Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Maga Stopassoli 01/08/2024 - 10:46 Atualizado em 01/08/2024 - 19:30

O vereador Dinho Rampinelli entrou em contato com o blog e ressaltou que o partido não vai apoiar a reeleição do atual prefeito, o Neguinho (PSD). Em nota, disse que o PL terá candidato a prefeito. Confira: 

"PL de Forquilhinha tem candidatura confirmada na disputa a prefeitura nome é Geovani de Godoi já tem partidos vão apoiar na oposição ao prefeito Neguinho, qualquer outra informação é de pessoas não ligadas a executiva do partido que vai confirmar no domingo na convenção a candidatura de Geovani de Godoi para prefeito".

 

Por Maga Stopassoli 01/08/2024 - 10:05 Atualizado em 01/08/2024 - 10:13

O PL de Forquilhinha não terá candidatura própria a prefeito na eleição deste ano. É um fato novo na corrida eleitoral do município já que o PL ensaiou estar na majoritária como cabeça de chapa. O projeto inicial do PL incluía a pré-candidatura do empresário Walmir Rampinelli que declinou da disputa para cuidar da empresa da família. A partir disso, o prazo ficou curto para que o partido pudesse viabilizar um novo nome para concorrer a eleição. Desta forma, em Forquilhinha, o partido irá apoiar o projeto de reeleiçao do atual prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, do PSD, que ainda não tem definição sobre quem será o seu vice. 

Por Maga Stopassoli 31/07/2024 - 18:03 Atualizado em 31/07/2024 - 18:04

O pré-candidato a prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD) gravou um vídeo para responder ao colega de partido, deputado federal Darci de Matos. Clique aqui para entender.
No vídeo que encaminhou ao blog, Vaguinho disse que não tem problema em se retratar. Confira:

 

 

Por Maga Stopassoli 31/07/2024 - 16:49 Atualizado em 31/07/2024 - 16:50

O Partido Liberal (PL) Nacional emitia uma nota oficial nesta quarta-feira (31) com orientações sobre a proibição de coligações com partido de esquerda. A nota foi publicada no perfil oficial do partido no Instagram e é assinada pela presidente nacional Michelle Bolsonaro.

O texto diz que a dificuldade de se saber tudo que acontece nos 5.568 municípios do país, as denúncias sobre coligações irregulares deverão ser feitas até o dia 15 de agosto no e-mail: [email protected].

A determinação do PL Mulher Nacional pode afetar encaminhamentos referentes a possibilidade de coligação entre PL e PDT em Forquilhinha, por exemplo. Aonde os partidos conversam sobre a composição da chapa para disputa da prefeitura.
 

Por Maga Stopassoli 31/07/2024 - 15:10 Atualizado em 31/07/2024 - 15:42

O deputado federal Darci de Matos (PSD), suplente de Ricardo Guidi (PL), na Câmara dos Deputados, se manifestou após ser citado pelo colega de partido e pré-candidato a prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola. Durante entrevista à Rádio Massa, na manhã desta terça-feira (30), Vagner estava falando sobre a aprovação da Reforma Tributária e disse "o meu adversário (Ricardo Guidi) estava como deputado federal e deixou o suplente dele que votou, inclusive, favorável a essa Reforma Tributária"

A declaração não foi bem recebida pelo próprio Darci de Matos que reagiu à declaração de Vaguinho. Ele gravou um vídeo negando ter votado a favor e disse:
"Fui citado pelo pré-candidato a prefeito de Criciúma do meu partido, do PSD, de forma inverídica e injustamente. Afirmou o pré-candidato que eu votei favorável a Reforma Tributária e isso não procede. Isso não é verdade e faltar com a verdade numa campanha política, não é um bom caminho. Eu votei contra a Reforma. Qualquer dúvida é só recorrer ao painel de votação da Câmara dos Deputados. Ou o pré-candidato do meu partido está muito mal informado ou está muito mal intencionado", finaliza Darci. A votação da Reforma Tributária ocorreu no dia 10 de julho deste ano.
Assista ao vídeo aqui:
 




 

Por Maga Stopassoli 28/07/2024 - 11:43 Atualizado em 28/07/2024 - 11:44

Neste fim de semana, os pré-candidatos a prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD) e Ricardo Guidi (PL) protagonizaram o primeiro embate público na corrida eleitoral do município. Tudo começou na manhã de sábado (27), quando Ricardo Guidi publicou um vídeo em seu perfil no instagram, em que diz:

“Eu acho muito estranho uma administração que está no poder há 16 apareça agora no final do mandato trazendo soluções para todos os problemas, que não resolveram nesse período, por exemplo, o transporte coletivo. Com relação ao preço da tarifa, ao número reduzido de horários, a dificuldade de pagamento, pois não pode pagar com dinheiro ou cartão. Eu vejo isso com muita estranheza”.

