No início dos anos 1980 o regulamento do campeonato carioca previa um triangular final entre o campeão da Taça Guanabara e da Taça Rio, desde que um time conquistasse mais pontos do que esses dois na soma dos dois turnos.
Em 1982 o Flamengo foi o campeão da Taça Guanabara e o América da Taça Rio. O Vasco da Gama foi quem somou mais pontos nos dois turnos e os três times foram decidir o título no triangular final.
No primeiro jogo do triangular o Vasco derrotou o América por 1x0, mesmo placar da vitória do Flamengo sobre o América. Vasco da Gama e Flamengo foram para o último jogo do triangular decidir o campeonato de 1982.
O Flamengo era cotado como favorito, pois além de bom time ainda contava com três titulares da seleção brasileira na Copa do Mundo da Espanha terminada alguns meses antes. O Vasco da Gama era comandado por Antônio Lopes que iniciava a carreira de treinador.
Sem a técnica rubro negra era maior, foi superada pela garra vascaína que não se intimidou e perante mais de 113 mil torcedores que lotaram o Maracanã venceu por 1x0 com arbitragem de José Roberto Wright que expulsou o lateral Júnior do Flamengo.
O gol do título foi marcado por Pedrinho Gaúcho aos 3 minutos do segundo tempo na cobrança de escanteio que entrou direto no gol, portanto gol olímpico.
O time campeão teve o goleiro Acácio, na zaga Galvão, Ivan, Celso e Pedrinho, no meio campo Serginho, Dudu (Marquinho) e Ernani e no ataque Pedrinho Gaúcho (Rosemiro), Roberto Dinamite e Jérson.