser um técnico que saiba montar um bom time, para o presidente basta apenas saber guerrear com seus comandados.

ÚNICA VERDADE
Aos poucos vou entendendo a razão da demissão de tantos técnicos na gestão Jaime Dal Farra. Em todas suas entrevistas o presidente afirma com todas as letras que o elenco é bom, muito forte, tem qualidade e os resultados são incompatíveis com a força deste plantel. Nas entrelinhas, tudo por culpa dos maus diretores e treinadores que o próprio presidente contratou. O presidente dono do clube se acha o único isento de qualquer responsabilidade sobre os maus resultados dos últimos anos e da fuga sempre constante dos rebaixamentos.  

ESPECULAÇÃO
O presidente também afirmou na coletiva de terça-feira que o peso na demissão do técnico Doriva foi a forma como o time se comportou frente ao Marcílio Dias. Elogiou bastante a pegada do adversário contra o marasmo de seu time, situação que poderia desembocar na contratação do Waguinho Dias, técnico do time de Itajaí. Não creio que será em meio ao campeonato, Waguinho sabe o que tem em mãos e não trocará uma possível classificação pela incerteza num clube que não apresentou em quase quatro anos um mínimo de planejamento.

AMBIENTE
O próprio presidente detectou falta de organização e objetivos do time sob o comando do técnico Doriva. Se verdadeira esta constatação estamos diante de mais um erro estratégico da própria direção do clube. Mostra que falta comando de vestiário, técnico e diretor podem fazer pouco se não houver alguém de fora do grupo de funcionários com a missão de colocar ordem no vestiário. Algumas cobranças públicas entre os atletas contaminam o ambiente.  

INCRÍVEL, MAS VERDADE
Quando ouço o presidente afirmar que Ricardo Rocha é o cara para assuntos ligados ao futebol e que há muito tempo dá nesta área consultoria ao clube, imagino o que será de agora em diante quando o ex-jogador está com plenos poderes para indicar o técnico, diretor e jogadores para o restante da temporada.

ADRENALINA PURA
Dois jogos espetaculares da Champions nesta semana classificaram para as quartas de final dois times que se vestiram de verdadeiras zebras. Real Madrid e PSG que nos jogos de ida venceram fora de casa foram derrotados em seus domínios por Ajax e Manchester United, respectivamente. O somatório dos dois resultados em cada uma das partidas das oitavas de final eliminou os dois mandantes. O time holandês depois de perder o primeiro jogo por 2x1 aplicou uma goleada histórica por 4x1 em pleno Santiago Bernabeu. E o Manchester que perdeu na Inglaterra por 2x0, virou para 3x1 em Paris e tirou da Champions o time do Neymar que viu o jogo nos camarotes se recuperando da lesão que não o tirou do carnaval.

07/março – STANLEY KUBRICK
Stanley Kubrick, um dos grandes cineastas americanos, morre no dia 7 de março de 1999. Suas histórias não-convencionais, como 2001 - Uma Odisséia no Espaço, Laranja Mecânica e O Iluminado arrebanharam milhões de fãs. 
 

Por João Nassif 06/03/2019 - 16:29

Acabou o carnaval e eu vou trocando a prosa aqui no Almanaque da Bola. Depois de uma série com uma pequena retrospectiva sobre as eliminatórias aos Mundiais de Futebol, aliás, mais adiante voltarei ao assunto para ir completando a história.

Voltando ao normal deste espaço o assunto hoje é campeonato brasileiro que nos primórdios era chamado de campeonato nacional. 

Até hoje está em discussão o dono do título de 1987. A CBF veio à público anunciar que passava por grave crise financeira e não tinha condições de organizar o campeonato nos moldes de anos anteriores.

A entidade afirmou que estava atrás de um patrocinador e caso não conseguisse tentaria um acordo com os clubes para que estes arcassem com as despesas da competição. E foi o que aconteceu.

Os principais clubes do Brasil querendo um campeonato mais rentável reagiram e fundaram uma nova entidade denominada Clube dos Treze que organizou um campeonato próprio que recebeu o nome de Copa União, nome fantasia para o campeonato brasileiro de 1987.

O regulamento da Copa do Brasil de 1986 determinava 28 clubes na primeira divisão em 87. Como o Clube dos Treze montou o campeonato com apenas 16 clubes, os demais se rebelaram e a CBF para resolver o impasse criou um campeonato com 16 equipes que não estavam na Copa União.

A Copa União passou a ser chamada de Módulo Verde e o campeonato organizado pela CBF de Módulo Amarelo. Para atender outros clubes que não estavam em nenhum dos dois módulos a CBF inventou mais dois Módulos, o Azul e o Branco. 

Para valer mesmo os dois primeiros que foram vencidos por Flamengo e Sport Recife. Oficialmente a CBF confirmou o Sport como campeão brasileiro. O Flamengo se dá o direito de ser o campeão e esta discussão se tornou interminável, inclusive chegando às instancias máximas da Justiça comum. Até quando?  
 

Por João Nassif 06/03/2019 - 13:30

Num único canetaço o presidente Jaime Dal Farra demitiu dois profissionais responsáveis direto pelo futebol do Criciúma. A saída do técnico Doriva já era prevista pela falta de resultados no campeonato estadual, apesar da classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. A do diretor de futebol Nei Pandolfo não estava sendo esperada, mesmo com a falta de melhores contratações, apesar de ser curta sua área de manobra pelo teto salarial do clube incompatível com qualidade. As demissões mostram com muita clareza a falta de conhecimento em fazer futebol da atual empresa que domina o clube. São vários técnicos e diretores que passaram pelo clube desde que o presidente assumiu a G.A.

EXPECTATIVA
Enquanto o auxiliar Wilsão é anunciado como responsável pelo time para enfrentar a Chapecoense no domingo, certamente os nomes para substituir Doriva vão sendo especulados. Tenho também curiosidade em saber que se atreverá a vir comandar o Criciúma e entrar nesta ciranda onde o presidente não assume qualquer culpa e descarrega em seus técnicos e diretores a sua incompetência. Podem acreditar que não será um técnico de primeira linha. Virá quem está atrás de emprego e se sujeitará à esta ciranda.

PADRINHO
Como quem sobrou no Criciúma não entende nada de futebol e muito menos tem qualquer relacionamento com o mercado o clube estará nas mãos do Ricardo Rocha que deverá indicar o novo técnico. Alguém de seu portfólio.

CONTAS
O presidente afirmou que a folha atual gira em torno de R$ 620 mil e que investirá 50% deste valor para o campeonato brasileiro com a captação de seis reforços que já haviam sido anunciados pelo ex-diretor Nei Pandolfo. Vamos lá, perto de R$ 1 milhão, com os encargos sobram cerca de R$ 600 mil para um departamento que entre atletas, comissão técnica e pessoal de apoio deve ter próximo de 40 profissionais. A média de R$ 15 mil de salário não é a melhor para brigar pelo acesso no campeonato brasileiro.

PRÓXIMA VÍTIMA
O primeiro nome que surgiu para substituir Doriva é o de Léo Condá que está desempregado demitido pelo Botafogo de Ribeirão Preto. Deve caber no orçamento do clube, não é caro e seu currículo é do tamanho do que o Criciúma pode pagar a alguém que melhore o rendimento até que os resultados não estejam de acordo com o esperado.

INTERESSES NO JOGO
A partida de hoje à noite entre Marcílio Dias e Figueirense adiado da nona rodada tem interferência direta na classificação. Quarto colocado conta o vice-líder pode definir, mesmo que não matematicamente, os classificados para as semifinais. Em caso de vitória do Marcílio o quarto colocado abrirá cinco pontos do Brusque, quinto colocado e sete do Criciúma que é o sexto. Descarto o Joinville sétimo que ficaria a nove da zona de classificação. Então, hoje à noite todos são muito Figueirense. 

06/março – GÊNIO RENASCENTISTA
O mestre do Renascimento Michelangelo Buonarotti (1475-1564) nasceu no dia 6 de março de 1475 na Itália. Entre as obras do arquiteto, escultor e pintor estão a Pietá, o Davi e, com certeza a mais conhecida de todos, a abóbada da Capela Sistina. 

Por João Nassif 05/03/2019 - 13:31

A Copa do Mundo de 1962 foi disputada no Chile, portanto duas seleções da América do Sul não precisaram disputar as eliminatórias, a chilena por ser o país sede e a brasileira campeã do Mundial anterior.

À exceção da Venezuela que ainda não havia disputado uma única competição oficial de futebol, as demais foram divididas em quatro grupos, sendo que o Paraguai não enfrentou seleções sul-americanas e foi direto para a repescagem. 

A Venezuela entrou na disputa pelas eliminatórias somente para o Mundial de 1966, muito mais tarde que os outros países da CONMEBOL, pois até então o basquete e o beisebol eram os esportes preferidos da comunidade esportiva venezuelana. 

Os paraguaios foram derrotados na repescagem pelo México. Argentina, Uruguai e Peru foram as outras seleções sul-americanas presentes no Mundial de 1962.

Uruguai classificado para a Copa-1962 no confronto com a Bolívia

Foram inscritos 56 países para a disputa das eliminatórias para a Copa de 1962 sendo que 49 participaram dos confrontos pelas 14 vagas.

A Europa como sempre teve o maior contingente com 30 países, além dos sul-americanas a América do Norte, Central e do Caribe foi representada por oito, a Ásia por cinco e a África por seis seleções. 

Foram realizados 127 jogos e marcados 325 gols em jogos valendo pelas eliminatórias à Copa de 1962 disputada no Chile.
  

Por João Nassif 05/03/2019 - 06:56

Está tudo dentro do previsto e na cartilha do presidente Jaime Dal Farra. Não dá apoio ao futebol do Criciúma, mesmo com recursos que não são poucos vindos da venda de jogadores ou de cotas de televisão e das competições. A definição de um baixo teto salarial impede a contratação de qualidade e os técnicos sem munição para trabalhar vão sendo demitidos numa sequência interminável mesmo para os padrões do futebol brasileiro.

Quando no post anterior falei que a corda iria arrebentar estava apenas constatando que a incapacidade do patrão em definir um projeto com um mínimo de profissionalismo terminaria na demissão do Doriva e de quebra escancarando esta incapacidade a demissão de seu diretor executivo de futebol.

O blog do Denis aqui no portal mostra que o entra e sai de técnicos que pode se estender para as entradas e saídas de diretores executivos é a marca da atual gestão. Sem rumo vai na contramão fazendo tentativas sem nenhum critério e muito menos conhecimento de como administrar um time de futebol com um histórico vencedor e muita tradição. 

O que estamos vendo de incompetência nestes quatro anos encheu a paciência dos torcedores. Um grupo deles que atua com força nas redes sociais está comandando um protesto que pode ser melhor entendido no blog da Amandinha também aqui no portal.   
 

Por João Nassif 04/03/2019 - 18:45

A partir das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1958 a FIFA estabeleceu a divisão por Confederações que foram disputadas obedecendo os critérios determinados pela entidade.

A decisão tomada pela entidade foi para acabar com a confusão reinante em eliminatórias anteriores que tiveram várias desistências.

Foram inscritos 55 países, pela Europa foram 29, nove pela América do Sul, pela América do Norte, Central e do Caribe seis e 11 representantes da Ásia e África. A Suécia anfitriã e a Alemanha Ocidental última campeã estavam automaticamente classificadas.

A presença de Israel nas eliminatórias fez com que várias seleções se recusassem a enfrenta-lo e mesmo que a FIFA tenha obrigado a participação de todos inscritos, vários países por questões políticas desistiram de brigar por uma vaga no Mundial disputado na Suécia.

País de Gales x Israel-Eliminatórias de 1958

Sobrou para Israel tentar a vaga numa repescagem com o País de Gales, melhor segundo colocado nas eliminatórias da Europa. Deu País de Gales com duas vitórias por 2x0 em Tel-Aviv e em Cardiff.  

A classificação do Brasil foi sobre o Peru com empate no primeiro jogo em Lima e vitória por 1x0 no Maracanã na segunda partida. A Venezuela outra seleção eu fazia parte do grupo desistiu de competir.

Além do Brasil Argentina e Paraguai foram as outras seleções sul-americanas classificadas para o Mundial na Suécia.

Em todas as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1958 forma disputados 89 jogos e marcados 341 gols.
 

Por João Nassif 03/03/2019 - 20:05

A cultura brasileira manda demitir técnico que não apresenta bons resultados, independentemente do nível e do histórico do profissional. Doriva não é treinador do primeiro nível, nenhum deste calibre arriscaria trabalhar no Criciúma, mas Doriva tem um histórico vencedor, campeão nos dois principais centros do futebol do país, inclusive com o pequeno Ituano em São Paulo.

Como os resultados não tem vindo e a pressão sobre o técnico é muito grande, dificilmente Doriva irá sobreviver a esta série de insucessos e a quase impossível missão de conseguir a classificação.

Não há tempo para reflexões. A direção do Criciúma é de uma juramentada incompetência, não consegue encontrar um mínimo de qualidade para contratar e sem munição ninguém faz milagres.

Pode-se colocar uma parcela de culpa no técnico, mas um percentual pequeno, por não ter conseguido dar um padrão compatível com o que tem em mãos. É tipo uma queda de forças, o técnico se sustenta na falta de qualidade e o chefe da tropa não está nem aí para o que acontecer no futuro.

Por isso o resultado é este aí, sexta posição com um jogo a mais que o Marcílio Dias que hoje é o quarto colocado. A diferença é de quatro pontos.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito