O Próspera fechou o campeonato catarinense com a dignidade de um clube modesto que fez um planejamento competente e com muito profissionalismo. O projeto montado foi para consolidar a permanência na série A do campeonato estadual depois de sucessivos acessos vindo da série C.
O sucesso do time no campeonato certamente surpreendeu a própria direção do clube com a passagem para as quartas de final e de quebra a classificação para a série D do campeonato brasileiro em 2022.
Quer dizer, fez muito mais do que estava previsto e garantiu um excelente calendário para a próxima temporada. Além do estadual da série A, certamente uma Copa Santa Catarina e no mínimo 14 jogos no campeonato brasileiro.
Agora Israel e seus companheiros vão respirar com tranquilidade e começar trabalhar em duas frentes, a reforma completa do Mario Balsini e a reformulação do futebol.
Pela campanha e pelos jogos alguns jogadores se destacaram e deverão ser assediados por outros clubes, além da avaliação do plantel como um todo, principalmente pela falta de calendário nesta temporada. Possivelmente somente no final do ano será disputada a Copa Santa Catarina.
Se o Próspera irá jogar a série A do estadual o Criciúma estará constrangido na série B, neste século o único time grande de Santa Catarina. Os dois terão pela frente em 2022 o campeonato brasileiro, um na série C e outro na D, nem quero imaginar um clássico da cidade na quarta divisão do futebol brasileiro.
O Criciúma que contratou um diretor executivo com boas referências deve começar nas próximas horas a montar comissão técnica e plantel que espero sejam qualificados para brigar pelo acesso no campeonato brasileiro.