No começo da noite, Vagner reagiu e também publicou um vídeo em seu instagram convidando Guidi para uma live.

“Em vez de ficar aí fazendo crítica, apresenta uma proposta, cara, faz como eu fiz, vai buscar solução, mas vamos fazer o seguinte: Quer discutir? Eu quero discutir contigo o transporte público de Criciúma. Vamos fazer uma live? Topas?"

Se tem réplica, tem tréplica. Na manhã deste domingo, Guidi respondeu ao convite do opositor com uma publicação nos stories de seu instagram, sugerindo debater num dos terminais de ônibus da cidade.

Veja:

"Tem postulante a prefeito me chamando pra debate na internet pra tentar promover rinha de candidato. Mas esse debate não é comigo. 
Não precisa explicar pra mim, mas sim para todos os criciumenses: por que nesses 16 anos ainda não colocaram em prática as soluções que eles agora dizem que tem pra esses problemas? Ônibus lotados, poucos horários e a inexplicável impossibilidade de pagar em dinheiro são só alguns dos problemas.
Sugiro debater no terminal do Pinheirinho, no bairro, com os usuários. E não fazendo vídeo no ônibus novo de Curitiba. As pessoas querem soluções aqui e agora."


 

 

Por Maga Stopassoli 27/07/2024 - 17:47 Atualizado em 27/07/2024 - 17:47

A pré-campanha é aquele momento em que os ruídos internos dos partidos se tornam impossíveis de disfarçar e o União Brasil de Florianópolis é um exemplo perfeito disso. Após tentativas fracassadas de se reaproximar de Topázio Neto, com quem havia sido eleito prefeito da capital em 2020, Gean Loureiro decidiu riscar o chão e romper de vez com o peessedista. Com isso, Gean redirecionou seu partido para um novo projeto político nas eleições deste ano, declarando apoio à candidatura de Dário Berger (PSDB). Essa decisão, porém, causou um rebuliço dentro do partido. Uma ala descontentes resolveu "desobedecer" a executiva nacional e manteve seu apoio a Topázio. Na convenção que formalizou a chapa PL e PSD em Florianópolis, não foi apenas a presença de um deputado do União Brasil que chamou atenção, mas também suas palavras durante o discurso. "Levaram as camisas, mas os atletas e jogadores estão aqui", declarou o deputado Sergio Guimarães, insinuando que, neste momento, o partido poderia ser chamado (des)União Brasil.

Veja no vídeo:

 

 

Por Maga Stopassoli 26/07/2024 - 11:48 Atualizado em 26/07/2024 - 13:14

O PSD Criciúma realizará no dia 04 de agosto, a partir das 18h no AM Master Hall, sua convenção partidária para homologar as candidaturas da sigla à eleição. O evento, que deverá oficializar o nome do pré-candidato Vaguinho Espíndola à disputa pela Administração Municipal, contará com a presença de dirigentes estaduais do partido, bem como de lideranças locais e apoiadores.

Por Maga Stopassoli 26/07/2024 - 10:03 Atualizado em 26/07/2024 - 10:04

Mudança na chapa inicial do PL em Criciúma. O pré-candidato a prefeito, Ricardo Guidi, vinha mantendo conversas bastante adiantadas com dois nomes fortes da política criciumense para ser vice em sua chapa: o ex-secretário da Saúde, Acélio Casagrande (PL), e o vereador e pré-candidato a prefeito pelo MDB, Paulo Ferrarezi. Ambos estavam no radar de Guidi desde o começo da pré-campanha. Durante o mês de julho, cresceu a possibilidade de o partido ir para a urna com chapa pura, tendo Acélio como vice. Mas, nas duas últimas semanas, as conversas com o MDB se intensificaram, levando o próprio Ferrarezi a dar declarações públicas de que ainda mantinha o sonho de ser vice de Guidi. Com a forte tendência de os Progressistas estarem na chapa de Vagner Espíndola (PSD), o MDB decidiu aumentar a pressão para estar com o PL. No atual desenho, Ricardo Guidi teria "dois vices".


 

Paulo Ferrarezi no centro da foto, num clic autoexplicativo. 

 

Por Maga Stopassoli 25/07/2024 - 20:01 Atualizado em 25/07/2024 - 20:01

O Partido Liberal (PL) de Criciúma está com data marcada para a Convenção Municipal que aprovará os nomes para disputar a eleição. O encontro será realizado na sexta-feira, 2 de agosto, às 19h22min, na Associação da Imbralit. O governador Jorginho Mello marcará presença e oficializará a nominata. Até lá, o partido já deverá ter definido a composição de quem será o vice de Ricardo Guidi, pré-candidato a prefeito pela sigla. 



 

Por Maga Stopassoli 25/07/2024 - 14:09 Atualizado em 25/07/2024 - 14:17

O atual vereador e pré-candidato a reeleição no Legislativo, Marcio Daros da Luz (PSD), foi condenado a pagar R$ 5 mil por propaganda antecipada. A decisão é do juiz Sergio Renato Domingos, da 10ª zona eleitoral. A ação foi movida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que entrou com uma representação contra o prefeito Clésio Salvaro (PSD) por ter dito, em uma reunião de pré-campanha, que: "Agora nós temos que reeleger o Marcio".

A informação consta na ação que você lê no fim do texto. O documento diz que a declaração foi dita em uma reunião de lideranças no dia 17 de maio. Ainda na decisão, o juiz disse que mesmo sem a intenção, a expressão reeleger contem um explícito pedido de voto. Apesar da reunião ter sido fechada com lideranças do vereador, foi publicado um vídeo no Instagram com a fala que motivou a ação.

Por conta disso, o juiz entendeu que quem veiculou foi Marcio Daros, então por isso ele foi condenado a pagar a multa. O pedido de voto só pode ser feito dentro do período de campanha que vai de 16 de agosto até 3 de outubro.
Leia a decisão:

 

Por Maga Stopassoli 25/07/2024 - 11:26 Atualizado em 25/07/2024 - 11:43

A engenheira sanitarista e ex-prefeita de São José, Adeliana Dal Pont teve sua candidatura homologada pelo PL, durante evento no Golden Hotel, em São José, na noite desta quarta-feira (24). Adeliana subiu ao palco acompanhada pelo governador Jorginho Mello e recebeu apoio de apoiadores e dos pré-candidatos a vereador, que também tiveram seus nomes homologados para a disputa deste ano. Além do governador Jorginho Mello, o evento reuniu lideranças do PL, como a deputada federal Daniela Reinehr, o vice-presidente do PL estadual, Bruno Mello, secretários de estado, a vereadora de Florianópolis Maryanne Mattos, vereadores de São José e lideranças dos partidos aliados PP, Avante, PRD e PRTB. Outros nomes do partido, que não puderam estar presentes, enviaram vídeos de apoio à candidatura. O governador Jorginho Mello ressaltou que sempre soube o que estava fazendo ao convidar Adeliana para se filiar ao PL. "Adeliana é uma mulher extraordinária, uma grande gestora que conhece São José como ninguém, uma engenheira que vai fazer as obras que estão faltando em São José. Adeliana é a candidata do governador Jorgjnho Mello e a candidata de Jair Bolsonaro", destacou o governador. 

Adeliana reconheceu que a eleição será difícil mas que "isso não importa".
“Teremos um caminho difícil, mas nada disso importa se for para trabalhar pela nossa cidade. São José merece respeito, da criança ao idoso. Podem contar comigo para trabalhar diariamente, desde o primeiro dia, e não apenas no ano de eleição. Vamos colocar São José de volta ao patamar que merece e de onde nunca deveria ter saído”, finalizou. 

 

Por Maga Stopassoli 24/07/2024 - 16:01 Atualizado em 24/07/2024 - 16:01

Na noite desta terça-feira (23), Orvino de Ávila, prefeito de São José em seu primeiro mandato, teve sua candidatura à reeleição homologada pelo PSD, num evento que contou com nomes experientes da política catarinense. Estiveram presentes o ex-governador Jorge Bornhausen, Eron Giordani, presidente estadual do partido, João Rodrigues, prefeito de Chapecó, entre outros. Além da motivação principal do encontro dos peessedistas, o evento promoveu um inusitado (des)encontro entre os ex-amigos Gean Loureiro e Topázio Neto. Na foto que ilustra este texto, a semiótica não deixa dúvidas: eles estão em lados opostos, ainda que no mesmo palco.

Há quatro anos, mais ou menos nessa época, seria quase impossível imaginar a cena que se viu ontem, no megaevento do PSD em São José. À época, Gean foi reeleito prefeito de Florianópolis tendo Topázio como seu vice. Gean renunciou em 2022 para concorrer ao cargo de governador de Santa Catarina, mas não se elegeu. Quando voltou à cena política - e depois de tentar uma reaproximação com Topázio, sem sucesso - Gean riscou o chão e, num vídeo, disse que "havia errado na escolha", dando a entender que se referia à escolha de Topázio, lá em 2020. Atualmente, Gean está no União, partido que integra o leque de apoios de Orvino, do PSD, mesmo partido de Toázio. Quiseram as circunstâncias (e a política) que justo numa campanha eles se vissem novamente juntos, por uma causa em comum, ainda que distantes de alguma forma. 

 

Gean e Topázio, no mesmo palco, unidos por seus partidos e separados pela vida. 

Por Maga Stopassoli 24/07/2024 - 15:13 Atualizado em 24/07/2024 - 15:14

A deputada federal Júlia Zanatta e o pré-candidato a prefeito de Criciúma, Ricardo Guidi, foram ao aeroporto Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna, para recepcionar o ex-presidente Jair Bolsonaro que está a caminho do Rio Grande do Sul. O ex-presidente cumprirá agenda com pré-candidatos do estado vizinho e irá percorrer o restante do trajeto, de carro. A chegada está prevista para as 16h.


 

Por Maga Stopassoli 22/07/2024 - 21:03 Atualizado em 22/07/2024 - 21:04

O presidente estadual do Republicanos de Santa Catarina, deputado federal Jorge Goetten, se manifestou no início da noite desta segunda-feira (22), num vídeo endereçado aos filiados e pré-candidatos a vereadores de Criciúma. No material, Goetten diz  "quero reforçar o compromisso da executiva estadual de que não vai faltar estrutura para nós fazermos uma grande campanha e o Republicanos sair forte das urnas". A fala do parlamentar ocorre menos de uma semana após o partido oficializar apoio à pré-candidatura a prefeito de Ricardo Guidi (PL). 
Assista ao vídeo aqui:

https://www.youtube.com/shorts/te2aPp1O_Iw

Por Maga Stopassoli 22/07/2024 - 20:39 Atualizado em 22/07/2024 - 20:39

A reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta integra uma seleta lista de nomes de relevância nacional ligados à educação nomeados para compor o Conselho Consultivo para o Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares). Os 14 membros titulares do Conselho foram listados pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União.

O grupo ao qual Luciane passe a integrar é responsável por uma série de apontamentos, análises e discussões acerca do Ensino Superior no Brasil. Junto dela, estarão representantes do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outros órgãos e associações ligadas ao setor.

Para a reitora, representar o CNE no CC-Pares será mais uma grande missão à qual se dedicará com afinco. “Estou mergulhada nos assuntos que dizem respeito à educação no Brasil e sinto que posso contribuir com olhares e experiências conquistadas ao longo de todos esses anos de trabalho. Tenho convicção de que, ao passo que me dedicarei para contribuir com as discussões, terei também grandes oportunidades de aprender muito neste novo cenário”, salienta.

A partir da retomada do CC-Pares, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres) pretende discutir a criação do novo marco da educação superior até o fim do ano. De forma geral, a finalidade do colegiado é assessorar a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) na formulação das políticas públicas para essa etapa de ensino, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE). O normativo foi publicado na última sexta-feira, 7 de junho, em edição extra do Diário Oficial da União na Portaria Nº 529. De acordo com a portaria, caberá ao conselho apresentar recomendações para o aprimoramento dos instrumentos de avaliação de instituições e cursos de educação superior, assim como para as ações de concepção e atualização dos referenciais de qualidade e das diretrizes curriculares dos cursos superiores de graduação e tecnológicos. O conselho será presidido pela secretária da Seres, Marta Abramo e se reunirá, em caráter ordinário, a cada trimestre e, em caráter extraordinário, por convocação da presidente.

Por Maga Stopassoli 22/07/2024 - 17:17 Atualizado em 22/07/2024 - 17:22

Beto Martins (PL), secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, vai assumir uma vaga no Senado no lugar da senadora Ivete da Silveira (MDB). A senadora emitiu uma nota informando a sua decisão na tarde desta segunda-feira (22).

Leia a seguir:

Comunico que, utilizando prerrogativa regimental do Senado Federal, estou me licenciando  das atividades desta casa por um período que vai do próximo dia 2 de agosto até o dia 30 de novembro. Assume, nessa interinidade, o suplente Beto Martins, que compõe comigo a chapa vitoriosa nas eleições de 2019 para ocupar posição na bancada de Santa Catarina no Senado. 
 

O compromisso de ceder o espaço político aos suplentes foi firmado quando o então titular, Jorginho Mello, assumiu o governo do estado, ha dois anos. Decidi pelo afastamento neste momento com o objetivo de colaborar os integrantes do meu partido, o MDB, e seus aliados, nas disputas das eleições municipais em Santa Catarina. 
 

Conheço bem e confio bastante na capacidade de Beto Martins, que já foi prefeito de Imbituba e hoje empresta seu talento ao governo do estado, ocupando a estratégica Secretaria de Portos e Aeroportos. Desejo a ele todo o sucesso.
 

Por Maga Stopassoli 21/07/2024 - 12:43 Atualizado em 21/07/2024 - 12:44

O pré-candidato a prefeito de Criciúma pelo PSD, Vagner Espíndola, reuniu cerca de 200 mulheres, na tarde deste sábado (20), no bairro São Luiz. O evento, organizado pela esposa, Gisele Apolinário Bolan, contou com a participação da primeira-dama do município, Adriana Salvaro, além de pré-candidatas ao legislativo criciumense. O vereador Salésio Lima, presidente do PSD de Criciúma, também esteve presente. Em sua fala, Vagner fez referência à sua mãe na formação de seus valores e mencionou a esposa. “Minha mãe é uma mulher extraordinária, que me deu muitos exemplos e apresentou a mim e aos meus irmãos, três princípios básicos de vida: fé em Deus, educação e muito trabalho. A minha esposa, Gisele, tem sido o meu porto seguro e me acompanhado diariamente nessa jornada”, disse. O pré-candidato também evidenciou a importância da participação feminina no processo político e do engajamento de todas para que Criciúma siga em um projeto de evolução e desenvolvimento constante. “Eu carrego, com muito orgulho, o sobrenome de uma mulher incrível, a minha mãe, porque sei de todo o esforço que precisou existir para chegarmos até aqui”, completou. Gisele encerrou o encontro evidenciando a força das mulheres e do engajamento de todas no projeto. “Estamos fazendo um trabalho com todas as mulheres, ressaltando a participação da mulher na política que tem dado muitos resultados. Minha gratidão a todos que estão juntas nesta pré-campanha”, finalizou.

Por Maga Stopassoli 21/07/2024 - 12:19 Atualizado em 21/07/2024 - 12:40

O primeiro encontro dos Republicanos criciumenses com o pré-candidato Ricardo Guidi (PL), ocorreu na manhã deste sábado (20), no escritório do peelista, no centro da cidade. O primeiro a falar foi o presidente da sigla e pré-candidato a vereador Jefferson Monteiro. Ele disse que “desde que houveram os primeiros encontros, fizemos tudo com diálogo. Não fizemos nada na clandestinidade. Não foi uma decisão isolada. O respeito que o presidente (estadual) Jorge Goetten teve com o Republicanos de Criciúma, foi determinante". Depois dele, outras lideranças presentes também se manifestaram, como a pré-candidata a vereadora, Andrea Zomer, Acélio Casagrande e Ricardo Guidi. 

Ao final do encontro, Jefferson retomou a palavra e disse: “O Republicanos não é terra arrasada. Nós somos papa-votos”. Ele foi procurado pelo blog para saber se a declaração tinha relação com o que disse o prefeito Clésio Salvaro, sobre Acélio Casagrande, em abril deste ano, após a sua saída do PSDB, mas ele não respondeu até o momento. Á época, Clésio disse que Acélio era “um verdadeiro papa-hóstia”.

 

"Nós somos papa-votos", diz Jefferson Monteiro, presidente do Republicanos, em Criciúma. 

 

Por Maga Stopassoli 20/07/2024 - 12:22 Atualizado em 20/07/2024 - 12:25

O presidente municipal do Republicanos, acompanhado de pré-candidatos a vereadores e outras lideranças do partido, estiveram no escritório de Ricardo Guidi (PL) na manhã deste sábado (20).


Este é o primeiro encontro oficial entre os dois partidos após o anúncio que o Republicanos iria apoiar o PL na eleição municipal de Criciúma.


O presidente municipal da sigla, o advogado Jefferson Monteiro, destacou o que: "O Ricardo tem uma história de trabalho por Criciúma e é merecedor do momento que está vivendo".


O pré-candidato Ricardo Guidi (PL) agradeceu o apoio e disse que: "muito mais do que siglas estamos unindo sonhos".

Mais detalhes e bastidores da reunião você confere no Programa Adelor Lessa desta segunda-feira (22).

 

 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito